O processo de transformar os desejos, interesses e necessidades do cliente em especificações técnicas dos
produtos e serviços chama-se QFD – Quality Function Deployment.
O pioneiro da aplicação da estatística ao controle da qualidade foi Walter A. Shewhart, dos Laboratórios Bell,
que em 1924 preparou o primeiro rascunho do viria a ser conhecido como carta de controle.
Para assegurar que não ocorram incoerências ou omissões graves nos processos organizacionais, as informações ou os serviços que constituem as entradas e saídas desses processos devem ser rigorosamente
revisados. Essa prática é parte do gerenciamento da qualidade nos serviços públicos.
As expressões “sapientíssimo”, “libérrimo”, “paupérrimo” e “boníssimo” correspondem ao superlativo absoluto
sintético dos adjetivos “sábio”, “livre”, “palpável” e “bom”, respectivamente.
Sobre a duração dos contratos, observadas as diretrizes, o artigo n. 106 da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, prevê que a administração poderá celebrar contratos com prazo de até 5 (cinco) anos, nas hipóteses de serviços e fornecimentos contínuos.