Analise as afirmativas a seguir sobre os deveres dos jornalistas, segundo o Código de Ética produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Buscar provas que fundamentem as informações de interesse público.
( ) Informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções.
( ) Rejeitar alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações.
( ) Promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas e defender o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável.
Assinale a sequência CORRETA.
Conforme Wolf (1995, p. 170), “noticiabilidade trata-se de um conjunto de requisitos relativos aos acontecimentos – do ponto de vista das rotinas de produção e da ideologia profissional dos jornalistas – que lhe conferem as características básicas de uma notícia".
São critérios de noticiabilidade, EXCETO:
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando conceitos a suas corretas definições.
COLUNA I
1.Follow up
2.Press kit
3.Mailing list
4.Clipping
COLUNA II
( )Material que contém relação de veículos e jornalistas contratados para divulgação, com dados básicos, como nome completo, cargo, editoria, telefone, e-mail, entre outros.
( )Ação que visa a obter retornos, por telefone, do envio de press releases, distribuição de material de apoio ou de convocação de coletiva à imprensa.
( )Reunião de matérias veiculadas, de interesse do assessorado. Ajuda a avaliar o desempenho do assessorado e de seus concorrentes.
( )Pasta ou arquivo eletrônico contendo os textos principais sobre o assessorado, sua atividade, seu histórico, faturamento, locais em que atua, entre outros.
Assinale a sequência CORRETA.
Leia o trecho a seguir. “Para as organizações noticiosas, uma nova função tem emergido. O pesquisador Axel Bruns (2003) descreve o novo papel colaborativo do jornalismo em rede. Na era das redes ou da conexão, o jornalista atua mais como aquele que examina os fatos para avaliar sua veracidade e boa-fé, como um autenticador dos jornalistas cidadãos e curador do que é reportado nas redes sociais” (CANAVILHAS, 2014, cap. 7). A nova função apontada pelo autor é conhecida como:
Don Tapscott, no livro A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos, trata a imersão digital como algo ainda desconhecido, mas sinaliza algumas observações. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
Leia o texto a seguir. São recursos técnicos que tornam mais fácil a circulação de algum tipo de conteúdo em comparação com outras estruturas econômicas que sustentam ou restringem a circulação, atributos de um texto de mídia que podem motivar por meio das redes sociais ligando as pessoas em troca de bytes significativos” (JENKINS, 2014). (fragmento adaptado) Segundo o autor, o conceito anterior refere-se à:
De acordo com o que é tratado no Capítulo II do Código de Ética do Jornalista Brasileiro sobre os deveres e proibições do jornalista, assinale a alternativa INCORRETA.
Segundo Jenkins (2014), no modelo de mudança de distribuição para circulação, o público não é visto mais como simplesmente um grupo de consumidores de mensagens pré-construídas, mas como pessoas que estão moldando, remixando, reconfigurando e compartilhando conteúdos de mídia. Para retratar isso, o autor cunhou o termo que ficou conhecido como:
Em situações de crise, cabe ao assessor de imprensa instruir e preparar o assessorado para reduzir os impactos à imagem da instituição. Assinale a alternativa que não apresenta uma boa prática do assessor de imprensa, segundo DUARTE, 2006.
Segundo Jenkins, em seu livro Cultura da Conexão (2014), na era do compartilhamento digital e no atual cenário de incertezas, muitos antigos modelos para compreender os públicos deixam de ser aplicáveis. Mesmo assim, considerações estratégicas e técnicas podem aumentar as chances de o conteúdo ser propagável. As considerações estratégicas, a seguir, descritas pelo autor estão corretas no que se refere à mídia propagável, EXCETO:
Observe o gráfico, a seguir, que mostra o valor gasto com publicidade no meio jornal nos Estados Unidos.
A partir desses dados, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O advento do jornalismo on-line, iniciado na década de 1980, foi preponderante para a queda acentuada da publicidade nos jornais impressos.
( ) A receita em 2010 é a mesma observada no período que antecede a Segunda Guerra Mundial.
( ) O gráfico mostra o crescimento a partir do início do século XXI na venda de publicidade no meio digital.
( ) Pode-se explicar a queda na receita dos jornais pela falta de interesse da audiência, pelo consumo de informação, principalmente a partir do século XXI.
Assinale a sequência CORRETA.
Com relação às fontes e à sua natureza, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação ao lead e às suas atribuições, é incorreto afirmar:
Analise as seguintes afirmativas sobre funções de uma assessoria de imprensa e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( )Acompanhar entrevistas, apoiar eventos e atender a imprensa.
( )Elaborar press releases, arquivar material jornalístico e avaliar os resultados.
( )Diagramar material impresso institucional, além de house organs da empresa.
( )Fazer prospecção de possíveis clientes e encontros entre jornalistas e fontes.
Assinale a sequência CORRETA.
Segundo aponta Raquel Recuero no livro Interações em Rede (PRIMO, 2003), o ato daquele que busca interferir no bom andamento de uma discussão, principalmente através de comentários maldosos e fora do contexto nas redes sociais, é conhecido como: