Analise os trechos a seguir.
I. “ Se deparou com uma legião de bonecas no box do banheiro?"
II. “Agora, se você é daqueles que passa mais tempo implorando para que seus filhos sejam organizados [...]"
III. “Se você é daqueles pais que conseguem fazer com que seus filhos guardem todos os brinquedos [...]"
IV. “Se chama a arte de ignorar brinquedos."
Os trechos em que as palavras destacadas indicam uma situação condicional são:
Assinale a alternativa em que a ideia descrita entre colchetes não está presente no respectivo trecho.
Analise a definição de expressão idiomática proposta pela linguista Cláudia Xatara, na revista Alfa (n. 42, 1998, p. 149).
“Expressão idiomática é uma lexia [unidade lexical constituída por uma palavra ou por palavras associadas (dicionário Aurélio, versão eletrônica 7.0)] complexa, indecomponível, conotativa e cristalizada pela tradição cultural".
A seguir, assinale o trecho que contém uma expressão idiomática de acordo com essa definição.
Levar de volta às salas de aula as crianças que foram delas afastadas pela miséria, problemas familiares e falta de preparo da escola constitui exigência dos princípios constitucionais a seguir indicados:
I. Universalidade, todos têm direito à educação sem preconceitos de raça, de cor e de credo.
II. Equidade de condições para acesso e permanência na escola.
III. Qualidade, construção de conhecimentos e formação de atitudes e valores.
IV. Liberdade respeitada e apreço à tolerância.
Estão corretas as afirmativas:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais são diretrizes elaboradas pelo Governo Federal com o objetivo principal de orientar os educadores por meio da normatização de alguns fatores fundamentais concernentes à cada disciplina. Esses parâmetros abrangem tanto a rede pública, como a rede privada de ensino, conforme o nível de escolaridade dos alunos.
Em relação aos PCNs, é correto afirmar que:
Os “Jogos de Inteligência e Criatividade Tática" fazem parte do processo de aprendizagem tática, configurando como mais um pilar que deve ser oportunizado ao aluno a partir dos oito anos de idade. Nele, procura-se apresentar aos educandos jogos que tenham muita dinâmica, grande variabilidade de situações (táticas), alternância constante dos processos cognitivos de atenção–percepção–decisão, constituindo assim o conhecimento tático do jogo.
Analise as afirmativas a seguir.
Os “Jogos de Inteligência e Criatividade Tática":
I. são jogos em que é necessário que o professor tenha presente as características das modalidades, em relação, por exemplo, às fases do jogo de basquetebol, como defesa / ataque e retorno defensivo ou contra-ataque. Na fase de compreensão tática, com o objetivo de defender ou de atacar, devem ser encontradas formas de criar ou diminuir o espaço de jogo.
II. enfatizam as exigências nos processos cognitivos de atenção, percepção, tomada de decisão, memória e reconhecimento de padrões.
III. são jogos que exigem do participante recorrer às formas de pensamento divergente e convergente, base da criatividade tática para encontrar soluções às situações do jogo.
Estão corretas as afirmativas:
A capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore, desenvolvidos dentro de rituais e fundamentos que formam o conjunto de regras que devem ser obedecidas por seus praticantes. Tais rituais e fundamentos, arraigados na história de luta pela liberdade do povo negro escravo no Brasil como também na formação sociopolítica de nosso povo, dão um forte caráter cultural a essa manifestação.
A base para a realização dos movimentos da capoeira encontra-se na parte instrumental e no canto.
Uma das principais estruturas do jogo é:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram que a avaliação deve ser algo útil, tanto para o aluno, como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo. Analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
Uma avaliação abrangente do processo de ensino e aprendizagem ao final de cada etapa letiva deve considerar aspectos como:
( ) conhecimento de jogos, brincadeiras e outras atividades corporais, suas respectivas regras, estratégias e habilidades envolvidas.
( ) aptidão física, avaliação padronizada que espera o mesmo resultado de todos.
( ) o grau de independência para cuidar de si mesmo ou para organizar jogos e brincadeiras.
( ) a forma de se relacionar com os colegas.
Assinale a sequência CORRETA.
Analise as afirmativas a seguir.
I. A autora dá a entender que é comum que os pais que se propõem a ignorar os brinquedos largados costumem ter dificuldade para não se importar com esses objetos espalhados pelo chão.
II. O texto parece indicar que a autora já passou por problemas dessa natureza e que pode aconselhar o leitor a esse espeito.
III. As crianças devem ser educadas constantemente para guardarem os brinquedos após o seu uso.
De acordo com o texto, estão corretas as afirmativas:
São recursos argumentativos utilizados pela autora no texto, EXCETO:
Assinale a alternativa em que o termo ou locução destacado não está corretamente classificado entre colchetes.
Constituem características de uma escola transformadora:
I. indissociabilidade de cuidar / educar.
II. avaliação quantitativa do desempenho escolar.
III. práticas docentes motivadoras e educativas.
IV. ausência de burocracias geradoras da exclusão escolar.
Completam corretamente o enunciado:
As competências da escola definidas pelas normas vigentes não permitem:
Os saberes docentes englobam os conhecimentos, as competências, as habilidades e as atividades dos educadores. Esses saberes são oriundos da formação inicial e continuada dos professores, do currículo e da socialização escolar, do conhecimento das disciplinas a serem ensinadas, da experiência na profissão, da cultura pessoal e profissional e da aprendizagem com os pares.
Assinale a alternativa que não apresenta uma razão de os saberes dos professores serem sociais.
Da mesma forma que o esporte pode ser ou não uma possibilidade de superação de barreiras, ele também pode desenvolver atitudes e valores que interessam ao esporte educativo. Isto porque atitudes e valores são conquistados e trabalhados, não acontecem naturalmente. É impossível haver clima de solidariedade se durante as aulas de Educação Física imperar somente a valorização dos resultados e a competitividade exacerbada, seja ela na forma verbal ou de ações.
Analise as afirmativas a seguir.
Uma prática esportiva deve ensinar e reforçar durante as aulas valores perenes:
I. Ensinar solidariedade é mostrar ao aluno onde ela se faz necessária. Para isso, o professor tanto poderá aproveitar situações dentro da própria aula como poderá criar oportunidades para que os alunos adotem atitude de caráter benéfico para toda a turma.
II. Autonomia nas aulas de Educação Física refere-se à liberdade de decidir com responsabilidade e de forma consciente. O aluno terá a oportunidade de exercer a autonomia se for chamado a participar ativamente, por meio de iniciativas próprias, intervindo na construção das aulas com liberdade e espontaneidade. Autonomia é o mesmo que “fazer da minha maneira" ou com total independência.
III. Liderar é criar um clima no grupo de tal forma que as potencialidades de cada participante possam aflorar. O líder centraliza as decisões, resolve tudo sozinho e considera suas ordens inquestionáveis. Por ser “bom de bola", o professor deve minimizar essas características e a aceitá-las, já que, de certa forma, precisa desse jogador.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):