O sociólogo Imannuel Wallerstein argumenta que
“o discurso do liberal tende assim a ser temeroso da
maioria, temeroso dos sujos, dos ignorantes, das
massas. Não há dúvidas, o discurso do liberal tece
sempre imensos louvores ao potencial de
integração dos excluídos, mas é sempre de uma
integração controlada que está falando, de uma
integração nos valores e estruturas dos já incluídos.
Contra a maioria, o liberal está sempre defendendo
a minoria. Mas não é o grupo minoritário que ele
defende, é sim a minoria simbólica, o indivíduo
racional heroico contra a multidão – isto é, ele
mesmo.” (WALLERSTEIN, I. “Ciência Social e
Sociedade contemporânea. As garantias
evanescentes de racionalidade” In: O Fim do
Mundo como o concebemos. Ciência Social para o
século XXI. Rio de Janeiro: Revan, 2002)
Já o cientista político italiano Norberto Bobbio diz
que os “ideais liberais e o método democrático
vieram, gradualmente, se combinando num modo
tal que, se é verdade que os direitos de liberdade
foram desde o início a condição necessária para a
direta aplicação das regras do jogo democrático, é
igualmente verdadeiro que, em seguida, o
desenvolvimento da democracia se tornou o
principal instrumento para a defesa dos direitos a
liberdade.” (BOBBIO, N. “Liberalismo e
Democracia”. São Paulo: Brasiliense, 1994)
Apesar das diferentes visões sobre o Liberalismo e
a Democracia apresentadas acima, analise as
seguintes afirmações:
I. Os ideais liberais e democráticos, a despeito de
suas origens, influenciam o ordenamento
político das sociedades ocidentais;
II. Liberalismo e Democracia, doutrinas políticas
que surgiram em momentos diferentes da
História, são bases para o que se chama de
Pensamento Liberal Democrático;
III. Liberalismo é uma doutrina política
incongruente com o ideal igualitário, que
caracteriza a tradição democrática.
Nesse sentido, é correto que se afirma em:
“É a diversidade que deve ser salva. É necessário,
pois, encorajar as potencialidades secretas,
despertar todas as vocações para a vida em comum
que a história tem de reserva; é necessário também
estar pronto para encarar, sem surpresa, sem
repugnância e sem revolta, o que estas novas
formas sociais de expressão poderão oferecer de
desusado. A tolerância não é uma posição
contemplativa dispensando indulgências ao que foi
e ao que é. É uma atitude dinâmica, que consiste
em prever, em compreender e em promover o que
se quer ser.” (LÉVI-STRAUSS, C. “Raça e
História”. In: Antropologia Estrutural Dois. Rio de
Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993)
Lévi-Strauss escreveu “Raça e História”, a pedido
da UNESCO no contexto pós-Segunda Guerra
Mundial, defendendo a diversidade cultural como
um grande patrimônio e para pôr fim à ideia de
superioridade por parte de alguns povos. Nesse
sentido, o estudo das culturas e povos diferentes
que a antropologia fez ao longo de sua história é de
fundamental importância. E o entendimento desses
povos e/ou culturas diferentes só é possível graças
ao desenvolvimento de um método muito típico da
antropologia. Este método é o:
Analise as afirmações a respetio do movimento
sindical brasileiro:
I. Na era Vargas o Ministério do Trabalho
procura expandir as conquistas do operariado
para além dos limites do Estado burguês.
II. Na década de 1990, o sindicalismo refluiu para
uma ação localizada, fragmentada por setor
econômico e por empresa.
III. O chamado sindicalismo propositivo promove
nos anos 2000, uma transição de uma postura
combativa e conflitiva, para uma postura mais
adepta à negociação com empresários e
governo.
Assinale a alternativa que representa o julgamento
correto das assertivas:
Analise as afirmações sobre as relações raciais no
Brasil.
I. A sociedade é tão injusta, desigual e
competitiva que se produz o preconceito como
uma técnica política de poder. No limite, o
preconceito racial é uma técnica da
dominação.
II. A racialização do mundo está em curso. Numa
reflexão sobre a questão racial no Brasil somos
obrigados a reconhecer que, simultaneamente,
está havendo algo de diferentes gradações em
muitas partes do mundo e que esses surtos de
diferentes manifestações de racismo e
intolerância estão imbricados com a dinâmica
da sociedade.
III. Na verdade, o movimento negro hoje está
bastante diversificado e podemos dizer que está
orientado para diferentes situações: alguns são
politizados, outros são quilombistas no sentido
de regressar às origens e tradições africanas;
outros, mais liberais, se movimentam no
sentido de conseguir maior mobilidade na
sociedade aproveitando as brechas que esta
abre para uma integração mais plena.
Assinale a alternativa que representa o autor das
frases.