Com a assinatura de 2/3 dos membros da Câmara dos Deputados, é apresentado Projeto
de Emenda à Constituição da República vedando a reeleição do Presidente da República
para mandato consecutivo.
Na hipótese, é CORRETO afirmar que o Projeto de Emenda:
Antônio, brasileiro de 38 anos, teve seus direitos políticos suspensos. Entre as hipóteses que podem ter determinado a referida suspensão, não se inclui a de:
O Projeto Político–Pedagógico é considerado por Vasconcellos (2006) como o plano
global da instituição.
Analise as afirmativas sobre o Projeto Político–Pedagógico e assinale com V as
verdadeiras e com F as falsas.
( ) Envolve uma construção coletiva de conhecimento.
( ) O marco doutrinal corresponde ao momento de análise da realidade mais
abrangente na qual a instituição se insere.
( ) É composto por duas grandes partes: o diagnóstico e a programação.
( ) A simples reprodução do novo senso comum pedagógico é um dos fatores que
podem comprometer a sua elaboração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Tendo em vista as reflexões de Tardif (2002) sobre os saberes docentes e formação profissional, é INCORRETO afirmar que
Considere as afirmativas sobre a ética profissional do servidor público.
I. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na
vida particular de cada servidor público.
II. O servidor não poder emitir ou falsear a verdade, salvo quando necessário à defesa
do interesse superior do Estado e da Administração Pública.
III. É vedado ao servidor público demonstrar solidariedade a colegas hierarquicamente
superiores ou inferiores que tenham praticado infrações contra a ética profissional.
Conforme o que dispõe o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder
Executivo, estão CORRETAS:
Para Sanmartí (2009), a avaliação não só mensura os resultados, como também
condiciona o que e como se ensina, principalmente o que aprendem os estudantes e de
que maneira o fazem.
Sobre a avaliação, é INCORRETO afirmar que
Segundo Candau (2002), um grande desafio para os educadores, diante dos novos
cenários da sociedade contemporânea, é articular igualdade e diferença à base cultural
comum e expressões da pluralidade social e cultural.
Analise as seguintes afirmativas sobre cidadania, pluralidade cultural e educação.
I. O papel de formadora de identidades, sejam estas individuais, sociais e culturais,
tem sido um dos trunfos da legitimação da escola.
II. A percepção da escola como espaço sociocultural possibilita pensar o processo
educativo escolar como sendo heterogêneo, produto da ação recíproca entre sujeito
e instituição e capaz de reconhecer e incorporar a diversidade no desenvolvimento
dos educandos como sujeitos socioculturais.
III. No mundo de hoje, há uma grande igualdade, não só do acesso, mas também do
uso que se faz do conhecimento.
A partir dessa análise, pode–se concluir que estão CORRETAS
Para Cunha (2004), o desenvolvimento do ensino superior se dá por um processo
desigual e combinado de diversos setores.
Analise as seguintes afirmativas sobre o ensino superior no Brasil.
I. Não são mencionados os exames (concursos) vestibulares na Lei de Diretrizes e
Base/96, porém é feita referência à aprovação em processos seletivos e à exigência
de conclusão do ensino médio como condições para um candidato ser admitido a
qualquer curso de graduação.
II. As universidades devem cumprir requisitos específicos, relativos à qualificação e
dedicação dos docentes: dois terços deles devem ter títulos de pós–graduação de
mestre ou de doutor; um terço deve atuar na instituição em tempo integral.
III. As instituições de ensino superior brasileiras oferecem cursos de graduação, de
pós–graduação e de extensão como também cursos sequenciais.
A partir dessa análise, pode–se concluir que estão CORRETAS