Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 48 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A utilização dos instrumentos de avaliação durante as aulas de Educação Física Escolar mesmo para os aspectos mais subjetivos, como, por exemplo: a participação com interesse; a organização para o trabalho cooperativo; o respeito aos materiais e aos colegas; determina que o aluno deva saber logo de início como, quando e de que modo estará sendo avaliado, para que sua participação e entendimento do processo de ensino e aprendizagem sejam ampliados. Dentro deste contexto, percebe-se que o professor de Educação Física durante o processo avaliativo deverá:

A Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. Dentro deste contexto, o professor de Educação Física pode utilizar brincadeiras e jogos, adequados ao desenvolvimento motor das crianças estimulando, assim, suas funções psicomotoras. Dessa forma, estabeleça a correta correspondência entre as funções psicomotoras da coluna I com os conceitos da coluna II:

Coluna I

1) Esquema corporal.
2) Imagem corporal.
3) Coordenação geral.
4) Motricidade fina.
5) Ritmo.

Coluna II

( ) É a ação simultânea de diferentes grupos musculares na execução de movimentos voluntários, amplos e relativamente complexos.
( ) É a ordenação constante e periódica de um ato motor.
( ) É o saber pré-consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes.
( ) É a representação mental inconsciente que se faz do nosso próprio corpo.
( ) É a capacidade de realizar movimentos utilizando pequenos grupos musculares das extremidades.

A sequência correta é:

O desenvolvimento motor ocorre devido ao processo contínuo de alterações no nível de funcionamento do indivíduo, adquirindo, ao longo do tempo, uma maior capacidade de controlar movimentos. O movimento observável pode ser agrupado em três categorias: movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos. Podem ser considerados exemplos de movimentos manipulativos:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282