Vygotsky, que estudou especificamente os processos de desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiências, percebe uma nova face nos obstáculos interpostos pela deficiência: além das dificuldades decorrentes dela mesma, ele enxerga, nesses obstáculos, também uma fonte de energia, uma mola propulsora para a busca de sua superação, principalmente através das chamadas:
O brincar alegra e motiva as crianças, juntando-as e dando-lhes oportunidade de ficar felizes, trocar experiências, ajudarem-se mutuamente; as que enxergam e as que não enxergam, as que escutam muito bem e aquelas que não escutam, as que correm muito depressa e as que não podem correr. As crianças precisam brincar independentemente de suas condições:
Texto para responder a questão.
Em apenas um dos trechos a seguir a palavra destacada é considerada um coletivo. Assinale-o.
Texto para responder a questão.
Se a oração destacada em: “Não é essencial muita reflexão PARA SE PERCEBER QUE DEZ MINUTOS É TEMPO CURTO DEMAIS...” for desenvolvida, o verbo deverá assumir a forma:
Texto para responder a questão.
O vocábulo “O” tônico fechado de certos substantivos no singular muda para “O” tônico aberto quando a palavra vai para o plural, como em corpo/corpos. Assinale a opção em que esse mesmo fenômeno acontece com o substantivo destacado.
O servidor público que exigir, para si, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, incorrerá na prática do crime de:
Entre os teatros a seguir, assinale a alternativa que indica o nome de um dos principais teatros da cidade de Ji-Paraná.
De acordo com as Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (MEC), "em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, o Atendimento Educacional Especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino". Desse modo, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional, as ações da educação especial possibilitam a ampliação de oportunidades de escolarização, formação para ingresso no mundo do trabalho e efetiva:
Segundo o Manual: "Alimentação saudável e sustentável", produzido pela Universidade de Brasília, as pessoas, diferentemente dos demais seres vivos, ao alimentar-se não buscam apenas suprir as suas necessidades orgânicas de nutrientes. Não se alimentam de nutrientes, mas de alimentos palpáveis, com cheiro, cor, textura e sabor, portanto, a alimentação é uma abordagem importante para promover a saúde, sendo, também uma fonte de prazer e identidade:
De acordo com Vygotsky, a arte de brincar pode ajudar a criança com Necessidades Educacionais Especiais a desenvolver-se, a comunicar-se com os que a cercam e consigo mesma. Educar através do lúdico contribui e influencia na formação da criança e do adolescente com deficiência intelectual, favorecendo um crescimento sadio, pois possibilita o exercício da concentração, da atenção e da produção do conhecimento, promovendo:
Texto para responder a questão.
A palavra a seguir que pode substituir a conjunção destacada em: “LOGO, nesses dez minutos, esse leitor, sem pressa ou correria, teria devorado nada menos que três páginas.”, sem alteração de sentido, é:
Texto para responder a questão.
A oração subordinada destacada em: “QUANDO CHEGAR AOS 30 ANOS, terá lido nada menos que 120 livros...” expressa ideia de:
Texto para responder a questão.
Um dos verbos destacados a seguir apresenta-se no modo imperativo. Aponte-o.
Assinale a alternativa que consiste no ato de Improbidade Administrativa praticado pelo servidor que cause Prejuízo ao Erário.
O estado de Rondônia já possuiu diferente categoria e diferentes nomes. Anterior a denominação de Território Federal de Rondônia, o atual estado de Rondônia era denominado de Território Federal do: