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Tendo em conta o Acordo Ortográfico de 1990, assinale a afirmativa CORRETA.

De acordo com Vasconcelos (2005), Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição nesse processo de transformação. (Fonte: VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino–aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo, Libertad Editora, 2005. Coleção Cadernos Pedagógicos).

Diante do texto, analise as asserções a seguir:

I. O Projeto Político-Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: na organização da escola como um todo e na organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade.

PORQUE

II. O Projeto Político-Pedagógico, sendo a sistematização de um processo de planejamento participativo, substitui o Regimento Escolar e dá o devido suporte para a elaboração dos planos de ensino e dos planos de aula.

Está CORRETO o que se afirma em:

A organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais, regulamentada pela Resolução n. 2.197/2012, estabelece princípios éticos, políticos e estéticos que deverão ser adotados para nortear as ações pedagógicas nelas desenvolvidas.

Sobre o processo de avaliação, esse documento estabelece:

I. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será realizada pelos professores, em conjunto com toda equipe pedagógica da escola, e deverá assumir um caráter processual, formativo e participativo, prevalecendo os aspectos quantitativos do aprendizado do estudante sobre os qualitativos.

II. A avaliação da aprendizagem deverá prover, obrigatoriamente, intervenções pedagógicas, ao longo do ano letivo, para garantir a aprendizagem no tempo certo, e assegurar tempos e espaços diversos para aqueles com menor rendimento, para que tenham condição de ser devidamente atendido.

III. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será contínua, cumulativa, diagnóstica e possibilitar a aceleração de estudos para aqueles com distorção idade-série e para aqueles que tiverem frequência superior a 75%, no final do ano letivo.

IV. As formas e procedimentos utilizados pela escola para diagnosticar, acompanhar e intervir pedagogicamente no processo de aprendizagem dos estudantes devem expressar, com clareza, o que é esperado deles, em relação a sua aprendizagem e ao que foi realizado pela escola, devendo ser registrado para subsidiar as decisões e informações sobre sua vida escolar.

V. No caso de desempenho satisfatório dos estudantes e de frequência inferior a 75%, no final do período letivo, a escola deve usar o recurso de reclassificação para posicionar o aluno no ano seguinte de seu percurso escolar.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

A figura abaixo representa uma charge intitulada “Se as organelas pudessem falar", produzida com base em funções e/ou características próprias de cada uma delas.


NÃO está correto o que se afirma em:

A composição de carboidratos no glicocálice de hemácias, mostrado no esquema abaixo, representam aglutinogênios (antígenos) que determinam os grupos sanguíneos do Sistema ABO. A síntese do antígeno H depende da presença de, pelo menos, um gene autossômico dominante H no genoma do indivíduo e é indispensável para a adição do antígeno A e/ou do antígeno B (como mostrado no esquema), pelos produtos dos genes IA e IB, respectivamente. Os indivíduos com alelo H e os alelos ii, ou os indivíduos desprovidos do gene H são identificados no grupo “O" pelas técnicas tradicionais de determinação de grupos sanguíneos ABO, mas os indivíduos (hh) são ditos Falsos “O". Os alelos Hh apresentam segregação independente dos alelos IA IB i.

Considerando somente os antígenos determinantes do sistema ABO, assinale a afirmação INCORRETA.

Durante muito tempo os cientistas ficavam intrigados com o fato de que vinte diferentes aminoácidos compunham as proteínas e o DNA apenas (ATCG) e o RNA quatro diferentes nucleotídeos (AUCG). Se as proteínas derivavam de sequências do DNA copiadas em RNAm, deveria haver informação na forma de código. Vários trabalhos científicos se somaram para a determinação do código genético formado por 64 trincas que devem ser traduzidas sequencialmente.

Considerando o código genético degenerado e universal, assinale a afirmação INCORRETA.

Vários fatores que afetam a afinidade da hemoglobina (Hb) pelo O 2 (representada no gráfico abaixo em termos de saturação pelo O2) devem ser considerados para sua captura, transporte seguro e liberação adequada nos diferentes tecidos vascularizados do organismo humano. O pH local e a pressão parcial de oxigênio afetam a afinidade da Hb pelo O2 como mostrado abaixo. Além disso, as hemácias contêm um composto denominado BPG (2,3-bifosfoglicerato) que diminui a afinidade da Hb por O2. O BPG liga-se em uma cavidade, preferencialmente à desoxi-Hb, provocando mudança conformacional que se opõe à ligação de O2. Enquanto, antagonicamente, na Oxi-Hb, a cavidade é menor, o que dificulta a ligação do BPG.

Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

O bioma pode ser definido como um conjunto de tipos de vegetação característica que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. No Brasil, podemos definir seis amplos biomas (da maior extensão para a menor): a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.

Refletindo o fato de que os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada às condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc.) ali existentes, assinale a afirmação INCORRETA.

Várias medidas podem ser desenvolvidas para o controle de pragas urbanas e agrícolas, bem como de hospedeiros e agentes transmissores de doenças. Essas ações devem ser colocadas em prática levando em conta sua efetividade e minimizando possíveis danos para a saúde da população e para o meio ambiente.

O quadro a seguir mostra alguns possíveis tipos de controle, com dez possíveis medidas numeradas sequencialmente.

Com base nas informações acima e em conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

Todas as alternativas a seguir apresentam sugestões de reformulação do texto, entre parênteses, em consonância com a norma padrão do português, EXCETO:

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