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A nítida ampliação das referências à educação especial na perspectiva inclusiva nos textos de políticas públicas desse gênero, remetem a um olhar para possível compreensão da implementação e do impacto no âmbito escolar. Assim, um documento essencial influência à formulação das políticas públicas de educação inclusiva, a Declaração de Salamanca, quando se refere aos princípios, políticas e práticas na área das necessidades educacionais especiais, demanda que os Estados assegurem que a educação de pessoas com deficiências seja parte integrante do sistema educacional. Além disso congrega todos os governos e demanda que eles: 1- estabeleçam mecanismos participatórios e centralizados para planejamento, revisão e avaliação de provisão educacional para crianças e adultos com necessidades educacionais especiais. 2- atribuam a mais alta prioridade política e financeira ao aprimoramento de seus sistemas educacionais no sentido de se tornarem aptos a incluírem todas as crianças, independentemente de suas diferenças ou dificuldades individuais. 3- desenvolvam projetos de demonstração e encorajem intercâmbios em países que possuam experiências de escolarização inclusiva. 4- garantam que, no contexto de uma mudança sistêmica, programas de treinamento de professores, tanto em serviço como durante a formação, incluam a provisão de educação especial dentro das escolas inclusivas. Estão corretos apenas os itens:

Tem-se como carga horária mínima anual para os ensinos fundamental e médio, de acordo com a Lei n° 9.394/1996:

O art. 8° da Lei n° 13.005/2014 afirma que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei. Os entes federados estabelecerão nos respectivos planos de educação estratégias que: I. assegurem a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as econômicas e financeiras. II. considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural. III. garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades. IV. promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais. Está correto apenas o que se afirma em:

Existem diferentes metodologias de divisão regional do território brasileiro, sendo que a elaborada pelo IBGE é a mais utilizada. Contudo, outras formas de divisão possuem utilizações importantes, como é o caso da divisão denominada Geoeconômica. Tal! divisão, elaborada por Pedro Pinchas Geiger já na segunda metade do século XX, dividiu o Brasil em 3 complexos regionais. Sobre essa regionalização, assinale a alternativa correta.

Santuário ecológico da humanidade, foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO. No período da chuva, de novembro a março, os rios enchem e alagam parte da região. Com o fim da chuva, a água vai escorrendo lentamente pela drenagem dos rios e lençol freático. Uma parte do complexo, no entanto, já foi alterada pela ação antrópica, com lavouras e criação extensiva de gado em pastos plantados, tanto em Mato Grosso como em Mato Grosso do Sul. O Bioma descrito é:

O continente africano pode ser dividido entre África do Norte e África Subsaariana. A África Subsaariana é apresentada, comumente, como a região do planeta com os piores indicadores sociais e econômicos. Todavia, apesar de fortes conflitos, alguns países conseguem um significativo crescimento econômico, relacionado às riquezas naturais. Os dois países da África Subsaariana, considerados os maiores exploradores de petróleo nos últimos anos, são:

Com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (Mercosul), foi assinado em 1991 o Tratado de Assunção. O objetivo principal do referido tratado é a integração dos "Estados-Partes" a partir da livre circulação de bens, serviço e fatores produtivos. Contudo, o processo evolutivo do Mercosul, fez com que o bloco seja, atualmente, formado por duas categorias de países: "Estados-Partes" e "Estados Associados". Assinale a alternativa que indica dois atuais Estados-Partes do Mercosul.

Caso um pesquisador queria fazer um estudo somente sobre a cidade Madrid, a partir do mapa a seguir da península Ibérica, deve-se ter o seguinte prosseguimento na construção do mapa com base na concepção de escala cartográfica:

" A união entre ciência e técnica que, a partir dos anos 70 do século XX, havia transformado o território brasileiro revigora-se com os novos portentosos recursos da informação, a partir do período da globalização e sob a égide do mercado. E o mercado, graças exatamente à ciência, à técnica e à informação, torna-se um mercado global. O território ganha novos conteúdos e impõe novos comportamentos, graças às enormes possibilidades da produção e, sobretudo, da circulação dos insumos, dos produtos, do dinheiro, das ideias e informação, das ordens e dos homens."

(SANTOS, Milton. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2011, pp.52-53 -Adaptado).

Segundo Milton Santos, a irradiação do meio técnico-científico-informacional se instala sobre o território brasileiro em áreas contínuas no que ele define por "Região Concentrada". Nessa regionalização do Brasil, elaborada pelo referido autor, "Região Concentrada" é formada por:

Texto para responder à questão.


Sobre o mundo interno e o mundo externo, conforme a declaração do narrador, leia as afirmativas. I. O mundo externo se caracteriza pela experiência solitária da reflexão e da recordação. II. O mundo interno se caracteriza no movimento de interação com os outros, na vida em relação com os amigos e com o mundo. III. Na juventude, vive-se o mundo externo, enquanto na velhice vive-se o mundo interno. Está correto apenas o que se afirma em:

Texto para responder à questão.


A partir da narrativa de um episódio pessoal, o autor elabora reflexões que vão além desse contexto, generalizando-o. Essa generalização pode ser observada no seguinte trecho:

Vygotsky foi um dos primeiros autores a diferenciar o processo de aprendizagem da criança e a formalização escolar. Para este autor, a aprendizagem começa no ingresso à escola. Nessa afirmação, fica claro que, para este teórico, o processo de formalização do conhecimento proposto pela escola:

A formação de educadores e professores assenta nos seguintes princípios: 1- formação que, em referência à realidade social, estimule uma atitude simultaneamente crítica e atuante. 2- formação que favoreça e estimule a inovação e a investigação, nomeadamente em relação com a atividade educativa. 3- formação participada que conduza a prática reflexiva e continuada de informação e aprendizagem acadêmicas. 4- aquisição de competências relativas à especialização exigida pela diferenciação e permanência do sistema educativo. Está correto apenas o que se indica em:

A distância entre uma cidade localizada na região norte do país e outra localizada no Uruguai é de 4.200 quilômetros. A distância sobre uma representação cartográfica é de 105 mm. Dessa forma, a escala cartográfica da representação é de:

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