Após exame clínico, não foram detectadas lesões de cárie em uma paciente de 22 anos de idade apresentando dentição permanente completa. O exame radiográfico interproximal revelou, no entanto, imagem radiolúcida atingindo a metade interna da dentina na região mesial do dente 16.
Nesse caso, para que o cirurgião-dentista identifique a atividade da lesão e, assim, proponha estratégias adequadas de tratamento, ele deve observar o seguinte aspecto:
Os cimentos de ionômero de vidro (CIVs) são materiais extremamente versáteis, com aplicações em diversas situações clínicas, incluindo o tratamento restaurador atraumático (TRA). Essa técnica preconiza a remoção parcial da cárie com instrumentos manuais, e é muito utilizada em locais com pouco ou nenhum acesso ao tratamento odontológico convencional.
Dentre os vários tipos de CIVs, aquele indicado para o TRA em molares decíduos é o
Paciente de 22 anos, sexo feminino, apresenta-se com supuração na região de furca do elemento 46. A profundidade de sondagem é de 12mm na V do elemento e a furca pode ser classificada como classe I. Não há aumento da profundidade de sondagem nos outros sítios. O dente apresenta grande restauração, com cárie próxima ao corno pulpar, assintomático, respondendo negativamente ao teste de vitalidade pulpar. Paciente não apresenta periodontite nem quadro sugestivo de envolvimento sistêmico (febre, prostração).
Diante do exposto, a conduta mais adequada para o caso é:
Os cirurgiões-dentistas e demais profissionais da odontologia devem atuar respeitando os preceitos descritos no Código de Ética Odontológica.
Constitui um dos deveres fundamentais do profissional que exerce suas atividades no âmbito da odontologia
A literatura contemporânea reforça a importância de se manter uma adequada saúde periodontal na paciente gestante com o intuito de prevenir possíveis complicações decorrentes da infecção periodontal, como, por exemplo:
A maioria dos carcinomas bucais parece ser originada da mucosa normal, mas alguns são precedidos por lesões potencialmente malignas, que podem ser clinicamente diagnosticadas.
Entre elas incluem-se:
Um paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, compareceu ao consultório odontológico com necessidade de exodontia do elemento 36. Durante a anamnese, revelou ser portador da doença de von Willebrand (DvW) do tipo 1.
Considerando o risco de sangramento trans e pós-cirúrgico nesses pacientes, a cobertura terapêutica de escolha a ser realizada previamente à exodontia é a:
O cloridrato de articaína é um anestésico local de duração intermediária, com muitas indicações na odontologia. Dentre as suas vantagens destacam-se o rápido início da ação anestésica e o alto sucesso clínico da sua administração.
A articaína é um anestésico do tipo:
A técnica de Hall foi introduzida recentemente na odontopediatria como uma alternativa de tratamento restaurador para dentes decíduos.
Corresponde a procedimento relativo a essa técnica:
Os protocolos para antibioticoterapia profilática em pacientes de risco para endocardite infecciosa foram atualizados recentemente.
De acordo com as recomendações atuais da AHA (2023), pacientes alérgicos preferencialmente a penicilina devem ser medicados com:
O cirurgião-dentista deve dominar as técnicas anestésicas para prevenir complicações e reações adversas. Com relação ao tema, a consequência da injeção de anestésico local na cápsula da glândula parótida durante a realização do bloqueio do nervo alveolar inferior devido a um erro na técnica é:
A compreensão de conceitos de bioestatística é fundamental para que o profissional de saúde consiga interpretar dadosepidemiológicos e estudos científicos. Com relação ao tema, é correto afirmar que
A etapa de instrumentação endodôntica é muitas vezes seguida da aplicação de medicação intracanal entre consultas, principalmente nos casos de necropulpectomias. A pasta de hidróxido de cálcio é frequentemente indicada para esse fim. No entanto, a técnica de inserção intracanal deve ser cautelosa, pois o seu extravasamento para o periápice pode causar pericementite medicamentosa.
Esse fato ocorre devido:
O mercado de trabalho para o profissional de odontologia na função de auditor inclui os serviços assistenciais odontológicos deautogestão em empresas prestadoras (odontologia de grupo), seguradoras, administradoras ou a prestação de serviços de auditoria autônomos.
Dentre as funções do auditor odontológico, é correto citar
entre as lesões com crescimento tecidual em cavidade bucal, incluem-se as neoplasias benignas.
Com relação ao tema, é correto afirmar que: