Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 45 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Os fluidos não-newtonianos possuem destaque em diversas aplicações para a indústria do petróleo, como, por exemplo, no uso de fluidos de perfuração e de completação.



Analise o gráfico que apresenta o comportamento da tensão cisalhante em função da taxa de deformação, e assinale a opção que representa sua definição de fluido não-newtoniano.

Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida.

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil.

PORQUE

Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A Educação a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que a comunicação e a construção do conhecimento entre os usuários envolvidos possam acontecer em locais e tempos distintos. São necessárias tecnologias cada vez mais sofisticadas para essa modalidade de ensino não presencial, com vistas à crescente necessidade de uma pedagogia que se desenvolva por meio de novas relações de ensino-aprendizagem.

O Censo da Educação Superior de 2009, realizado pelo MEC/INEP, aponta para o aumento expressivo do número de matrículas nessa modalidade. Entre 2004 e 2009, a participação da EaD na Educação Superior passou de 1,4% para 14,1%, totalizando 838 mil matrículas, das quais 50% em cursos de licenciatura. Levantamentos apontam ainda que 37% dos estudantes de EaD estão na pós-graduação e que 42% estão fora do seu estado de origem.

Considerando as informações acima, enumere três vantagens de um curso a distância, justificando brevemente cada uma delas.

Ao se elaborar um texto ou trabalho bibliográfico, principalmente de cunho cientifico, é recomendado fazer uso de material de apoio como livros, artigos científicos, revistas, entre outros. Mas um cuidado especial deve ser tomado com relação ao que será utilizado e como citálo. Para isso, conta-se com a orientação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que normatiza essas questões com suas regulamentações. Uma delas é a NBR 6023, que define referência como

“conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”.

Considerando a normatização das referências, com base na ABNT, avalie as afirmações que se seguem.

I. Na referência, somente o título da publicação e a editora devem ser destacados.

II. No caso específico de obras consultadas online, não é necessário referenciá-las no texto.

III. As referências são alinhadas à margem esquerda do texto, de forma a se identificar cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.

IV. Quando as referências aparecem em notas de rodapé, devem ser alinhadas a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.

É correto apenas o que se afirma em

O processo de decomposição anaeróbia gera, entre outros, o gás metano, um hidrocarboneto leve que pode ser aproveitado economicamente, fornecendo calor para a geração de energia elétrica por uma turbina, por exemplo. Esse calor é concebido pela reação de combustão do metano, cuja relação entre o oxigênio consumido durante o processo e o aproveitamento energético, dado pela variação da entalpia da reação, para uma molécula do metano, é apresentado no gráfico abaixo.



Considerando apenas o metano e o oxigênio como reagentes no processo químico, os valores da variação da entalpia apresentados no gráfico e os processos físicos na conversão de energia pela turbina, é correto afirmar que

Na produção de produtos usando espumas flexíveis de Poliuretanos (PU), o fabricante, para determinar a garantia do produto, efetua os testes de durabilidade para avaliação dos materiais após longo tempo de uso. Eles incluem: escoamento (creep), taxa de compressão e tração, fadiga dinâmica (NBR 9176, ISO 2439, ASTM D 3574).
Disponível em: .

A justificativa para o teste de escoamento (creep) é a de que

A Análise SWOT (Strengths-forças, Weaknesses-fraquezas, Opportunities-oportunidades, Threats-ameaças) é uma ferramenta de análise gerencial frequentemente utilizada na Gestão Ambiental, tanto da esfera pública como da privada, dada sua natureza estratégica. Alguns campos dessas análises podem ser observados na tabela abaixo.



As forças analisam os diferenciais da empresa e as fraquezas, os pontos falhos, ambos relacionados aos fatores internos da empresa. As oportunidades são os aspectos externos sob os quais a empresa não tem controle, mas a favorecem; as ameaças são fatores externos que ameaçam seu posicionamento e estratégia.

Assinale a opção que corresponde ao objetivo principal da Análise SWOT.

Segundo Schianetz (1999, p. 160), existem três processos de remediação quando classificados de acordo com o local onde serão realizadas as ações corretivas no meio, sendo os processos in-site (sem remoção de material), os processos off-site (tratamento fora do local), e os processos on-site (tratamento no local).
SCHIANETZ, B. Passivos ambientais: levantamento histórico avaliação da periculosidade ações de recuperação. Curitiba: SENAI, 1999. P. 205.

Considerando os processos de remediação, avalie as afirmações que se seguem.

I. In-site é um processo de baixo custo, porém o êxito da recuperação não pode ser constatado com confiabilidade. Técnicas classificadas nesse processo são biorremediação e fitorremediação.

II. Off-site é um processo em que o meio impactado pode ser reutilizado imediatamente, porém pode ocorrer a transferência do passivo, caso não ocorra a descontaminação. Uma das técnicas classificadas nesse processo é a aspiração do ar do solo contaminado.

III. On-site é um processo em que o êxito da recuperação é de fácil repetibilidade, porem as técnicas geralmente são mais caras que os processos in-site e de riscos ao meio ambiente e ao homem. Uma das técnicas que classificadas nesse processo é a destruição térmica.

IV. Em áreas de contaminação inorgânica do solo quando utilizada técnicas de remediação com lavagem do solo, o local de processo é on-site ou off-site, porém, nas áreas de contaminação orgânica do solo quando utilizadas técnicas de remediação com lavagem do solo, o processo é in-site.

É correto apenas o que se afirma em:

O termo desinfecção se refere a todo processo de destruição não seletiva de microrganismos causadores de doenças. Atualmente, grande importância tem sido destinada a essa etapa, já que a mesma interfere diretamente na incidência de doenças veiculadas hidricamente, tanto em corpos superficiais como em subterrâneos. Um especialista é chamado para dimensionar a etapa de desinfecção em uma ETE, tendo como objetivo em um primeiro momento, selecionar o método de desinfecção que mais se aplicaria a tal situação. Foram pré-selecionadas três alternativas: cloração com cloro gasoso (Cl2); radiação ultravioleta (UV) e ozonização.

A partir das informações do texto, avalie as afirmações que se seguem.

I. A cloração com cloro gasoso (Cl2) apresenta como vantagens o fato de ser um processo estabelecido; a flexibilidade no processo de dosagem; a elevada eficiência contra um grande número de patógenos; custo-benefício melhor do que a ozonização e a radiação ultravioleta e demanda constante ao longo da operação da ETE. Tem como desvantagens não ser aplicável no controle de odores e possuir como risco a geração de compostos organoclorados.

II. O ozônio possui como vantagens a elevada eficiência de desinfecção em um grande espectro de patógenos; apresenta tempo de contato menor do que o cloro; além de elevar o oxigênio dissolvido do efluente. Tem com desvantagens a necessidade de automação; elevados custos de manutenção e operação e possui a obrigatoriedade de geração no local de uso.

III. A radiação UV apresenta como vantagens os baixos custos de instalação e manutenção; baixo nível de automação necessário e a elevada eficiência de desinfecção em um grande espectro de patógenos. Tem como desvantagens a queda de eficiência na presença de sólidos suspensos e aplicabilidade a sistemas de pequeno porte.

É correto apenas o que se afirma em

Considere uma situação na qual a estratégia de completação de um poço está sendo projetada para a produção de um reservatório de petróleo. Contudo, essa formação produtora é do tipo arenito inconsolidado (pouco competent(E) com a real possibilidade de produzir areia (finos da formação) juntamente com o petróleo.

Nesse cenário, analise as seguintes asserções.

A opção de descer à frente da região de interesse um revestimento do tipo liner ranhurado (estreitas ranhuras ou fendas feitas ao longo de sua extensão), associada à dispensa da realização da cimentação no anular do poço, é uma alternativa para a completação.

PORQUE

O cenário proposto necessita de uma estratégia que possa combinar não só o reforço das paredes do poço pela presença do revestimento metálico, mas também atuar como uma barreira aos finos da formação, sem contudo restringir o fluxo do petróleo.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.
LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).

O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura

Em reportagem, Owen Jones, autor do livro Chavs: a difamação da classe trabalhadora, publicado no Reino Unido, comenta as recentes manifestações de rua em Londres e em outras principais cidades inglesas.

Jones prefere chamar atenção para as camadas sociais mais desfavorecidas do país, que desde o início dos distúrbios, ficaram conhecidas no mundo todo pelo apelido chavs, usado pelos britânicos para escarnecer dos hábitos de consumo da classe trabalhadora. Jones denuncia um sistemático abandono governamental dessa parcela da população: “Os políticos insistem em culpar os indivíduos pela desigualdade”, diz. (...) “você não vai ver alguém assumir ser um chav, pois se trata de um insulto criado como forma de generalizar o comportamento das classes mais baixas. Meu medo não é o preconceito e, sim, a cortina de fumaça que ele oferece. Os distúrbios estão servindo como o argumento ideal para que se faça valer a ideologia de que os problemas sociais são resultados de defeitos individuais, não de falhas maiores. Trata-se de uma filosofia que tomou conta da sociedade britânica com a chegada de Margaret Thatcher ao poder, em 1979, e que basicamente funciona assim: você é culpado pela falta de oportunidades. (...) Os políticos insistem em culpar os indivíduos pela desigualdade”.
Suplemento Prosa & Verso, O Globo, Rio de Janeiro, 20 ago. 2011, p. 6 (adaptado).

Considerando as ideias do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Chavs é um apelido que exalta hábitos de consumo de parcela da população britânica.

II. Os distúrbios ocorridos na Inglaterra serviram para atribuir deslizes de comportamento individual como causas de problemas sociais.

III. Indivíduos da classe trabalhadora britânica são responsabilizados pela falta de oportunidades decorrente da ausência de políticas públicas.

IV. As manifestações de rua na Inglaterra reivindicavam formas de inclusão nos padrões de consumo vigente.

É correto apenas o que se afirma em

A Síntese de Indicadores Sociais (SIS 2010) utiliza-se da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para apresentar sucinta análise das condições de vida no Brasil. Quanto ao analfabetismo, a SIS 2010 mostra que os maiores índices se concentram na população idosa, em camadas de menores rendimentos e predominantemente na região Nordeste, conforme dados do texto a seguir.

A taxa de analfabetismo referente a pessoas de 15 anos ou mais de idade baixou de 13,3% em 1999 para 9,7% em 2009. Em números absolutos, o contingente era de 14,1 milhões de pessoas analfabetas. Dessas, 42,6% tinham mais de 60 anos, 52,2% residiam no Nordeste e 16,4% viviam com ½ salário-mínimo de renda familiar per capita. Os maiores decréscimos no analfabetismo por grupos etários entre 1999 a 2009 ocorreram na faixa dos 15 a 24 anos. Nesse grupo, as mulheres eram mais alfabetizadas, mas a população masculina apresentou queda um pouco mais acentuada dos índices de analfabetismo, que passou de 13,5% para 6,3%, contra 6,9% para 3,0% para as mulheres.
SIS 2010: Mulheres mais escolarizadas são mães mais tarde e têm menos filhos. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).



Com base nos dados apresentados, redija um texto dissertativo acerca da importância de políticas e programas educacionais para a erradicação do analfabetismo e para a empregabilidade, considerando as disparidades sociais e as dificuldades de obtenção de emprego provocadas pelo analfabetismo. Em seu texto, apresente uma proposta para a superação do analfabetismo e para o aumento da empregabilidade.

A gestão ambiental apresenta-se como importante ferramenta para alcançar a sustentabilidade dentro das indústrias, permitindo o controle dos impactos ambientais que suas atividades, produtos e serviços podem causar. Uma das normas que regulamentam a Gestão Ambiental é a ISO 14001/2004, que se baseia na metodologia PDCA (tabela abaixo):



Considerando a ISO 14001/2004, assinale a opção que ordena adequadamente as 5 etapas do Sistema de Gestão Ambiental:

I. Implementação e Operação
II. Política Ambiental
III. Análise pela Administração
IV. Planejamento
V. Verificação

O técnico de inserção automática de componentes de uma empresa eletroeletrônica, ao reprogramar uma das máquinas, verificou a necessidade de usar operadores lógicos e relacionais, conforme mostrado na tabela abaixo.



Na linguagem C, qual ideia de verdadeiro ou falso atende às expressões que usam operadores relacionais ou lógicos como base de conceito para orientar o técnico na reprogramação da máquina?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282