Considere o sentido da palavra destacada no excerto: “Vou tentar mais na beira!”. Qual das seguintes alternativas poderia substituí-la sem prejuízo de sentido?
Considere o sentido da palavra destacada no excerto: “Se a tendência atual de emissão de gases de efeito estufa não for bastante atenuada, até o final do século os oceanos deverão estar mais quentes e barulhentos.”. Qual das seguintes alternativas apresenta um termo antônimo ao destacado?
Em relação à estrutura e aos sentidos do texto de apoio, assinale a alternativa correta.
A partir dos trechos adaptados do texto, assinale a alternativa que apresenta apenas usos corretos da vírgula.
Dada uma função do tipo f(x) = ax + b, com a e b números reais, se f(3) = 7 e f(-1) = -1, qual é o valor de f(9) ?
Considere a proposição “Se toco flauta, então toco trombone” e assinale a alternativa que apresenta uma proposição logicamente equivalente a ela.
O conjunto solução da inequação (
Em determinada apresentação, quatro instrumentistas ficaram lado a lado, em fila. Seus instrumentos eram: viola, violino, contrabaixo e violoncelo. Sabe-se que a viola ficou entre o violino e o violoncelo, e que o violino ficou entre o violoncelo e o contrabaixo. Logo, é correto afirmar que
Dentre os madrigalistas tardios, destacam-se, primeiramente, Orlando di Lasso, Philippe de Monte e Giaches de Wert e, em seguida, Luca Marenzio, Carlo Gesualdo e Claudio Monteverdi, sendo que este último representa a transição entre Renascimento e Barroco, propondo a distinção entre o que chamou de prima prattica e seconda prattica.
Assinale a alternativa INCORRETA para o significado de seconda prattica, na concepção de Claudio Monteverdi.
Quanto ao andamento, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. É o índice do grau de velocidade ou lentidão que se imprime à execução de um trecho de música.
II. É indicado por instruções escritas conhecidas como marcações de andamento, como Adágio, Andante, Allegro ou por batidas de metrônomo, as quais fornecem uma indicação mais exata do andamento.
III. A palavra tempo, que designa em italiano o andamento, também é usada com outras palavras para indicar marcações mais precisas, como tempo primo, tempo giusto, tempo di minueto.
IV. Outros fatores, além de indicações de andamento, podem influir sobre a velocidade em que uma peça deve ser executada. Na música antiga, a fórmula de compasso era significativa e também a escolha dos valores das notas foi determinante.
V. O tempo giusto era um conceito relacionado ao tactus do Renascimento e por vezes medido em termos da batida cardíaca, do passo que se andava ou do ritmo da respiração.
Em relação à enarmonia, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Enarmonia de notas é a relação que existe entre notas do mesmo som e de nomes diferentes.
II. Cada nota tem sempre 02 enarmônicos, com exceção do sol #, que só tem um.
III. Para fazer a enarmonia de escalas, há situações em que é necessário utilizar tonalidades de 8 a 12 bemóis ou sustenidos.
IV. Para obter a escala enarmônica de determinada escala, é necessário que a soma dos respectivos acidentes seja igual a 12.
V. A escala de Dó maior pode ter por enarmônica a escala de SI # maior ou a escala de Re bb maior.
A técnica de regência se inicia com a postura do maestro, em pé diante da banda. Assinale a alternativa que apresenta características ideais da postura básica do maestro.
Em relação ao processo de comunicação e funções da linguagem, assinale a alternativa correta em relação ao texto analisado.