Para o bom desenvolvimento de uma empresa, é preciso melhorar qualitativamente o nível básico e ético de seus funcionários. Para tal empreendimento, a equipe de Treinamento e Desenvolvimento deve envidar esforços em torno de estratégias relativas:
A gestão de qualidade é determinada pelo cliente, e seu desenvolvimento demanda a inspeção à estratégia empresarial, envolvendo estágios evolutivos como aqueles que visam à educação, treinamento para todos e mudanças de comportamento. Estes estágios apresentam um enfoque:
Ao dar conta de um planejamento participativo, o pedagogo deve ter diante de si o caminho para a escolha da técnica, da metodologia e dos processos e instrumentos do planejamento que estejam adequados à análise da realidade. A característica desse processo, que traz o resultado final da pesquisa, deve ser a:
Quando se pensa na implementação de modelos de competências, tem-se aquelas que estão fortemente relacionadas à cultura organizacional e que foram demonstradas pelos indivíduos de desempenho superior, como também os de desempenho esperado pela empresa. Esta competência é chamada de:
Os gestores podem lançar mão de instrumentos de avaliação e desempenho cujo objetivo principal é o de fornecer-lhes um feedback variado das necessidades de atuação. Entre os vários itens a serem pesquisados, há o que se refere ao número de defeitos/problemas, conhecido por:
A escala de Walton, que avalia o grau de satisfação de qualidade de vida no trabalho, possui oito critérios, sendo que um deles diz respeito à privacidade, ao direito de posicionamento pessoal, através do diálogo livre e tratamento justo de todos os assuntos. Este critério é conhecido por:
Os litígios entre o município do Rio de Janeiro e os seus servidores estatutários são resolvidos perante o seguinte órgão do Poder Judiciário:
Exigir, para si, diretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida configura o seguinte tipo penal:
Nos programas de treinamento e desenvolvimento, as atividades de coaching voltadas para a formação de lideranças são conhecidas como:
Há cinco eixos, como ferramentas de gestão, que devem medir a capacidade das empresas de sobreviver às transformações operadas pela sociedade. Uma das ferramentas trata do conhecimento, das habilidades, da capacidade, da educação e da gestão e esforço no aumento da competitividade. Esta ferramenta denomina-se:
Ao querer que um planejamento seja participativo, o pedagogo na empresa deve buscar a real participação das pessoas, de forma que elas sejam levadas a sério. Isto implica em:
Um programa de capacitação de funcionários deve implementar, entre outros, o treinamento de como trabalhar em equipe, da postura, qualidade e produtividade. A esse treinamento denomina-se:
Para o bom desempenho empresarial, há necessidade de que os funcionários desenvolvam, através dos conhecimentos adquiridos, a possibilidade de transformar eventos imprevistos, usando a inteligência prática, ultrapassando sua capacidade rotineira, reinventando novas possibilidades para assegurar a autorregulação do sistema. Para tal, nos programas de treinamento o pedagogo deve desenvolver:
Hoje, o grande vilão nas empresas é o estresse, conjunto de reações que ocorrem em um organismo quando está submetido a um esforço de adaptação. Esta síndrome geral de adaptação apresenta três fases, sendo que uma delas, a fase de reação de alarme, tem por característica:
Um guarda municipal, realizando uma fiscalização, acaba danificando a barraca de um comerciante autorizado ao cair sobre ela, quando empurrado por participantes de uma passeata que estavam fugindo da polícia civil. Nesse caso relatado, pode-se afirmar, quanto à responsabilidade do Município, que a mesma deve ser considerada como: