Tem-se como carga horária mínima anual para os ensinos fundamental e médio, de acordo com a Lei n° 9.394/1996:
O art. 8° da Lei n° 13.005/2014 afirma que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei. Os entes federados estabelecerão nos respectivos planos de educação estratégias que: I. assegurem a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as econômicas e financeiras. II. considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural. III. garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades. IV. promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais. Está correto apenas o que se afirma em:
Texto para responder à questão.
A oração "mas ela nem sequer olhava pra trás.", em relação as frases que a antecedem, funciona como:
Texto para responder à questão.
Observe a passagem: "'Vou passar o fim de semana com o Yannick na praça seca".' A figura de sintaxe presente no trecho acima é:
Texto para responder à questão.
A palavra destacada em "Mas desejo TAMBÉM que desejes com audácia," é acentuada porque é:
Texto para responder à questão.
Em: "Fama, não; ele era mentiroso" a informação contida no predicado resulta da união obrigatória do núcleo verbal destacado com uma propriedade qualquer expressa no termo adjacente. Nesta perspectiva, este verbo é chamado:
Texto para responder à questão.
Sobre os elementos destacados do segmento "No colégio onde fiz o segundo grau, havia um rapaz que tinha fama de mentiroso.", leia as alternativas. I. Na primeira oração, há uma inadequação quanto à concordância. II. O verbo HAVER é impessoal e deve manter-se no singular, mesmo se a frase a que pertence for passada para o plural. III. QUE é uma conjunção integrante. Está correto apenas o que se afirma em:
Texto para responder à questão.
Sobre o mundo interno e o mundo externo, conforme a declaração do narrador, leia as afirmativas. I. O mundo externo se caracteriza pela experiência solitária da reflexão e da recordação. II. O mundo interno se caracteriza no movimento de interação com os outros, na vida em relação com os amigos e com o mundo. III. Na juventude, vive-se o mundo externo, enquanto na velhice vive-se o mundo interno. Está correto apenas o que se afirma em:
Texto para responder à questão.
A partir da narrativa de um episódio pessoal, o autor elabora reflexões que vão além desse contexto, generalizando-o. Essa generalização pode ser observada no seguinte trecho:
Por conta de vários ataques sofridos em sua máquina, um usuário obteve um software de proteção contra vírus de computador. Um software utilizado para esse fim é o:
Vygotsky foi um dos primeiros autores a diferenciar o processo de aprendizagem da criança e a formalização escolar. Para este autor, a aprendizagem começa no ingresso à escola. Nessa afirmação, fica claro que, para este teórico, o processo de formalização do conhecimento proposto pela escola:
A formação de educadores e professores assenta nos seguintes princípios: 1- formação que, em referência à realidade social, estimule uma atitude simultaneamente crítica e atuante. 2- formação que favoreça e estimule a inovação e a investigação, nomeadamente em relação com a atividade educativa. 3- formação participada que conduza a prática reflexiva e continuada de informação e aprendizagem acadêmicas. 4- aquisição de competências relativas à especialização exigida pela diferenciação e permanência do sistema educativo. Está correto apenas o que se indica em:
Texto para responder à questão.
O texto em análise evidencia um narrador:
Texto para responder à questão.
Ao utilizar formas típicas da linguagem oral e coloquial, o autor produz um texto com tom predominantemente: