A Condutividade Hidráulica do Solo é essencial para qualquer
estudo que envolva o movimento da água no solo, seja para
estudar a própria dinâmica da água, seja para estudar o
transporte de elementos, bem como seus impactos potenciais ao
ambiente.
Para determinar a condutividade hidráulica de uma amostra de
solo foi usado o permeâmetro de carga constante da figura.
Sabe-se que:
- o volume de água coletada no período de 5 min foi de 300 cm³ ;
- a área da seção transversal da amostra de solo é de 177 cm² ;
- a carga de água (h) é de 45 cm;
- o comprimento da amostra de solo por onde a água percola é de 27 cm.
A condutividade hidráulica, em cm/s, é de:
A NBR 7200 de 1998 trata do procedimento para execução de revestimento de paredes e tetos com argamassas inorgânicas. Segundo esse instrumento legal, ao se fazer uso de argamassas preparadas no próprio canteiro de obras para execução de um acabamento decorativo sobre uma base de revestimento de reboco ou de camada única, sem aditivos, recém aplicada, devese garantir que a base tenha uma idade mínima de:
No levantamento topográfico de um terreno onde será construído um novo empreendimento imobiliário, foi lançada uma área poligonal com 5 vértices. Para economizar tempo, o topógrafo determinou apenas quatro dos cinco ângulos internos: a1=89°11’22’’, a2=72°18’30’’, a3=69°30’18’’ e a4=237°52’20’’. Dessa forma, para fechar a poligonal, o valor do ângulo interno NÃO determinado no levantamento é:
Na bacia hidrográfica hipotética da figura, as linhas em negrito
são os divisores topográficos da bacia, e os postos pluviométricos
estão marcados com estrelas.
As precipitações dos postos são:
A precipitação média sobre a bacia hipotética da figura, em mm,
pelo método de Thiessen, é de:
De acordo com a esolução n 30/2011-P do Tribunal de ustiça do Estado de ond nia, o Sistema de Avaliação e Priorização de Obras tem por objetivo definir o indicador de prioridade de cada obra e será:
Considerando o pilar de uma ponte de comprimento L com rigidez à flexão EJ constante, engastado na sua base e livre no seu topo, o valor da flexibilidade desse pilar é:
O processo de construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré pode ser comparada a de um livro de aventura tanto são os personagens envolvidos e as reviravoltas no processo de construção. A obra deixou um rastro de mortes, dificuldades na execução e gasto excessivo de recursos. Apesar de tudo, a ferrovia foi inaugurada em abril de 1912. A construção da ferrovia foi viabilizada principalmente pelo(a):