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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), ao tratar da questão da gestão da educação, determina que um dos princípios básicos que devem reger o ensino é a gestão democrática. Posto isso, analise as alternativas abaixo. I- A gestão democrática passa pela construção de mecanismos de participação da comunidade escolar, como: Conselho Escolar, Associação de Pais e Mestres, Grêmio Estudantil, Conselhos de Classes, entre outros. II- A escola, no cumprimento do seu papel e na efetivação da gestão democrática, precisa não só criar espaços de discussões que possibilitem a construção do projeto educativo por todos os segmentos da comunidade escolar, mas também consolidá-los como espaços que favoreçam a participação. III- A democratização da gestão escolar implica a superação dos processos centralizados de decisão. IV- A gestão democrática implica compreender a organização escolar como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente. Assinale a alternativa correta:

De acordo com as Diretrizes Curriculares do Município de Blumenau (2012), “O ato de planejar prevê reflexão, decidindo que tipo de sociedade e de homem se almeja e diante disto proporcionar uma ação educacional que contribua para esta formação”. Posto isto, analise as afirmativas sobre o planejamento: I- A ação de planejar deve estar vinculada ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola e possibilitar a efetivação da intencionalidade, dos desejos e expectativas, através da reflexão coletiva, envolvendo todos os segmentos da comunidade educativa. II- O planejamento deve ser elaborado a partir das reais necessidades, enfrentando os problemas, compreendendo as relações que perpassam em suas diversas dimensões, uma vez que cada instituição escolar tem sua própria história, está inserida em um contexto socioeconômico e cultural que lhe é peculiar. III- O planejamento é de responsabilidade exclusiva do professor, que deve identificar objetivos, metodologia, recursos e estratégias de avaliação. IV- O planejamento como ferramenta envolve um conjunto de ações, análises e interpretação de fatos para a identificação e definição de necessidades. Assinale a alternativa correta:

Analise as alternativas abaixo e assinale a opção correta para o conceito de currículo, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013):

Sobre o ensino de História, analise as afirmativas abaixo e responda ao que se pede: I- A História é uma ciência que estuda as relações humanas no espaço e no tempo. Os fatos, os acontecimentos, as memórias, somente se fundamentam a partir da compreensão de que os seres humanos são os sujeitos desses processos. II- Entender a História como movimento que afeta todas as pessoas e possibilitar que os alunos se percebam afetados por acontecimentos passados e no presente é um dos grandes desafios do ensino de História.

À luz da Lei N. 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, analise os princípios abaixo e marque V, para os devem nortear o ensino ministrado, e F, para os que não devem: ( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. ( ) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. ( ) Respeito à liberdade e apreço à tolerância. ( ) Consideração com a diversidade étnico-racial. ( ) Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Considerando o Anexo III da Lei Complementar N. 662/2007, referente a cargo de Professor, analise os requi-sitos abaixo e identifique o(s) correto(s): I- Para Professor de Educação Especial, a exigência é formação superior completa em pedagogia ou curso normal superior e/ou formação superior completa licenciatura plena e especialização na área de educação especial. II- Para Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, exige-se formação superior completa em pedagogia ou curso normal superior, admitindo-se como habilitação mínima o magistério nor-mal de nível médio. III- A habilitação mínima representada pelo magistério normal de nível médio não é mais admitida para atuação do Professor de Séries Iniciais do Ensino Fundamental. IV- Para Professores de Séries Finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, é exigida a formação superior completa licenciatura plena, com registro no conselho ou órgão fiscalizador do exercício da profissão. Assinale a alternativa correta:

O artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) determina que “a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola” é um dos princípios da educação nacional. Posto isso, analise as afirmativas abaixo e, diante da cada uma, escreva V, para verdadeira, e F, para falsa: ( ) O acesso é a porta inicial para a democratização, mas torna-se necessário, também, garantir que todos os que ingressam na escola tenham condições de nela permanecer, com sucesso. ( ) O desafio atual é garantir o direito à qualidade da/na educação, entendida como qualidade social, sendo que o propósito principal é fornecer mão de obra qualificada para o mercado. ( ) Em decorrência da ampliação das oportunidades educacionais, o analfabetismo no Brasil diminuiu pro-gressivamente. ( ) A ampliação das vagas nas escolas públicas promove o rebaixamento da qualidade do ensino oferecido, o que se reflete no aumento do número de analfabetos funcionais no País. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta os conceitos de Geografia a serem apropriados pelos estudantes nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, segundo as Diretrizes Curriculares Municipal de Blumenau (2012):

De acordo com as Diretrizes Curriculares do Município de Blumenau (2012), os conceitos estruturantes designam o que aprender em Ciências ao longo da Educação Básica, nos projetos das escolas municipais. Posto isso, analise as afirmativas abaixo e, diante da cada uma, escreva V, para verdadeira, e F, para falsa: ( ) Os conceitos estruturantes originam-se num processo de solução de uma tarefa que se coloca para os estudantes, que exigirá processos de pensamento, habilidades e atitudes na produção de conhecimentos. ( ) Ao aprenderem um conceito estruturante os estudantes aprendem, ao mesmo tempo, novas formas de pensar o/no mundo. ( ) A elaboração de um conceito estruturante, pelo estudante, é complexa e exige um processo de construção que vai de conhecimentos mais concretos aos mais abstratos. ( ) É fundamental respeitar a hierarquia na qual conceito vem primeiro ou em que ano deve ser trabalhado, devido à complexidade dos conhecimentos de Ciências. ( ) A seleção dos conteúdos de Ciências necessita priorizar a compreensão em detrimento da memorização sem significados. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Analise as alternativas abaixo e assinale a correta a respeito do que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), sobre as finalidades da educação básica:

Analise as alternativas abaixo e identifique o modo como são entendidos os processos de alfabetização e letramento nas Diretrizes Curriculares do Município de Blumenau (2012): I- Os processos de alfabetização e letramento não devem ser compreendidos de forma dissociada. II- A criança entra no mundo da escrita simultaneamente pelos dois processos: alfabetização e letramento. III- Alfabetização e letramento não são processos independentes, mas interdependentes e indissociáveis. IV- O letramento diz respeito à aquisição do sistema convencional de escrita. V- Dissociar alfabetização e letramento é necessário para garantir que os dois processos aconteçam com sucesso. Assinale a alternativa correta:

Analise as alternativas abaixo e identifique a opção correta sobre o que é determinado pelas Diretrizes Curricu-lares Nacionais (2013), a respeito do que deve ser assegurado às crianças de 6 (seis) anos ao ingressarem no Ensino Fundamental:

Assinale a alternativa que indica uma atribuição comum ao Professor, ao Educador e ao Coordenador Pedagó-gico:

Nas Diretrizes Curriculares do Município de Blumenau (2012), o ensino de Arte proposto está baseado na arte como forma de comunicação e expressão e em três eixos norteadores. Assinale a alternativa que apresenta esses eixos corretamente:

A respeito da concepção de avaliação da aprendizagem presente nas Diretrizes Curriculares Municipais (2012), analise as opções abaixo e identifique a opção correta:

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