O documento “Programa Mais Educação” da rede municipal de ensino de São Paulo aborda a educação para as questões étnicoraciais, a partir da reflexão sobre a instituição das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Sobre essa temática, o documento “reconhece o papel fundamental da educação no que tange à eliminação das _____ e para a emancipação dos grupos historicamente discriminados. No entanto, ainda existe uma série de lacunas para que as instituições escolares possam cumprir este papel, entre os quais se destacam a _____ de educadores, ainda muito incipiente no trato com a diversidade, e a tímida implementação das leis que pautam a _____ da inclusão curricular de conteúdos referentes à cultura e história de africanos, afro-brasileiros e indígenas, fazendo com que se reproduzam no espaço escolar preconceitos que, na realidade, deveriam ser _____”. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Sobre as características da Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A Educação Básica é obrigatória e deve ser realizada dos 4 aos 17 anos. ( ) A Educação Básica é organizada da seguinte forma: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. ( ) O dever do Estado com a educação escolar será efetivado mediante a garantia da Educação Básica pública e gratuita. As afirmativas são, respectivamente,
As políticas de avaliação da aprendizagem devem ter, como finalidade essencial, o diagnóstico da aprendizagem dos alunos. De acordo com BONAMINO e SOUZA, esta finalidade pode perder força quando passam a focalizar os resultados dessas avaliações como subsídio a políticas de
Observe a imagem a seguir.
A imagem apresenta uma cena comum em nossas escolas: os
estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de
avisos. Esta questão é problematizada no documento
“Indagações sobre o currículo: Currículo e Avaliação", escrito por
Fernandes e Freitas para o MEC.
De acordo com as reflexões apresentadas pelos autores, assinale
V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Essa prática, comum em nossas escolas, mostra alunos
procurando suas notas em um quadro de aviso, quase
sempre, os resultados de final de ano que irão informá-los
sobre sua situação escolar.
( ) Essa prática de afixar classificações nos murais, por meio das
notas e médias, está relacionada à exposição do estudante
em seu ambiente social.
( ) Essa prática pode trazer consequências emocionais para os
alunos, porque o estudante pode ter sua autoestima
valorizada, caso tenha sido aprovado, como pode fazer com
que o estudante sinta-se desprestigiado.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe a imagem a seguir:.
A Constituição Federal de 1988 define princípios sob os quais o
ensino será ministrado.
A imagem acima é bem representativa do seguinte princípio:
O tráfico de escravos, na Época Moderna, envolvia a sociedade
colonial da América Portuguesa e as sociedades africanas.
Com base no mapa, a respeito do tráfico de escravos, assinale a
afirmativa correta.
As opções a seguir caracterizam corretamente o processo de expansão e modernização da economia cafeeira, na segunda metade do século XIX, à exceção de uma. Assinale-a.
A charge mostra o Presidente Getúlio Vargas em situações
distintas durante a década de 1930. A respeito das incertezas e
mudanças do quadro político dessa década, com base na charge,
analise as afirmativas a seguir.
I. O primeiro quadro (1931) faz referência à aproximação entre os
interesses centralizadores do Governo Provisório e o
tenentismo, como exemplificado pela nomeação de Juarez
Távora para o governo de São Paulo.
II. O segundo quadro (1935) faz referência aos dois polos
opostos que dinamizavam o quadro político depois de
promulgada a Constituição de 1934: a Aliança Nacional
Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB).
III. O terceiro quadro (1937) faz referência ao fechamento do
Congresso, à criação do Estado Novo e à unificação dos
partidos políticos, sob a legenda da Ação Integralista
Brasileira (AIB).
Assinale:
“As licenciaturas curtas vêm acentuar, ou mesmo
institucionalizar, a desvalorização e a consequente proletarização
do profissional da educação. Isso acelera a crescente perda de
autonomia do professor diante do processo de ensino e
aprendizagem, na medida em que sua preparação para o
exercício das atividades docentes é mínima ou quase nenhuma.
(...) Assim, as licenciaturas curtas cumprem o papel de legitimar o
controle técnico e as novas relações de dominação no interior da
escola.”
FONSECA, 1993, apud SILVA, M. e FONSECA, S. G. Ensinar História no século XXI:
em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007, p. 30
Ao historicizar a formação dos professores de História no Brasil,
os autores se referem à instituição da licenciatura curta em
estudos sociais, durante o período autoritário (1964-1985), como
um exemplo de
“O Egito já não são apenas os faraós, mas também as muitas e
muitas aldeias, não há apenas continuidade, mas mudança,
mostra-se que ali conviviam povos e culturas variadas: egípcios,
núbios, hícsos, hebreus, gregos, romanos. A Mesopotâmia já não
é apenas o mundo dos déspotas precursores de Saddam Hussein,
mas um local onde a variedade cultural produziu uma infinidade
de reflexões, muitas delas profundamente enraizadas em nossa
própria cultura. Os hebreus já não são apenas precursores do
cristianismo, mas fazem parte de nossa própria maneira de
conceber o mundo. A Antiguidade tampouco inicia-se com a
escrita, mas, cada vez mais, busca-se mostrar como o homem
possui uma História Antiga multimilenar, anterior à escrita em
milhares de anos.”
FUNARI, Pedro Paulo “A renovação da História Antiga” in KARNAL, Leandro (Org.)
História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. Contexto, 2015, p. 97)
Nesse trecho, o autor se refere à renovação da História Antiga
nos livros didáticos brasileiros ocorrida nas últimas três décadas.
A respeito das inovações interpretativas que permitiram sua
renovação, analise as afirmativas a seguir.
I. A revisão da concepção oitocentista da dualidade entre
Oriente e Ocidente desconstruiu a visão eurocêntrica da
História Antiga, até então considerada a etapa fundadora da
História Universal.
II. A incorporação de novos temas, como, por exemplo, o das
relações de gênero, ressignificou o estudo da História Antiga
em função da relação entre o mundo contemporâneo em que
vivemos e a experiência social da Antiguidade.
III. A crítica à hegemonia dos documentos escritos e a
incorporação da cultura material, pelo estudo de edifícios,
estátuas, cerâmica e pinturas, possibilitaram o fortalecimento
de uma história política da Antiguidade.
Assinale:
“Defendo vigorosamente a opinião de que aquilo que os
historiadores investigam é real. O ponto do qual os historiadores
devem partir, por mais longe dele que possam chegar, é a
distinção fundamental, para eles, absolutamente central, entre
fato comprovável e ficção, entre declarações históricas baseadas
em evidências sujeitas a evidenciação e aquelas que não o são.
Nas últimas décadas, tornou-se moda (...) negar que a realidade
objetiva seja acessível, uma vez que o que chamamos de 'fatos'
apenas existem como uma função de conceitos e problemas
prévios formulados em termos dos mesmos.”
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia da Letras, 1998
Nesse trecho, o autor
Uma escola da rede municipal de São Paulo está recebendo uma pesquisadora vinculada a uma Faculdade de Educação. A pesquisadora, na apresentação da proposta de trabalho aos professores, ressaltou a relação entre a escola e a universidade na gestão do conhecimento. A partir das reflexões propostas pelo documento “Programa Mais Educação: São Paulo”, sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.
José e Beatriz vão matricular sua filha, de 4 anos, em uma das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Como esta é a primeira experiência do casal, estão em dúvida sobre a participação dos pais no processo escolar. Sua vizinha, agente comunitária, explicou que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê essa participação considerando o seguinte critério:
O professor de Matemática do 6º ano propôs ao professor de História da mesma série que desenvolvessem um trabalho interdisciplinar sobre a origem da Álgebra entre os árabes, propondo um estudo sobre a origem dos números e a história de diferentes povos e culturas. O professor de História que nunca tinha participado desse tipo de atividade perguntou ao colega se, para desenvolver o trabalho, seria necessário abrir mão do objeto de estudo específico de sua disciplina. Com base em sua experiência e nos documentos oficiais da Rede Municipal de Ensino, o colega de Matemática explicou que o trabalho interdisciplinar
Em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, o professor de
Ciências está ensinando o conteúdo “Natureza cíclica das
transformações da água na natureza". Ao final dos 50 minutos de
aula, o professor recolhe seu material, apaga as anotações do
quadro e se despede. Na aula seguinte, a professora de
Geografia, a partir da leitura do livro didático, inicia o estudo de
um novo tema: “Os rios e as bacias hidrográficas".
Sobre a situação hipotética acima, com base em Hernández
(1998), assinale a afirmativa correta.