O TEXTO 2 deve ser considerado prioritariamente
Para promover, junto aos alunos, o reconhecimento da função da literatura entre outras esferas da comunicação humana, o professor deverá
A mesma voz verbal de “cortou-se a sintaxe desse rio” pode ser encontrada em
Do título “Gramáticas: rota alternativa para as aulas de português” e da leitura atenta ao texto, pode-se pressupor do fato de o signo linguístico “gramática” estar flexionado no plural e estar seguido da expressão “rota alternativa” que
Infere-se do excerto “Refletir sobre a linguagem exige apenas um bom professor, quadro-negro e a intuição dos alunos. Essa é uma maneira de ensinar a raciocinar cientificamente com pouquíssimos recursos.” (linhas 11 e 12) que o signo “apenas” possui, no texto, caráter predominantemente
O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra ''Gramática na escolas'', escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas. com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada ''língua natural'', é possível construir ''gramáticas'' e melhorar a educação do País.
Sobre o trecho “que mostram que a reflexão sobre uma língua natural ensina o método científico, auxilia no ensino de ciências e matemática e desenvolve as capacidades de leitura e escrita.” (linhas 8 a 9), um dos assuntos estudados que mais inter-relaciona linguística com conhecimentos matemáticos é
O poema caracteriza-se por um acúmulo de metáforas que se referem ao mesmo objeto. Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição a esse recurso linguístico.
O TEXTO 1 pertence ao gênero crônica literária, cujas características são compatíveis com a seguinte concepção:
Observe o trecho abaixo:
[...]
e muda porque com nenhuma comunica,
porque cortou-se a sintaxe desse rio,
o fio de água por que ele discorria
[...] (linhas 10 a 12)
Pode-se afirmar que as palavras destacadas funcionam, respectivamente, como
O texto tem o objeto precípuo de estimular o professor a entender o seu papel como
No trecho “As aulas de língua portuguesa podem não apenas versar sobre o português e suas variedades, elas podem ser uma oportunidade para se conhecer outras línguas, comparálas.” (linhas 16 a 18), pode-se inferir que as autoras pretenderam validar a lógica da
No trecho, “Contrariamente ao senso comum, que acredita haver uma única língua no Brasil, há muitas línguas no Brasil, somos multilíngues.” (linhas 41 e 42), pode-se depreender fala que faz uma análise
Levando em consideração o texto lido, assinale a característica mais adequada a esse gênero textual.
Chuvadeira Maria, chuvadonha, chuvinhenta, chuvil, pluvimedonha! (linhas 23 e 24)
No segmento acima, as palavras sublinhadas são cognatas, ou seja, originam-se a partir de uma mesma raiz. A palavra que apresenta um processo de formação distinto dos demais é
Assinale a alternativa que não apresenta uma característica do gênero textual presente no texto.