Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O s gráficos a seguir representam três propostas sobre a evolução

dos seres vivos.

Considere que nos gráficos 2 e 3 os eixos são os mesmos do

gráfico 1.

Os três gráficos acima poderiam ser utilizados para ilustrar três

ideias sobre a evolução dos seres vivos em um plano de aula,

conforme as propostas a seguir.

I.O gráfico 1 serve para explicar a ideia de fixismo, isto é, a

ideia de que o número de espécies é fixo e imutável.

II.O gráfico 2 pode ser utilizado para explicar a ideia de que os

seres vivos se modificam ao longo do tempo.

III.O gráfico 3 pode ser utilizado para explicar tanto a ideia de

Lamarck quanto a de Darwin.

Assinale:

Com relação ao indutivismo e seus pressupostos, criticados por Popper e Lakatos, analise as afirmativas a seguir. I.A ciência começa com a observação. II.A observação proporciona uma base segura a partir da qual deriva o conhecimento. III.A teoria precede a observação. Segundo a visão desses autores, o indutivismo é descredenciado

O movimento que propõe, como tarefa central do ensino de Ciências, a de ensinar a natureza da ciência, pode ser definido em sete pontos, dos quais destacamos os três a seguir. I.O conhecimento científico é inacabado. II.O conhecimento científico é fundamentado em provas empíricas. III.O conhecimento científico é objetivo. Com relação aos pontos destacados a respeito do conhecimento científico, está correto o que se afirma em

Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir: 1.Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona. 2.Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela. 3.O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é. Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir. I.A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento. II.A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula. III.A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização. Está correto o que se afirma em

Um experimento, indicado para turmas de Ciências, permite que

os alunos entendam a relação entre plantas e animais entre si e

com o ambiente. Esse experimento pode ser feito com água de

um aquário à qual é acrescentado bromotimol esverdeado, como

representado na figura a seguir.

Considere que os tubos são do mesmo tamanho, que as plantas e

os animais colocados nos tubos são do mesmo tipo e na mesma

quantidade, que o bromotimol esverdeado foi adicionado à água

antes dela ser colocada nos tubos, que quantidades iguais de

água foram colocadas nos tubos e que o bromotimol esverdeado

fica azulado em meio alcalino e, amarelado, em meio ácido.

Os tubos são colocados juntos, em local iluminado.

Com relação ao experimento, analise as afirmativas a seguir.

I.O tubo 1 é imprescindível porque, caso existam autotróficos e

heterotróficos na água do aquário, eles que podem interferir

na quantidade de CO2 do ambiente. O tubo 1 serve de

comparação (controle) para os demais tubos.

II.A influência das plantas e a dos animais na quantidade de CO2

no ambiente é evidenciada pelos resultados dos tubos 2 e 3,

respectivamente.

III.O resultado do tubo 4 evidencia a relação entre plantas e

animais e suas interferências na quantidade de CO2 no

ambiente.

Assinale:

Para verificar o que seus alunos sabem sobre excreção, o

professor apresentou a tabela a seguir e pediu que eles

identificassem os componentes do sistema urinário indicados por

W, X, Y e Z, considerando uma pessoa saudável.


Analisando os dados fornecidos pela tabela, os alunos chegaram

à conclusão correta de que

A figura a seguir mostra quatro fases (fora de escala) de vida do

mosquito Aedes aegypti.

A figura pode ser utilizada em uma aula para que os alunos

percebam que, no combate a esse ou a qualquer outro tipo de

mosquito,

I.o uso de inseticidas e o de raquetes elétricas é pouco

significativo, porque só combate a forma de vida 2.

II.a eliminação de criadouros só combate as formas de vida 1 e 3.

III.a eliminação de criadouros e a raspagem das bordas de

criadouros combatem a forma 4.

Está correto o que se afirma em

Em uma aula de Biologia, um aluno fez o seguinte questionamento: Como é possível saber se existe glicose na urina? Para responder à pergunta do aluno, o professor deve conseguir um pouco do reagente de Benedict e os seguintes materiais: I.Urina de uma pessoa normal. II.Solução diluída (fraca) de glicose. III.Solução concentrada (forte) de glicose. IV.Água destilada. Para montar um experimento seguro, capaz de responder à pergunta do aluno, será suficiente submeter ao teste de Benedict os materiais

O DDT é um inseticida clorado, desenvolvido em 1939 por Paul Herman Müller, sendo utilizado para o combate dos vetores de doenças como o tifo, a malária e a febre amarela. Em 1973, sua produção e aplicação foram proibidos. Essa proibição foi muito negativa para o combate a insetos causadores de doenças, levando milhares de pessoas à morte por malária e febre amarela. A respeito do uso do DDT, analise as afirmativas a seguir. I.Sua ação era eficiente no combate às baratas, às pulgas, aos piolhos e mosquitos, mas não era considerada perigosa para a flora nem para mamíferos e aves. II.Sua aplicação contra insetos salvou milhões de vidas em todos os continentes, inclusive na Europa, na primeira metade do século XX. III.Seu uso como defensivo agrícola não teve nenhuma repercussão ambiental, mesmo com o uso de milhares de toneladas de DDT contra insetos e pragas da lavoura. Está correto o que se afirma em:

O professsor apresentou a tabela a seguir em que está

representado o tamanho de uma população de lêvedo

(Sccharomyces cerevisiae) que teve início quando uma população

de 10 indivíduos foi colocada em um meio de cultura adequado.

Após analisar os dados da tabela, os alunos concluíram que, para

essa população, a capacidade limite do ambiente está localizada

próxima de

Para os alunos se iniciarem no estudo de células, uma boa proposta é fazer a observação de fatias de cortiça ao microscópio óptico, como Robert Hooke fez no passado. Para que um aluno possa refazer a observação de Hooke, o professor deve recomendar que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282