Um conceito fundamental do Multiculturalismo refere-se a sua importância enquanto instrumento de luta política. Nesse sentido, está correta a seguinte afirmativa:
De acordo com as alunas, a escola deve contribuir na promoção do seguinte comportamento:
Admita que o número de pessoas com dengue em uma cidade, no mês de janeiro, foi igual a x e, no mês de fevereiro, foi
igual a y
Se y/x=1,02, o aumento percentual do número de pessoas com dengue nesse bimestre, em relação ao mês de janeiro,
corresponde a:
Admita n pedaços de papel contendo, cada um deles, uma sequência das oito letras da palavra TRINDADE, de modo que as
três vogais da palavra sempre apareçam juntas.
Veja os seguintes exemplos:
TRIAENDD DAEITDNR TRAEINDD
Se todas as sequências escritas nos n pedaços de papel são distintas entre si, o maior valor possível de n é igual a:
Compreender o ato de planejar numa perspectiva pedagógica transformadora pressupõe reconhecer os princípios, os
fundamentos que devem orientar esta prática.
A alternativa que apresenta as orientações fundamentais para a prática do planejamento é:
O plano que registra a sistematização da proposta geral de trabalho do professor em determinada disciplina ou área de estudo, em uma dada realidade, e pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que a disciplina é oferecida, é denominado:
De acordo com o ponto de vista assumido pelas alunas, restrições ao vestuário feminino indicam:
Uma visão preconceituosa sugerida na regulação da indumentária feminina é a de que os homens:
Considere a seguinte proposição:
Se João estuda, então Marcela chora.
A negação dessa proposição é logicamente equivalente a:
O que o currículo é depende, precisamente, da forma como é definido pelos diferentes autores e teorias. Uma definição de
currículo nos revela o que uma determinada teoria pensa que ele seja.
Das assertivas a seguir, a que NÃO se relaciona com questões abordadas nas teorias de currículo é:
A escola, como tradicionalmente a conhecemos, está apoiada num paradigma organizacional que privilegia a uniformidade.
Podemos interrogar-nos, porém, se tal paradigma ainda se adequa à nova realidade educacional.
Na operacionalização de um novo paradigma de organização escolar, a alternativa que NÃO devemos considerar é:
I - Em um trabalho interdisciplinar as atividades vão sendo propostas e se estabelecendo por convergência entre os saberes.
II - A interdisciplinaridade ocorre quando as diversas atividades e contribuições das disciplinas, bem como o trabalho dos
professores, acontecem apenas se acumulando por justaposição.
III - A prática interdisciplinar está vinculada à existência de um projeto sustentado por uma intencionalidade claramente
estabelecida para este fim.
Com relação a uma prática pedagógica interdisciplinar, as afirmativas corretas são:
Planejamento e plano estão estritamente relacionados, mas não são sinônimos: o primeiro representa um processo, o segundo
é um registro do processo.
De acordo com esse conceito, estão relacionados, a seguir, três definições de plano:
- Previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre.
- Expressão de orientações gerais que sintetizam as propostas de ação da unidade.
- Registro do desenvolvimento de temas geradores, elaborado de acordo com o tempo de duração de cada tema.
A alternativa que indica as respectivas denominações para essas três definições é: