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De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a atuação do psicólogo no que diz respeito à realização de estudos, pesquisas e atividades direcionadas à produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias deve contemplar os itens que seguem, EXCETO:

Diante da emergência de novas demandas psicológicas, a terapia em grupo apresenta-se como uma estratégia que atinge maior número de sujeitos, consistindo em um importante campo de atuação do psicólogo educacional.
Bieling, McCabe e Antony (2008, apud ANDRETTA; OLIVEIRA, 2011) propõem uma lista dos principais fatores psicoterapêuticos de grupo no modelo da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Analise, entre os itens abaixo, quais contemplam estes fatores e assinale a alternativa correta:

I – Inclusão e Otimismo
II – Coesão grupal e Aprendizado grupal
III – Processamento emocional no contexto grupal
IV – Remoção do foco em si mesmo
V – Modificação de padrões desajustados de relacionamento

ANDRETTA, I.; OLIVEIRA, M.S. Manual Prático e Terapia Cognitivo-Comportamental. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

Sobre a finalidade, objetivo e desafio dos Institutos Federais é correto afirmar, EXCETO:

Torna-se evidente, quando as políticas públicas se voltam para universalização e a escola básica deixa de ser elitizada, que somente o acesso não é suficiente para que o sujeito aprenda ler e escrever. As práticas pedagógicas permanecem reproduzindo modelos culturais divergentes do grupo ao qual pertencem os alunos, contribuindo para o fracasso escolar, a evasão, e o analfabetismo funcional. Deste fato decorrem as seguintes situações:

I – Diminuição do contingente da EJA em virtude das políticas de acesso e permanência dos jovens na educação.

II - Aumento do contingente de jovens na EJA cujos motivos de abandono do espaço escolar no seu tempo correlato decorrem, dentre outros fatores, das reiteradas repetências, indicadoras do próprio “fracasso”, ou pelas exigências de compor renda familiar, insuficiente para a sobrevivência, face ao desemprego crescente, à informalidade e a degradação das relações de trabalho, ao decréscimo do número de postos.

III - Desafio para os educadores no tocante ao aspecto metodológico obrigando os mesmos a refletirem sobre o sentido das juventudes, bem como dos direitos da mesma.

De acordo com Ocampo (2003) o psicodiagnóstico é uma técnica com papéis bem definidos. Com relação a esta técnica, leia as afirmativas abaixo e marque a OPÇÃO CORRETA:

No processo psicodiagnóstico muitos são os testes psicológicos que o profissional da área tem como recurso, precisando avaliar a situação para concluir que instrumentos usar. Com relação ao teste das relações objetais, marque a opção INCORRETA:

Sobre os principais aspectos que caracterizam as dificuldades de aprendizagem e as necessidades educacionais específicas em geral, marque “V” para as assertivas verdadeiras e “F” para as falsas:

( ) Devem-se estabelecer categorias explícitas entre os alunos de acordo com suas condições pessoais, realçando as condições que afetam seu desenvolvimento pessoal e justificam a provisão de ações específicas.

( ) As necessidades educacionais específicas revelam sempre um elevado grau de transitoriedade, exigindo, em quaisquer casos, apoios especiais durante um período limitado.

( ) A identificação das necessidades educativas específicas dos alunos converte-se na determinação das ações apropriadas e dos recursos materiais e pessoais que se deve providenciar.

( ) O que deve nortear o trabalho do profissional não é o aprofundamento no déficit, mas o foco nas possibilidades e potencialidades.

A sequência correta é:

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