Em 2012, foi comemorado o centenário de inauguração da
ferrovia Madeira-Mamoré. Tal construção, vista como difícil e
complexa, com tentativas fracassadas no século XIX, custou a vida
de inúmeros operários, e, durante o período da ditadura militar
no país, acabou desativada, no governo do presidente Castelo
Branco, em 19A justificativa para tal medida foi:
Daniele é assistente social de um programa de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. No seu primeiro dia de trabalho, foi procurada pelo adolescente Janderson, de 14 anos, que dizia querer ser atendido apenas por ela. Durante o atendimento, Janderson verbalizou que insistiu em ser atendido por Daniele pelo fato de ele ter buscado outros profissionais da equipe técnica anteriormente, e nenhum deles atendeu a sua demanda, que era visitar os pais internos em uma unidade prisional pelo crime de tráfico de drogas. Ao questionar a equipe técnica sobre o posicionamento contrário à visitação do adolescente aos pais, esta relatou que o contato com os pais presos seria prejudicial ao desenvolvimento psicossocial do adolescente. A partir desses fatos, Daniele deve adotar a seguinte providência:
As medidas para a contenção da crise de 1929 e para a contenção da crise de 1969/1973 foram, respectivamente:
Dentre os espaços de atuação do assistente social no campo sociojurídico está o sistema socioeducativo. Esse espaço sócioocupacional apresenta uma série de desafios para o exercício profissional do assistente social, a exemplo da superlotação das unidades de internação, decorrente, sobretudo, da “política de encarceramento” promovida pelo Estado. De acordo com as legislações que regem a execução das medidas socioeducativas, o assistente social, ao realizar a previsão, o registro e a gestão das atividades a serem desenvolvidas com o adolescente deverá fazer uso do seguinte instrumento:
Lucia trabalha em uma maternidade e atende Andreia, adolescente de 15 anos que está no 8º mês de gestação. Andreia lhe diz que, quando o bebê nascer, deseja entregá-lo para adoção, mas seus pais são contrários a isso. Diante desse fato, Lucia deve:
O Código de Ética Profissional do Serviço Social (1993) tem na liberdade um de seus valores fundantes. No sentido ali contido, esse valor consiste em:
A realização de vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações, pareceres ou qualquer manifestação técnica sobre matéria de Serviço Social constitui-se em: