Apesar de não recente, a adoção de ações
afirmativas tem se intensificado no Brasil nos
últimos anos. Tais ações não devem se confundir
com políticas públicas de uma forma geral, já que
elas a (ações afirmativas), embora muitas vezes se
constituam de um conjunto de políticas públicas,
têm objetivos muito mais específicos e o caráter de
afirmação de grupos que passaram por
discriminação e/ou enfrentaram barreiras históricas
no processo de inclusão social. Nesse sentido,
podemos afirmar que são exemplos de políticas de
ações afirmativas:
I. A expansão das Universidades públicas e
gratuitas;
II. O sistema de cotas para estudantes indígenas e
afrodescendentes nas Universidades;
III. A concessão de bolsas de estudos em
universidades privadas através do Programa
Universidade para Todos (PROUNI)
Portanto, está correto o que se afirma em:
Dentre os chamados autores clássicos da
Sociologia, Karl Marx é o único que não se
preocupou com questões relacionadas à
consolidação da Sociologia como ciência
autônoma. Suas preocupações iam muito além
disso e visavam a uma mudança profunda na
realidade. Todavia, e em função dessa orientação
para a mudança, Marx estabeleceu uma maneira de
analisar a sociedade que influenciou boa parte da
produção sociológica desde então. Sobre a maneira
como Marx analisa a sociedade é correto afirmar
que:
I. O estudo da sociedade deve ter como
pressuposto que a realidade material é a base
das relações sociais;
II. O modo de produção capitalista determina a
cooperação e a solidariedade entre os
trabalhadores, ainda que de modo alienado;
III. O capitalismo é um estágio necessário e
transitório rumo a outro modo de produção, o
socialismo.
IV. O trabalho é o primeiro fato histórico e a base
para entender como se formam as relações
sociais de produção.
O instituto IBOPE realizou um levantamento no
ano de 2006 para avaliar o grau de tolerância para
com a corrupção entre um grupo de eleitores
selecionado. Do estudo foi possível extrair as
seguintes teses:
I. A maioria dos eleitores brasileiros já
transgrediu
II. alguma lei ou descumpriu alguma regra
contratual, para obter benefícios materiais, de
forma consciente e intencional.
II. A maioria dos eleitores brasileiros tolera
algum tipo de corrupção por parte de seus
representantes ou governantes eleitos.
III. Assim como é atribuído às classes políticas
brasileiras, há no eleitorado uma gradação tanto
na prática antiética no dia-a-dia quanto na
tolerância à corrupção política e essas duas
variáveis estão correlacionadas fortemente, ou
seja, quanto mais ético no dia-a-dia, menos
tolerante com a corrupção tende a ser o eleitor.
A partir da análise das teses é correto afirmar que a
melhor síntese seria:
No caso do uso dos pronomes possessivos, marque a alternativa que apresenta a interpretação adequada da charge.
Sobre as regras de constituição do memorando (Manual da Presidência, 2002), pode-se afirmar.
De acordo com Libâneo (2013), no que concerne à Didática no processo educacional, marque a alternativa incorreta:
O LibreOffice é um pacote gratuito de aplicações para escritório, que suporta a criação e a edição de textos formatados, planilhas eletrônicas, desenhos vetoriais, gráficos e apresentações multimídia. Considere as alternativas a seguir e marque a opção correta.
Analise as afirmativas a seguir e selecione a alternativa verdadeira.
Considerando a relação entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal para a compreensão da charge, não é adequado afirmar que:
Assinale a alternativa em que as regras de concordância foram obedecidas.
Em conformidade com o artigo 16 da Lei n.º
9394/1996, compõem o sistema federal de ensino:
I. Universidades federais;
II. Instituições de educação superior criadas e
mantidas pela iniciativa privada;
III. Instituições de educação superior mantidas
pelo Poder Público municipal;
IV. Institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia;
V. Escolas de ensino fundamental e médio
vinculadas às universidades (colégios de
aplicação);
VI. Instituições de educação especial mantidas
pela União;
VII. Escolas estaduais de ensino médio;
VIII. As instituições de ensino fundamental e médio
criadas e mantidas pela iniciativa privada.
Marque a alternativa que contempla todas as
instituições do sistema federal de ensino
anteriormente mencionadas, e não relacione
instituição dos sistemas de ensino estadual ou
municipal.
Todas as informações acadêmicas e administrativas que trafegam nas redes de computadores das instituições de ensino devem ser protegidas de ataques, invasões ou alterações não autorizadas ou não autenticadas. As sentenças a seguir definem ações relacionadas à proteção e segurança das informações, que todos os usuários corporativos devem realizar com regularidade, exceto.
“Não só os intelectuais transformaram política em
racionalidade, mas a proclamação das virtudes da
racionalidade constituiu uma expressão de seu
otimismo e serviu para alimentar o otimismo de
todos. Seu credo era: à medida que avançamos na
direção de uma compreensão mais verdadeira da
realidade, avançamos consequentemente na direção
de uma melhor governança da sociedade real e,
assim, da realização mais plena do potencial
humano. Como modo de construção do saber, a
ciência não se limitou a construir-se sobre essa
premissa; ela se propôs como método mais seguro
de realizar a busca racional.” (WALLERSTEIN, I.
“Ciência Social e Sociedade contemporânea. As
garantias evanescentes de racionalidade” In: O Fim
do Mundo como o concebemos. Ciência Social
para o século XXI. Rio de Janeiro: Revan, 2002)
Na passagem acima, o sociólogo contemporâneo
Immanuel Wallerstein faz referências ao otimismo
que o fortalecimento da ciências, de um modo
geral, bem como o surgimento das Ciências
Sociais, de modo mais específico, propiciaram no
contexto da consolidação da sociedade capitalista.
Nesse sentido, qual, ou quais, das correntes
sociológicas que surgiram entre os séculos XIX e
XX seria, ou seriam exemplos desse otimismo?
Os discursos ou as teorias científicas são
desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e
de experimentos no intuito de compreender ou
resolver um problema anteriormente apresentado.
As Ciências Sociais, por exemplo, possuem, entre
suas diferentes missões, o objetivo de investigar os
problemas sociais que vivenciamos durante o nosso
cotidiano. Tais ciências procuram fazê-lo de modo
sistematizado, diferentemente do Senso Comum,
embora o antropólogo estadunidense Clifford
Geertz apontá-lo também como um conhecimento
importante, justamente porque é comum à
sociedade como um todo. Diante das suas
diferenças, ou mesmo aproximações, aponte a
alternativa correta sobre o conhecimento científico
e o senso comum.