Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 9 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d

“A Arte tem função tão importante quanto a dos demais conteúdos do currículo escolar”, conforme a proposta geral do Parâmetros Curriculares Nacionais. Considerando as funções da Arte descritas nos PCNs/1997, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas, em relação à educação em Arte na escola.

( ) O ensino da arte favorece ao aluno relacionar-se de forma criadora com as outras disciplinas do currículo.

( ) A aula de arte deve propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética no aluno.

( ) A experiência artística tem a finalidade de desenvolver habilidades manuais dos alunos. ( ) A aula de arte tem o objetivo de proporcionar terapia e recreação para os alunos.

Assinale a sequência correta.

Considerando as concepções do autor, assinale a alternativa incorreta.

Conforme os conceitos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao conhecimento artístico como produção e fruição, assinale a alternativa incorreta.

Em relação à História do Ensino da Arte no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

Em relação ao desenho – desígni-, conceituado pelas autoras, considere as afirmativas a seguir.

I. A nutrição estética do professor amplia as possibilidades de compreensão e partilhamento com os estudantes. Se o professor for capaz de designar suas escolhas, desenhar sua vida, provavelmente será apto a colaborar para que os seus alunos façam o mesmo.

II. Os estudantes repetem desenhos estereotipados por se sentirem seguros com imagens aceitas por professores e pela sociedade, para não ter que pensar ou por fuga da realidade.

III. É importante criar situações de observação e diálogo sobre o entorno, estimular o olhar, possibilitar experimentações individuais e coletivas, com materiais variados, proporcionar leitura de imagens e apreciação de formas, marcas ou representações significativas para os alunos, como meio de expressão e pesquisa.

IV. Destacar o aluno que “faz os cartazes", o que “sabe desenhar" etc., comumente reconhecido com “habilidade artística" ou “talentoso", representa uma atitude discriminatória do professor, que pode inibir a expressão dos outros alunos.

De acordo com os conceitos apresentados pelas autoras, estão corretas as afirmativas

“A educação musical deve ser comprometida com a democratização do acesso ao saber, à cultura e à arte, numa compreensão progressiva da linguagem musical a partir de sua concreticidade sonora, que supere os limites do modelo ‘conservatorial’ ” (PENNA, 2015). A esse respeito e segundo a autora, assinale a alternativa incorreta.

Os planos de trabalho do professor devem contemplar experiências significativas para os alunos.

São atividades, procedimentos e objetivos adequados à dança na educação escolar, exceto:

Relacione a coluna II com a coluna I, associando o intelectual ao seu foco de atuação.

Assinale a sequência correta.

Relacione a coluna II com a coluna I, associando os termos aos seus respectivos conceitos.

Assinale a sequência correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282