Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 23 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

As crianças surdas têm estágios de desenvolvimento semelhantes ás crianças ouvintes. É necessário que o professor conheça profundamente Língua de Sinais para ensinar crianças surdas, sendo preferencialmente um professor surdo, pois Língua de Sinais é sua língua nativa. A maioria das crianças surdas vem de famílias ouvintes, que não dominam Língua de Sinais e, por isso, é muito importante essa educação escolar na primeira língua das crianças surdas. Essa aquisição da linguagem permite o desenvolvimento das funções:

Carregando...

A Lei n° 10.436, que entrou em vigor em 24 de abril de 2002, garante aos surdos o direito de exercer a Língua de Sinais como primeira língua, para que assim interajam socialmente e tenham direito de fato a:

Carregando...

Na Libras, são encontradas aproximadamente 46 configurações de mão, que apresentam diferentes movimentos em diferentes pontos do espaço. Os gestos correspondem às palavras, havendo por vezes dois ou três gestos iguais para palavras diferentes, o que exige complementar a mensagem com o uso simultâneo das expressões não manuais (ENM), que, conforme Ferreira Brito e Langevin situam-se no(a):

Carregando...

Ao entender o currículo como constituidor de identidades sociais e culturais, também entende-se que o currículo é um artefato; portanto, é representação, ou seja, é algo feito, elaborado, produzido por determinadas pessoas, circunstâncias, em tempo e lugar determinados, com objetivos específicos. Falar em currículo surdo na escola de surdo é falar em:

Carregando...

A problemática encontrada na educação de surdos brasileira são as diferentes ideologias escolares: escola especial, escola inclusiva e escola regular. A primeira adota o Português como língua principal, apesar da Língua de Sinais ser utilizada, a falta de conhecimento e limitação por parte do professor torna a escola fraca do ponto de vista Bilíngue. As escolas inclusivas em que o modelo do aluno surdo são professores e intérpretes sem qualificação profissional, fazem do processo educativo algo sem credibilidade. E por último, a escola regular que tem na Língua Portuguesa a única forma de:

Carregando...

A aquisição de Português escrito por surdos vem expor uma situação que requer ações especificas e especializadas. Se por um lado, têm-se os fenômenos ti picos da aquisição de segunda língua, o que desmistifica visões alarmistas, por outro lado, são inegáveis as especificidades da situação de aquisição da (modalidade escrita da) língua oral pelo surdo, o que torna imprescindível o oferecimento de condições adequadas ao seu desenvolvimento:

Carregando...

Pensar a formação de professores implica em reconhecer, que o professor: I. é uma pessoa de um certo tempo e lugar. Datado e situado, fruto de relações vividas, de uma dada ambiência que o expõe ou não a saberes, que podem ou não ser importantes para sua atuação profissional. II. tem sua identidade pessoal e social que precisa ser compreendida e respeitada: com elas é que se estará interagindo em qualquer processo de formação, de base ou continuada, e nos processos de inovação educacional. III. deve ser entendido em sua totalidade, isto é, reconhecer que a competência docente envolve também as condições existenciais, as relações sociais e familiares, as características pessoais, a elaboração da afetividade. IV. o lócus privilegiado para a formação permanente do professor é nas instituições acadêmicas canônicas. Estão corretos apenas os itens:

Carregando...

Os sinais da Libras são compostos pela configuração das mãos e por seu movimento no espaço, além de expressões faciais que podem acompanhar os sinais, que são realizados segundo parâmetros primários e secundários_ A alternativa correta para a definição de Ponto de Articulação é o(a):

Carregando...

Sobre interdisciplinaridade no ensino, pode-se afirmar que:

I. a finalidade da interdisciplinaridade é de ampliar uma ligação entre o momento identificador de cada disciplina de conhecimento e o necessário corte diferenciador.

II. na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes.

III. serve como um principal complemento no conhecimento escolar transmitindo como uma nova dinâmica na metodologia aplicada.

IV. supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.

Estão corretos apenas os itens:

Carregando...

Como o movimento surdo pauta-se em um v1es linguístico, o Relatório sobre a Política Linguistica de Educação Bilíngue - Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa refere-se também a um documento anterior à Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência; a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, construída e publicada em Barcelona, no ano de 1996. A publicação da Declaração pode ser considerada uma possibilidade de abertura para a discussão sobre direitos linguísticos. Nas últimas duas décadas, com o crescimento dos movimentos sociais das comunidades linguísticas, as reivindicações vêm tornando mais claras as responsabilidades das políticas:

Carregando...

Na análise dos parâmetros primários que constituem os sinais, observa-se que a troca de pares mínimos contribui para a mudança de sinais e de significados. Para a autora Ferreira, é imprescindível que, na estrutura e formação dos sinais, seja considerado não apenas os parâmetros primários, mas também, todos os aspectos, secundários e não manuais, que contribuem para a composição dos sinais sob o aspecto da:

Carregando...

A Educação Bilíngue parte do princípio que a Língua de Sinais deve ser ensinada como primeira língua para os surdos, pois é a sua língua natural, e as crianças surdas adquirem sua língua natural através de interações com a comunidade surda, assim como qualquer criança ouvinte adquire sua língua através de suas interações:

Carregando...

Segundo Libâneo, “formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para dirigir competentemente o processo de ensino”. Nessa perspectiva, a formação do professor abrange duas dimensões:

Carregando...

No que se refere ao trabalho do professor, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases para Educação Brasileira 9394/1996, em seu art. 59° transmite que a educação escolar deve ser oferecida na rede regular de ensino para as pessoas que necessitam de Educação Especial, e que os sistemas de ensino assegurarão metodologia adaptada, professores qualificados de forma que todos os alunos especiais integrem a sociedade como qualquer outro indivíduo. Tais determinações se aplicam aos educandos com necessidades especiais, bem como para aqueles que apresentam habilidades superior nas áreas:

Carregando...

Um bom currículo escolar é aquele que se fundamenta em uma concepção de educação que:

I. pressupõe que o aluno seja sujeito de seu processo de aprendizagem.

II. privilegia principalmente o saber que deve ser produzido, deixando em segundo plano o saber que o aluno já possui.

III. as atividades de currículo e ensino não são separadas da totalidade social.

IV. as atividades de currículo e ensino e visam à transformação crítica e criativa do contexto escolar, e mais especificamente de sua forma de se organizar.

Está correto apenas o que se apresenta em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282