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Questões de concursos

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Q648257

Cada escola convive com problemas diferenciados e o projeto pedagógico deve refletir a realidade de cada uma, bem como a visão de seus principais segmentos. Entretanto, existem componentes que, normalmente, devem constar da elaboração de um projeto. Sobre o tema, leia as afirmativas. I. Discutir e rever os objetivos da avaliação e os procedimentos empregados, considerando que a avaliação deve ser assistemática e gerar as informações necessárias para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. II. Uma das preocupações centrais do projeto pedagógico é a abordagem dos problemas de ensino e aprendizagem. III. Os recursos didáticos podem ser divididos entre aqueles utilizados em sala de aula (quadro de giz, livro didático, materiais impressos etc.) e aqueles essenciais ao funcionamento adequado das instalações pedagógicas como biblioteca, sala de leitura e sala de recursos audiovisuais. IV. O cronograma de atividades sintetiza o projeto pedagógico, devendo, sempre que possível, ser acompanhado de um cronograma dos desembolsos. Está correto apenas o que se afirma em:

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Q648252

Sobre formas de atuação docente a serem desenvolvidas que favoreçam o processo ensino e aprendizagem, pode-se afirmar que o professor:

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Q648245

De acordo com LDBEN, consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:

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Q648310

O Registro realizado pelo professor se configura como: I. instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica do professor dentro da dinâmica da escola. II. documento oficial da escola, que legitima a vida do aluno, assegurando-lhe o direito de ter os registros de sua vida escolar bem como o acesso aos mesmos. III. um documento que deve ser preenchido como exigência burocrática do trabalho do professor. IV. potencialidade da escrita para o processo formativo da docência, proporcionando a análise sistemática, a organização do pensamento, o retomar as vivências. Estão corretos apenas os itens:

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Q648308

Existem categorias que poderão orientar a definição das atividades dos alunos e, portanto, a escolha das estratégias, para o momento de construção do conhecimento, entre elas: I. Significação: visa estabelecer os vínculos, os nexos do conteúdo a ser desenvolvido com os interesses e a prática social do aluno; assim, a proposta efetivada deverá ser significativa e vinculada de forma ativa para o aluno, através das relações existentes entre as necessidades e finalidades que ligam o aluno ao objeto do conhecimento. II. Problematização: na origem da busca de todo conhecimento está colocado um problema, cuja gênese que deve ser recuperada no estudo do conteúdo; o pensamento do aprendiz se identifica melhor com situações onde possa mover-se, identificar-se em diferentes posições, questionar. III. Criticidade: o conhecimento deve estar ligado a uma visão crítica da realidade, buscando suas consequências, superando a simples aparência dos mesmos. IV. Continuidade-ruptura: partir de onde se encontra o aluno (senso comum, visão sincrética ou inicial) para, sob o efeito da análise, pela ruptura, possibilitar a construção de uma nova síntese que represente um conhecimento mais elaborado e qualitativamente superior. Está correto apenas o que se aponta em:

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Q648240

A Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, em seu art. 4°, indica que "É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária". A garantia de prioridade, mencionada no artigo, compreende:

I. primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

II. preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.

III. precedência na destinação dos recursos judiciários e no julgamento dos casos.

IV. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Está correto apenas o que se afirma em:

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Q648238

Texto para responder à questão.

Observe a seguir as modificações feitas no trecho "De tanto ser martelada, em meia década essa mensagem impregnou a sociedade." e assinale a opção em que a oração destacada expressa ide ia de consequência.

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Q648256

Campos e Silva afirmam que a gestão escolar surge como "orientação e liderança competente, exercida a partir de princípios educacionais democráticos e como referencial teórico para a organização e orientação do trabalho em educação". Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a democratização da escola:

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Q648251

A relação professor/aluno em sala de aula é um processo bastante complicado, pois existem, nesse contexto, diversos aspectos a serem analisados, tendo em vista que, para um bom relacionamento entre ambos há necessidade de:

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Q648249

Quanto à organização curricular, o currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, assegurados no artigo 4° da Resolução n° 04, de 13 de julho de 2010, configura-se como:

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Q648307

O trabalho docente, também chamado de atividade pedagógica, tem como um dos objetivos primordiais:

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Q648302

Pode-se afirmar que currículo: I. serve para atender as concepções propostas nesse documento e precisa ser pautado no paradigma dinâmico-dialógico, porque vê o homem como um ser social, criador da realidade. II. é entendido como um espaço, um campo de produção e criação de significados. Nele se produz sentido sobre vários campos e atividades sociais e se trabalha também sobre significados recebidos e materiais culturais existentes. III. tal como cultura é zona de produtividade. Essa produtividade pode ser desvinculada do caráter social dos processos e das práticas de significação cultural e de relações sociais. Está correto o que se afirma apenas em:

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Q648244

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) E
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) E
  • 15) E
  •  
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