Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 38 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q770531

São efeitos de overdose de cocaína:

Carregando...
Q770543

“O psicodrama pode ser definido como a ciência que explora a ‘verdade’ por métodos dramáticos” (MORENO, 2006). Segundo Moreno (2006), são instrumentos que o psicodrama usa, EXCETO:

Carregando...
Q769971

Sobre os aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q769964


Em qual das alternativas está o texto e a função da linguagem predominante nele:

Carregando...
Q770550

São sintomas comuns em crises de pânico:

Carregando...
Q770536

“A Resolução CFP nº 002/2003, no artigo 11, orienta que 'as condições de uso dos instrumentos devem ser consideradas apenas para os contextos e propósitos para os quais os estudos empíricos indicaram resultados favoráveis'. O que esse artigo quer dizer é que a simples aprovação no SATEPSI não significa que o teste possa ser usado em qualquer contexto, ou para qualquer propósito. A recomendação para um uso específico deve ser buscada nos estudos que foram feitos com o instrumento, principalmente nos estudos de validade e nos de precisão e de padronização. Assim, os requisitos básicos para uma determinada utilização são os resultados favoráveis de estudos orientados para os problemas específicos relacionados às exigências de cada área e propósito". (CFP, 2007). No novo formulário de avaliação dos testes psicológicos foram apresentados alguns desses propósitos. Julgue-os abaixo:

I. Classificação diagnóstica;

II. Descrição;

III. Predição;

IV. Planejamento das intervenções;

V. Acompanhamento.

Estão corretos:

Carregando...
Q770548

São centrais a todas as teorias psicodinâmicas e sobreviveram a todos os testes de tempo, EXCETO:

Carregando...
Q770535

O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que se possa alcançar os resultados esperados. Sobre os passos da avaliação psicológica, julgue os itens abaixo:

I. O processo do levantamento dos objetivos da avaliação permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para realização da avaliação psicológica.

II. Para a coleta das informações, é recomenda a escolha de uma das técnicas ou instrumentos entre: entrevista, dinâmica, observação e testes projetivos e/ou psicométricos.

III. Diante da integração das informações o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses.

Estão corretos:

Carregando...
Q770554

Sobre os documentos psicológicos, julgue os itens a seguir:

I – Tem como finalidade apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição.

II – Tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema", visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.

As afirmativas acima são correspondentes aos documentos:

Carregando...
Q770530

“A consciência alterada por drogas não é algo novo. Em quase todas as culturas conhecidas ao longo da história, as pessoas buscaram maneiras de alterar a consciência desperta. O uso de drogas psicoativas – substancias que alteram o humor, a percepção e o funcionamento mental ou o comportamento – é quase universal. Muitas das drogas disponíveis hoje, legal ou ilegalmente, vêm sendo usadas há milhares de anos” (Morris, 2004). Sobre as drogas psicoativas, são consideradas depressivas, estimulantes e alucinógenas, respectivamente:

Carregando...
Q770542

Sobre os tipos de psicoterapia, está INCORRETO afirmar que:

Carregando...
Q770547

Sobre as teorias psicodinâmicas, julgue os itens abaixo:

I- Carl Jung (1875-1961) argumentava que a libido, ou energia psíquica, representava todas as forças vitais e não somente as sexuais.

II- Alfred Adler (1870-1937) sustentou que as pessoas procuram superar sentimentos de inferioridade que podem ou não estar fundamentados na realidade.

III- Karen Horney (1885-2952) considerava muito importante a qualidade da relação entre pais e filhos. Para ela, crianças desenvolverão um sentido seguro de identidade se sentirem-se competentes e valorizadas aos seus olhos e aos olhos da sociedade.

IV- Erik Erikson (1902-1994) via a ansiedade como uma poderosa força motivadora. Para ele, na infância, a ansiedade surgia porque as crianças dependiam dos adultos para sua sobrevivência.

Classifique os itens como verdadeiro (V) ou falso (F):

Carregando...
Q769970

No texto, a autora escreve por diversas vezes empregando o pronome oblíquo enclítico. Apesar de ser a regra geral da norma culta, ela o fez em frases nas quais o adequado à variante padrão seria a próclise, exceto em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) E
  • 8) B
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) C
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282