Texto para responder à questão.
Em "Na verdade", eu escrevi ali EM CIMA." A expressão destacada é uma locução:
Texto para responder à questão.
Leia com atenção os trechos a seguir. 1- "PORQUE comecei muito cedo." 2- "Fomos para o colégio, naquele dia, preocupados; e conversávamos sobre o assunto, QUANDO apareceu ele, o mentiroso.". 3- Com os olhos da imaginação, decerto; MAS para ele o avião tinha caído, e tinha incendiado, e tudo o mais. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias indicadas pelos termos destacados.
Texto para responder à questão.
" No colégio onde fiz o segundo grau, havia um rapaz que tinha fama de mentiroso." e "Fama, não; ele era mentiroso." pode-se afirmar que:
Texto para responder à questão.
Do ponto de vista sociocomunicativo, é relevante considerar a relação entre a seleção e posicionamento dos pronomes átonos e suas particularidades de uso. Nessa perspectiva, pode-se afirmar corretamente que há inadequação de colocação pronominal, considerando a exigência do norma-padrão, em:
Texto para responder à questão.
Sobre os elementos "Minha irmã Barbara tinha três anos de idade quando chegou em casa da escola e começou a fazer as malas", leia as afirmativas. 1- O autor deveria ter colocado vírgulas antes e depois de "quando chegou em casa da escola". 2- MINHA é um pronome substantivo possessivo. 3- Há uma impropriedade no uso da sintaxe de regência no segmento CHEGOU EM CASA. Está correto o que se afirma apenas em:
Texto para responder à questão.
No terceiro parágrafo, a expressão "enxergar-se mais nitidamente", no contexto da crônica significa:
Texto para responder à questão.
Em "Mas desejo também que desejes com audácia, que desejes uns sonhos descabidos e que ao sabê-LOS impossíveis não OS leve em grande consideração, mas OS mantenha acesos, livres de frustração" os pronomes em destaque substituem:
Texto para responder à questão.
Em '"NA VERDADE", eu escrevi ali em cima. Verdade é uma palavra muito relativa para um escritor de ficção.'", o sentido da expressão destacada é: I. de fato. II. na realidade. III. provavelmente. IV. com efeito. Estão corretos apenas os itens:
Texto para responder à questão.
O termo destacado em "Com os olhos da imaginação, DECERTO; mas para ele o avião tinha caído", pode ser substituído, sem alteração do sentido, por:
Texto para responder à questão.
O uso do ponto de interrogação em "O que é verdade, o que é imaginação?" serve para:
Um usuário do MS Excel 2010, em português, inseri UI a seguinte fórmula em uma célula de sua planilha:
=MAIOR (C4:07; 3)
Nesse caso, ao executar esse fórmula, dentro do intervalo nela indicado, é apresentado como resultado o(s)/a:
"Para desenvolver, o melhor possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Com essa finalidade, a educação deve levar em consideração todas as potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se" A definição refere-se a um dos quatro pilares da educação denominado Aprender a:
A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, do momento histórico em que se situa. Sobre o tema, leia as afirmativas. I. As relações entre escola e cultura não podem ser concebidas como entre dois pelos independentes, mas sim como universos entrelaçados, como uma teia tecida no cotidiano e com fios e nós profundamente articulados. II. A cultura, como forma de penetração social, é o único elemento que pode ser estudado como variável sem importância, secundária ou dependente em relação ao que faz o mundo se mover, não devendo, portanto, ser vista como algo fundamental, constitutivo, que determina a forma, o caráter e a vida interior do movimento cultural. III. A escola é uma instituição construída historicamente no contexto da modernidade, considerada como mediação privilegiada para desenvolver uma função social fundamental: transmitir cultura, oferecer às novas gerações o que de mais significativo culturalmente produziu a humanidade. Está correto apenas o que se afirma em:
As escolas têm percebido a importância das tecnologias para a aprendizagem na atualidade. Pensar no processo de ensino e aprendizagem em pleno século XXI sem o uso constante dos diversos instrumentos tecnológicos é deixar de acompanhar a evolução que está na essência da humanidade. Nesse cenário, pode-se afirmar que: I. A disseminação e uso de tecnologias digitais, marcadamente dos computadores e da internet, favoreceu o desenvolvimento de uma cultura de uso das mídias e, por conseguinte, de uma configuração social pautada num modelo digital de pensar, criar, produzir, comunicar, aprender - viver. II. Cabe à escola procurar meios de promover a integração tecnológica, oferecendo meios para a produção de um conhecimento a nível contemporâneo. III. Se a educação, antes do surgimento tecnológico, visava à agregação de valores aos conhecimentos produzidos e divulgados em sala de aula, com as tecnologias ela perdeu esse caráter agregador e diminuiu o interesse pelos valores e pela ética. Está correto apenas o que se afirma em: