Em uma aula de Geografia mundial, em especial ao continente asiático, o Professor de Geografia pode apresentar o seguinte recorte aos seus alunos das séries finais do Ensino Fundamental:
Considerando o cenário político e econômico mundial, acerca do Irã é ADEQUADO afirmar que:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “a natureza, as atividades econômicas e os problemas ambientais” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia que lhes permitam ser capazes de:
“Chile arde e ninguém sabe como apagar o fogo. O conflito social já dura duas semanas, impulsionado pelo não cumprimento das expectativas da população e pela desconfiança em relação aos políticos”. (Fonte: El País, 04 nov. 2019)
A esse respeito, pode-se afirmar, EXCETO:
Analise as afirmações abaixo e responda:
Quando pensamos em questão agrária, imediatamente, somos conduzidos ao tema reforma agrária, embora façam parte da mesma problemática, a reforma agrária e a questão agrária são temas distintos.
PORQUE
A reforma agrária é uma política pública resultado das conquistas da população rural que não tem acesso a propriedade da terra, enquanto a questão agrária é uma discussão mais ampla e complexa que se refere a questões econômicas, sociais e políticas. Deste modo, a política de reforma agrária não consiste na
resolução de todos os problemas que envolvem a questão agrária, embora seja uma importe conquista, é apenas o primeiro passo para a resolução de um problema bem mais complexo.
A oração destacada em “A prova foi tão longa que todos saíram exaustos da sala” classifica-se como:
A colocação do pronome oblíquo átono NÃO está de acordo com as regras da norma culta em:
Sobre os fundamentos previstos na Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, é CORRETO o que se afirma em:
Sobre a Lei nº 12.990/2014, que trata sobre a reserva de cotas para negros e pardos nos concursos públicos, assinale resposta INCORRETA:
No ensino de Geografia, ao se trabalhar o tema “patrimônios ambientais do território brasileiro” com os alunos do Ensino Fundamental, espera-se que os mesmos desenvolvam a seguinte habilidade:
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apregoa-se que “o raciocínio geográfico, uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade: a localização e a distribuição dos fatos e fenômenos na superfície terrestre, o ordenamento territorial, as conexões existentes entre componentes físico-naturais e as ações antrópicas”.
Neste sentido, com base em seus conhecimentos sobre princípios do raciocínio geográfico na BNCC, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
A sequência CORRETA é:
Leia o texto abaixo:
Estão CORRETAS apenas:
No ensino de Geografia do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Geografia, aponta o objeto de conhecimento “Corporações e organismos internacionais” a ser trabalhada com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:
A classificação sintática dos termos está INCORRETA na alternativa:
Observe:

O humor da tirinha decorre de um efeito de sentido marcado pela presença de:
É importante que a comunidade escolar possa “articular ações com segmentos da sociedade que possam contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem”. No âmbito da gestão democrática, essa atribuição: