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De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, referente à organização curricular, assinale a alternativa INCORRETA.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
De acordo com o Currículo de referência de Mato Grosso do Sul: educação infantil e ensino fundamental,

I. a avaliação no ensino fundamental requer o diagnóstico individual das crianças e dos adolescentes para que o professor organize o trabalho pedagógico de modo a ampliar os conhecimentos de todos os sujeitos.

II. a avaliação no ensino fundamentalimplica essencialmente a realização de testes, provas, atribuição de notas ou conceitos.

III. na avaliação no Ensino Fundamental, o docente deve utilizar instrumentos avaliativos que o favoreçam na coleta do maior número de informações que traduzam os conhecimentos apreendidos, não apreendidos e os ainda não adquiridos.

IV. a avaliação no ensino fundamental exige do docente reconhecer variáveis que interferem no processo avaliativo; e conhecer os processos de aprendizagem nas crianças e nos adolescentes. Além disso, ter clareza na relação direta entre objetos de conhecimentos, habilidades, metodologias e instrumentos avaliativos

Um dos critérios de mediação, em consonância com as ações apoiadas nas competências socioemocionais, que pode ser transposto para a sala de aula, é o de intencionalidade e reciprocidade, ou seja, o educador deve

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
Os gregos deram o nome de Filosofia a uma forma nova e inusitada de pensar. Essa palavra, atribuída a ___________, é composta de filo (vinda de philía, amizade) e sofia (sophía, sabedoria), philosophía: amizade pela sabedoria, amor ao saber. Afirmam os historiadores da filosofia que esta possui data e local de nascimento: nasceu entre o final do século VII a.C. e o início do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor – particularmente as que formavam a Jônia –, e o primeiro filósofo, ___________, era natural de Mileto. Além da data e do local, a filosofia também possui, ao nascer, um conteúdo preciso: é uma ___________, isto é, uma explicação racional sobre a origem e a ordem do mundo.

Termos ou categorias são, pois, os gêneros das palavras tomadas quando ainda não combinadas com outras e que são a condição de tudo quanto dizemos ou pensamos, levando Aristóteles a dizer na Metafísica que “o ser se diz de muitas maneiras”. Sobre as categorias aristotélicas, considere os exemplos listados a seguir e assinale a alternativa correta.
1. Homem.
2. Dois metros de comprimento.
3. Branco.
4. O dobro, a metade.
5. Em casa.
6. Ontem.
7. Sentado.
8. Está armado, ou seja, tem armas.
9. Corta.
10. Está cortado.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
A relação entre linguagem e realidade constituiu o elemento essencial da questão dos universais, vivamente debatida no século XII por suas implicações linguísticas, gnosiológicas e teológicas. As soluções oferecidas a tal problema a partir da especulação medieval eram as seguintes:

I. o realismo extremo, segundo o qual o universal seria puro nome que designa uma multiplicidade de indivíduos.
II. o nominalismo, que afirma que os universais existem em si, como Ideias platônicas, ou seja, ante rem, antes das coisas.
III. o conceitualismo, que afirma que os universais não existem na natureza e sim em nossa mente (post rem) como conceitos.
IV. o realismo moderado, segundo o qual os universais subsistem (ante rem) como Ideias-arquétipos na mente de Deus; in re como formas das coisas (no modo de Aristóteles); e post rem, na mente do homem, como conceitos.

Considere o seguinte silogismo.
Nenhum astro é perecível.
Todas as estrelas são astros.
Nenhuma estrela é perecível.

Assinale a alternativa que descreve corretamente os modos das proposições.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a primeira regra do método cartesiano.

A respeito do pensamento de Spinoza, assinale a alternativa INCORRETA.

Falácias são argumentos não válidos. Sabendo disso, identifique o tipo de falácia do argumento apresentado a seguir.
Conceder a todos os homens uma liberdade ilimitada de expressão deverá ser sempre, no conjunto, vantajoso para o Estado, pois é altamente conveniente aos interesses da comunidade que cada indivíduo goze da liberdade perfeitamente ilimitada de expressar os seus sentimentos.

Sobre as competências e habilidades requeridas para o professor de filosofia no Novo Ensino Médio, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Capacidade de desenvolver uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política.
II. Capacidade para análise, interpretação e comentário de textos teóricos, segundo os mais rigorosos procedimentos de técnica hermenêutica.
III. Capacidade de relacionar o exercício da crítica filosófica à promoção integral da cidadania e ao respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos.

O texto a seguir refere-se às questões de 1 a 11.


A MODA DA HONESTIDADE E MORALIDADE
Isnar Amaral

                  Cria-se tanta moda neste planeta, umas até bastante estranhas, mas acabam caindo no gosto das pessoas. Ora, segundo definição em estatística, moda é o valor, conjunto de dados ou comportamentos que ocorrem com maior frequência, o que é comum para a maioria.
                  Então, com base neste conceito, ocorre-me uma inspiração que poderia mudar as atitudes deste país a partir das crianças. Sim, a partir delas já, pois a grande maioria já escolhe as marcas e os modelos do que quer usar ou ganhar, influenciada pela ação profissional dos marqueteiros. As mais diversas mídias criam e mudam conceitos a partir da insistência de divulgação, sendo, ao mesmo tempo, uma ferramenta e uma arma. Em dado período, a música sertaneja era coisa de “grosso”, porém bastou acrescentar a palavra “universitário” para cair no gosto da grande maioria, criando, assim, uma moda.
                  Por que não criar a moda do honestamente correto, do moralmente correto, do humanamente correto e do saudável? Com certeza, o surgimento de um movimento neste sentido seria de eficácia extraordinária, pois a moda é uma onda que se alastra com velocidade extrema. Se esta iniciativa fosse implantada por meio da educação escolar, talvez provocasse algum efeito daqui a dezenas de anos. Se fosse lançada como moda, no mesmo ano a grande maioria das pessoas entraria em ressonância. Seria a arrancada para a criação de uma sociedade mais correta e justa, pelo simples fato de que todos querem andar na moda.
                  Os grandes criadores de moda e de comportamentos têm este poder, basta querer e colocar em prática. A questão toda é se isto interessa a alguém e de que modo pode gerar lucros. A “nova moda” agregaria um aliado na nossa atividade profissional – que é criar ambientes propícios para a saúde física, mental e financeira às pessoas e empresas.                                                                                                         A nossa atuação tem como mote eliminar nocividades dos ambientes residenciais visando à manutenção da saúde dos ocupantes e realinhar a energia dos ambientes empresariais em prol do pleno desenvolvimento do negócio, sempre considerando a honestidade, a moralidade e o ambientalmente correto. Pessoas saudáveis e empresas de sucesso são os nossos objetivos, a partir dos seus ambientes.
                  Pode ser um devaneio, mas como tudo o que se cria parte de um sonho, uma ideia ou pensamento, não seria esta a forma mais imediata para mudar o ambiente de um país de espertos em causa própria? [...]


Adaptado de:                                                                                                                                                                            https://www.portaldenoticias.com.br/noticia/4761/opiniao-a-moda-da-honestidade-e-moralidade.html. Acesso em: 24 fev. 2022

O texto pertence ao gênero textual “artigo de opinião”. Assinale a alternativa que apresenta um aspecto que NÃO caracteriza esse gênero.

O texto a seguir refere-se às questões de 18 a 20.

                      COORDENADAS
                                               Paula Pimenta

Naquela noite você me disse do anacronismo
[que também sentia,
Do conformismo que eu não queria,
Do seu ceticismo e da melancolia,
De todos os “ismos” de que tinha mania.
Só esqueceu de me avisar o que eu podia.
O que eu não devia.
E aonde ia...

Fonte: PIMENTA, Paula. Confissão. Belo Horizonte: Editora Canônica, 2001.

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa INCORRETA.

Em um século de grande e exuberante produção literária, Sócrates é uma estranha exceção: não escreveu. E a ausência de obras ou de escritos o transforma em um enigma e em um problema que vem desafiando a história da filosofia, pois, afinal, quem foi e o que pensou o “pai da filosofia”? O “problema Sócrates” não reside apenas nas diferentes imagens do filósofo que foram construídas ao longo dos séculos. Reside também no fato de não sabermos, afinal, o que ele pensou exatamente. Sobre ele, tudo quanto sabemos vem de Aristófanes, Xenofonte, Platão, Aristóteles e dos chamados “socráticos menores”. Nesse sentido, analisando as várias imagens de Sócrates produzidas pelos testemunhos gregos, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Viu em Sócrates o filósofo fundador da filosofia especulativa. Como adversário dos sofistas e dos “socráticos menores”, constrói a imagem de um Sócrates inimigo dos sofistas e incompatível com as ideias dos “socráticos menores”.
( ) Das suas obras, na que se refere mais diretamente a Sócrates, o filósofo é apresentado e ridicularizado como sofista. Embora não possamos tomar esse autor como testemunha fidedigna da filosofia socrática, ele revela algo precioso: como os atenienses viam Sócrates e como, rindo da comédia, deixavam escapar a irritação que lhes causava.
( ) Deste autor, fica a imagem do Sócrates criador da ciência, capítulo decisivo da história da verdade. Para ele, Sócrates é o criador do método de investigação científica, isto é, dos procedimentos teóricos para chegar à definição universal e necessária de uma coisa.
( ) Das obras sobre Sócrates, a mais importante foi escrita, segundo o autor, para provar que Sócrates foi um cidadão altamente patriota, piedoso, justo, que fazia sacrifícios aos deuses e era leal aos amigos. A honradez de Sócrates é o que interessa a este autor, para combater os que condenaram injustamente o filósofo.

1. Aristófanes.
2. Xenofonte.
3. Platão.
4. Aristóteles.

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