Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 43 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q208309

Os testes psicólogicos são utilizados como uma técnica que auxilia na prática profissional.
Com relação a estes instrumentos assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. Marque abaixo a alternativa correta:

( ) O teste TAT é indicado para a avaliação da personalidade e para a identificação de conflitos e mecanismos de defesa.

( ) O HTP é uma técnica gráfica com o objetivo de avaliação da personalidade.

( ) O inventário de depressão de Beck ( BDI), realiza a triagem de sintomas depressivos e avalia o potencial intelectual.

( ) O teste de complemento de desenhos pode ser aplicado a qualquer pessoa, independente da idade, sexo ou escolaridade, apenas sendo necessário familiaridade com lápis e papel.

A sequencia correta é:

Carregando...
Q208311

Em uma instituição de ensino técnico, grande parte do público está no período da adolescência. Com relação à avaliação diagnóstica do adolescente, MARQUE A OPÇÃO INCORRETA:

Carregando...
Q208316

Com relação aos transtornos mentais causados pelo uso de substâncias psicoativas, temos aqueles causados pelo uso contínuo e excessivo do álcool. Considerando estes transtornos, correlacione numerando as características de acordo com os transtornos apresentados:



A sequência correta é:

Carregando...
Q208323

A ausência de motivação em uma classe pode desencadear um aumento de tensão emocional, problemas disciplinares, aborrecimento, fadiga e prejudicar ou até mesmo impossibilitar a aprendizagem. Sobre a motivação e sua importância no meio educacional, é correto afirmar:

Carregando...
Q208328

Ao se identificar um estudante com Dificuldades de Aprendizagem, emerge a necessidade de uma intervenção psicopedagógica que atenue os efeitos desta dificuldade no processo de ensino-aprendizagem e promova melhores condições para o desenvolvimento do estudante. A intervenção deve se ocupar dos processos de ensino-aprendizagem nos quais se apresentam as Dificuldades de Aprendizagem. A avaliação psicopedagógica deve considerar os elementos diretamente e indiretamente envolvidos no processo, como os que se seguem, EXCETO:

Carregando...
Q208304

Nos termos da Lei nº 11.892/08, são objetivos dos Institutos Federais, EXCETO:

Carregando...
Q208291

A Educação é um processo de mediação de saberes e sentires produzidos em espaços tempos históricos específicos, os quais são sedimentados, transmitidos, interpretados, resignificados e criados. A educação não é apenas transmissora, mas mediadora de uma aprendizagem que acontece em todos espaços físicos e sociais. Neste sentido, sobre a diversidade cultural presente na sociedade e o processo de educação é CORRETO afirmar que:

Carregando...
Q208289

Para Claudio Salm (1980) o sistema educacional retêm um maior número de pessoas por um maior número de anos, mas esvazia o conteúdo e o sentido do trabalho para maioria. Sobre a desvinculação entre educação e trabalho teorizada por Salm, é correto afirmar, exceto:

Carregando...
Q208296

Considerando as modalidades de ensino – Concomitante, Integrada e Subsequente, temos a seguinte correlação:

I – Modalidade Integrada é oferecida de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matricula única para cada aluno.

II – Modalidade Concomitante é oferecida a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio, o que pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso.

III – Modalidade Subsequente é oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino médio.

Carregando...
Q130924

Considere:



I. A investidura em cargo público ocorrerá com a nomeação.



II. A exoneração de cargo em comissão e a dispensa de função de confiança dar-se-á, dentre outras hipóteses, quando não satisfeitas as condições do estágio probatório.



III. Os servidores ocupantes de cargo de natureza especial terão substitutos indicados no regimento interno ou, no caso de omissão, previamente designados pelo dirigente máximo do órgão ou entidade.



IV. O servidor ocupante de cargo em comissão poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.



V. A reversão é a reinvestidura do servidor estável no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão judicial, sem ressarcimento de vantagens.



Estão corretas APENAS as afirmativas

Carregando...
Q208203

Texto II

Rompendo o mito da ciência

O artigo de opinião é um texto de cunho argumentativo, em que o locutor/enunciador defende uma ideia por meio de diferentes recursos argumentativos.

Assinale a afirmativa que se contrapõe ao texto II.

Carregando...
Q208208

O texto a seguir é a simulação do corpo de um memorando:



Na mensagem acima, os itens destacados, que indicam infração à norma culta são:

Carregando...
Q208308

Quanto aos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, previstos na Constituição Federal, é correto afirmar que:

Carregando...
Q208310

Com relação às técnicas psicoterápicas e suas indicações, leia as afirmativas abaixo e marque a OPÇÃO CORRETA:

I - Na psicoterapia de apoio, tratando-se de paciente em crise, tomam-se medidas imediatas de modificação do ambiente, removendo fatores estressantes.

II – Na técnica da psicoterapia em grupo, o psicólogo procura auxiliar os indivíduos a compreender suas interações no grupo e a mudar padrões de relações interpessoais desadaptadas.

III - A psicoterapia breve dinâmica tem como uma de suas características delimitação do foco, em concordância com o paciente e no qual centraliza a psicoterapia.

Carregando...
Q208315

A escolha profissional é um processo importante para o adolescente que está no ensino médio, por isso os alunos demandam pela orientação profissional. Como psicólogo, é importante ter clareza com relação aos critérios para elaboração do diagnóstico que, segundo BOHOSLAVSKY, facilitam a compreensão da identidade vocacional. Abaixo apresenta-se alguns critérios importantes para o diagnostico. Marque a opção INCORRETA:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) E
  • 11) C
  • 12) E
  • 13) A
  • 14) E
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282