Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 31 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

De acordo com LDBEN, consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:

Sobre formas de atuação docente a serem desenvolvidas que favoreçam o processo ensino e aprendizagem, pode-se afirmar que o professor:

Cada escola convive com problemas diferenciados e o projeto pedagógico deve refletir a realidade de cada uma, bem como a visão de seus principais segmentos. Entretanto, existem componentes que, normalmente, devem constar da elaboração de um projeto. Sobre o tema, leia as afirmativas. I. Discutir e rever os objetivos da avaliação e os procedimentos empregados, considerando que a avaliação deve ser assistemática e gerar as informações necessárias para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. II. Uma das preocupações centrais do projeto pedagógico é a abordagem dos problemas de ensino e aprendizagem. III. Os recursos didáticos podem ser divididos entre aqueles utilizados em sala de aula (quadro de giz, livro didático, materiais impressos etc.) e aqueles essenciais ao funcionamento adequado das instalações pedagógicas como biblioteca, sala de leitura e sala de recursos audiovisuais. IV. O cronograma de atividades sintetiza o projeto pedagógico, devendo, sempre que possível, ser acompanhado de um cronograma dos desembolsos. Está correto apenas o que se afirma em:

Contemplar o cuidado na esfera da instituição da Educação Infantil significa: I. compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. II. valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. III. integrar vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. IV. entender que não se pode mimar a criança, haja vista que uma das expectativas da família é a educação integral e disciplinar desenvolvida nas escolas. Está correto apenas o que se aponta em:

Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo:

Sobre espaço físico e recursos materiais, pode-se afirmar que: I. deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem. II. seja versátil e permeável à sua ação, sujeito às modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas. III. deve ser pensado e arranjado de forma que não haja mudanças haja vista a necessidade de a criança sentir-se segura em um lugar em que tudo está no mesmo lugar. IV. os materiais constituem um instrumento importante para o desenvolvimento da tarefa educativa, uma vez que são um meio que auxilia a ação das crianças. V. os brinquedos e demais materiais, para segurança da integridade física da criança, devem estar dispostos de forma inacessível. Está correto apenas o que se afirma em:

Quanto à organização curricular, o currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, assegurados no artigo 4° da Resolução n° 04, de 13 de julho de 2010, configura-se como:

A relação professor/aluno em sala de aula é um processo bastante complicado, pois existem, nesse contexto, diversos aspectos a serem analisados, tendo em vista que, para um bom relacionamento entre ambos há necessidade de:

Campos e Silva afirmam que a gestão escolar surge como "orientação e liderança competente, exercida a partir de princípios educacionais democráticos e como referencial teórico para a organização e orientação do trabalho em educação". Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a democratização da escola:

Segundo Piaget, existem três níveis de conhecimento. Um deles está apontado e caracterizado corretamente em:

Conforme Vygostky: I. a escrita tem início com os gestos, é o signo visual inicial que contém a futura escrita da criança. II. a segunda esfera de atividades que une os gestos e a linguagem escrita é a dos jogos das crianças. III. o brinquedo simbólico das crianças pode ser entendido como um sistema pouco complexo de 'fala' através de gestos que comunicam e indicam os significados dos objetos usados para brincar. IV. a brincadeira de faz-de-conta é considerada como um dos grandes contribuidores para o desenvolvimento da linguagem escrita - que é um sistema de simbolismo da segunda ordem. V. as brincadeiras são consideradas atividades importantes na educação da criança, uma vez que permitem o desenvolvimento afetivo, motor, cognitivo, social e moral. Estão corretos apenas:

Muitas das pautas culturais e saberes socialmente constituídos são aprendidos por meio do contato direto ou indireto com atividades diversas, que ocorrem nas diferentes situações de convívio social! das quais as crianças participam no âmbito familiar e cotidiano.

Outras aprendizagens, no entanto, dependem de situações educativas criadas especialmente para que ocorram. O planejamento dessas situações envolve a seleção de conteúdos específicos a essas aprendizagens. Nessa perspectiva, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil os conteúdos abrangem:

I. procedimentais que se referem ao saber fazer, relaciona-se a um percurso de tomada de decisões.

II. atitudinais tratam dos valores, das normas e das atitudes.

III. conceituais dizem respeito ao conhecimento de conceitos, fatos e princípios, objetivando apenas a construção passiva do conhecimento.

Está correto apenas o que se afirma em:

São reconhecidas como instituições de Educação Infantil do Sistema Municipal de Educação de Rio Branco as escolas que atendem crianças:

Segundo a LDBEN, os Municípios terão a incumbência, dentre outras, de:

O art. 6° da Resolução n° 04, de 13 de julho de 2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica- indica que, na Educação Básica, é necessário considerar as duas dimensões, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana. São essas dimensões:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282