Considerando G o baricentro de um triângulo MPQ e, sabendo que a mediana relativa a PQ, mede 12 cm, determine a distância GM.
Sejam M e N os pontos médios de dois lados paralelos de um hexágono regular. Se MN = 2√3, determine a medida do lado deste hexágono regular.
Maria e João arremessam, cada um, uma moeda, perfeita. Sabendo que Maria arremessou duas vezes sua moeda e, João, arremessou uma só vez a sua, determine a probabilidade de Maria conseguir a mesma quantidade de caras que João.
Determine a equação da reta mediatriz do segmento AB, sendo A (1, 4) e B (-2, -2).
Seja M (1, -5) o ponto médio do segmento AB, onde A (-4, 0). Calcule a soma das coordenadas do ponto B.
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Em “O leitor tem expectativas em relação ao SEU cronista. [...]”( 6), o uso do pronome destacado se justifica por se referir, no texto, ao seguinte trecho:
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Assinale a opção em que a palavra do texto foi acentuada seguindo regra diferente das demais.
De acordo com a norma culta da língua, em apenas uma das frases o pronome pessoal oblíquo foi corretamente colocado.Aponte-a.
De acordo com Veiga (2003), “tanto a inovação regulatória como a emancipatória provocam mudanças na escola, contudo, há diferenças substanciais que acompanham cada uma delas.” Adotar no PPP – Projeto Político Pedagógico uma perspectiva de inovação regulatória pressupõe que as decisões de planejamento:
No planejamento escolar, são necessários elementos como: ordem, objetividade e flexibilidade. Por objetividade, entende-se à:
Determine o domínio da função abaixo.
Determine a soma dos 12 menores números naturais que são divisores de 2520.
Considerando um polígono de 25 lados, determine o número de diagonais que partem de cada um de seus vértices.
Determine a medida do ângulo formado pelas alturas relativas aos lados BC eAC, de um triânguloABC, em que o ânguloAmede 30º e o ângulo B mede 60º.
Determine a probabilidade do produto de dois números naturais distintos, entre 1 e 20, ser igual a um número ímpar.