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Para que um plano seja, definitivamente, um verdadeiro instrumento de ação, ao planejar ou orientar um planejamento, é preciso primar pela correspondência desse com a realidade em que será posto em prática. Assim, ao planejar, é essencial contemplar a dimensão da:

Diferente de Piaget, Vygotsky considera que o desenvolvimento cognitivo ocorre através da:

Luckesi (2011, p.73), afirma que "A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais[ .. .]" A corrente de pensamento liberal na educação difunde a ideia de:

"É por ISSO que eu nunca poderia ser poeta."

O uso da forma destacada do demonstrativo, no contexto, se justifica em razão de:

No contexto, o sentido das palavras destacadas em "No meu caso, não, a AUSÊNCIA me deixa SUBMERSA, sem acesso a mim.", fazendo-se as alterações necessárias a seu uso na frase, equivale, correta e respectivamente, ao de:

As seguintes proposições lógicas formam um conjunto de premissas de um argumento:

- Se João não é físico, então Carlos é matemático.

- Se Carlos é matemático, então José não é químico.

- José é químico.

Pode-se afirmar que:

Determine o menor ângulo formado pelos ponteiros, que marcam a hora e os que marcam os minutos, de um relógio analógico quando ele marca exatamente 14h e 30min:

Um usuário do sistema operacional MS Windows 7 digitou a tecla de atalho F3 em uma janela ativa. Isso significa que ele deseja:

Software livre é entendido como qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído de forma gratuita por qualquer usuário. Um exemplo de software livre é o:

Como um planejamento histórico e contextualizado de todas as ações da escola, o PP- Projeto Político-Pedagógico - "envolve etapas que se complementam e que são interligadas, realimentando todo o processo." Essas etapas são, respectivamente:

Tomando como princípio a concepção construtivista de aprendizagem e sua relação com os conteúdos, deve-se planejar intervenções educativas que:

De acordo com Medel (2008, p.82), "Além de definir a escola que se quer, é necessária uma apresentação de ações que possibilitem mudar [ ... ] é necessário construir o plano de ação." O plano de ação:

Observe a reflexão de Paulo Freire (1996, p.30-31): "[ ... ] Porque não discutir as implicações políticas e ideológicas de um tal descaso dos dominantes pelas áreas pobres da cidade? A ética de classe embutida nesse descaso? Porque, dirá um educador reacionariamente pragmático, a escola não tem nada a ver com isso. A escola não é partido." Nesse contexto, para o autor, ensinar exige:

Dentre as etapas para elaborar um plano de formação continuada na escola, o supervisor escolar precisa, em um primeiro momento:

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