Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considerando o emprego correto dos nexos linguísticos, na linha 44, em caso de substituição da conjunção “caso" pela conjunção _______, _______ necessidade de alterações no período a fim de mantermos as corretas relações gramaticais no período.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Assinale a alternativa que apresenta vocábulo formado por derivação parassintética.
Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica a serem transformados continuamente pelo professor. Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, no que se refere às possibilidades para sua utilização. ( ) Rever objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar. ( ) Refletir sobre a prática pedagógica, tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos. ( ) Preparar um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula. ( ) Subsidiar as discussões de temas educacionais com os pais e responsáveis. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.
A proposta geral das experiências de aprendizagem que são oferecidas pela Escola, incorporada em quase todos os componentes curriculares e que dá a espinha dorsal da escola, desde as séries iniciais até as finais, chama-se:
Para Moretto, não basta o aluno adquirir informações isoladas (nomes, datas, fórmulas e definições), mas é preciso que estabeleça relações entre elas, dando siginificado à própria linguagem. A isso, o autor dá o nome de:
Para a dinâmica da sala de aula, diferentes momentos podem ser simultâneos ou sucessivos em termos de aprendizagem. Para Hoffmann, esses momentos podem ser: I. Algo novo a conhecer que o mobiliza, provocando-lhe desejo e/ou necessidade de aprender. II. Experiências educativas que constituirão o cenário de aprendizagem. III. A expressão do conhecimento através de várias formas de representação e diferentes patamares de reflexão. Quais estão corretas?
Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.
Segundo Mitttler, os professores devem adotar ações específicas para responder às necessidades diversas de alunos. Nesse sentido, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso ao que se referem a essas ações. ( ) Criação de ambientes de aprendizagem efetivo. ( ) Garantia da motivação e da concentração dos alunos. ( ) Promoção da igualdade de oportunidades através das abordagens de ensino. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere o tema Planejamento Escolar, de acordo com Celso Vasconcellos.
Um projeto de ensinoaprendizagem será um tanto melhor quanto mais estiver articulado à: I. Realidade dos alunos. II. Essência significativa da área do saber. III. Realidade social mais geral. Quais estão corretas?