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Leia o excerto abaixo.

A tentativa feita pela criança, de solucionar um determinado problema, utilizando uma estrutura mental já formada, é incorporada a um sistema pronto. Trata-se da atualização de um aspecto do repertório comportamental ou mental numa dada circunstância. Entre os muitos exemplos, citamos a aprendizagem da corrida. Após aprender a andar, a criança poderá aprender a correr, utilizando conhecimentos adquiridos e gravados em sua estrutura neurológica.
(Adaptado de: DE MARCO, A. Educação Física e desenvolvimento humano. In: Educação Física, cultura e sociedade. Campinas:
Papirus, 2006. p. 139)

A situação descreve o processo de

Brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas constituem textos culturais produzidos pela linguagem corporal. Promover a “leitura das práticas corporais” consiste em ação didática da maior importância, pois, nesse processo, os estudantes

I. analisam sob diversas perspectivas a ocorrência social da prática corporal.
II. aprimoram a compreensão do código alfabético.
III. interpretam os códigos de comunicação biológicos, cinéticos, sociais e culturais.

Está correto o que se afirma APENAS em

Quando uma pessoa está aprendendo a jogar voleibol, ela experimenta uma primeira fase de “movimentos grosseiros”, diferenciados de tentativa em tentativa, e o objetivo da tarefa dificilmente é alcançado. Mas, com a prática, ela vai adquirindo controle sobre o conjunto de elementos envolvidos (por exemplo, leve flexão do tronco, flexão das pernas, movimento dos braços, das mãos), integrando-os de forma padronizada de modo que o objetivo dos fundamentos do voleibol (saque, ataque, levantamento, bloqueio, recepção e defesa) seja alcançado com mais êxito.

Quando isso acontece,

O cronista relata uma série de eventos ocorridos no passado. Um evento anterior a esse tempo passado está indicado pela forma verbal sublinhada em:

Para encorajar a autonomia em crianças frequentando a pré-escola, os professores devem

Nos projetos pedagógicos escolares a ideia de trabalho como um princípio educativo aparece frequentemente vinculada à preparação para o mundo do trabalho. É preciso muito cuidado para que essa aproximação de ideias não esvazie a noção formativa do conceito “trabalho” no Ensino Médio. Para tanto, é preciso ter clareza que a compreensão de trabalho como um princípio formativo implica

A desigualdade educacional, no que concerne ao acesso, à permanência e à qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, é uma situação existente em nosso país há muito tempo, apontando a necessidade de se promover a equidade para superação da exclusão histórica que atravessa a escolarização básica brasileira. Para superar essa desigualdade, os professores precisam

De acordo com o Artigo 32 da Resolução CNE no 7, de 14 de dezembro de 2010, que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, a avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, é redimensionadora da ação pedagógica. Para atender a este quesito, os professores devem

Em relação ao Ensino Médio, a Resolução CNE no 03/2018, ao tratar da elaboração da proposta pedagógica das unidades escolares que ofertam essa etapa, estabelece que as escolas devem abarcar, dentre outros:

1. A aprendizagem como processo de apropriação significativa dos conhecimentos, superando a aprendizagem limitada à memorização.
2. A valorização da leitura e da produção escrita em todos os campos do saber.
3. Estudo e desenvolvimento de atividades socioambientais, conduzindo a educação ambiental como uma prática educativa integrada, contínua e permanente.

 

Nesse contexto, considere, ainda, algumas possibilidades de atividades:

I. Desenvolver atividades voltadas ao meio ambiente, envolvendo todas as disciplinas do currículo.
II. Elaborar atividades que promovam a problematização dos objetos estudados e o consequente debate em sala de aula.
III. Envolver os professores de Ciências Humanas na elaboração e aplicação de atividades de leitura e escrita.
IV. Organizar projetos anuais que tenham como tema principal as questões relacionadas ao meio ambiente.
V. Promover a leitura e a escrita em todas as disciplinas, por meio de gêneros textuais próprios de cada área.
VI. Elaborar atividades que ajudem os alunos a lembrar conceitos fundamentais de cada disciplina/área.

A correta associação entre os três itens da Resolução (1, 2 e 3) e as possibilidades de atividades é

A variedade é uma das principais características da brincadeira. Com e sem materiais, tradicionais e contemporâneas, com brinquedos comerciais ou construídos, cantadas ou não, realizadas em grandes ou pequenos espaços, com muitos ou poucos participantes, seria inviável descrever todas as categorias existentes. Apesar de tantas diferenças, é possível extrair um traço em comum. Na maioria das vezes, as brincadeiras

Leia o excerto abaixo.

As atividades físicas/práticas corporais têm assumido um importante papel nas sociedades. De certa forma, tem sido reconhecido seu significado para a saúde, educação, cultura, lazer e outros aspectos da vida social. De fato, não parece haver dúvidas de que a prática de exercícios, de esportes, danças, lutas, ou quaisquer outras atividades/práticas corporais, tem atravessado nossa vida cotidiana e feito parte de nossas manifestações de cultura corporal. Por outro lado, é possível perceber determinadas contradições que envolvem tais práticas, de forma que os sentidos sociais a elas atrelados podem, ao mesmo tempo, trazer aspectos positivos e negativos.
                                                                                                                                                                                                                               (PALMA, A. Tensões e possibilidades nas interações entre educação física, saúde e sociedade”. In: WACHS, F; LARA, L.; ATHAYDE, P.
                                                                                                                                                                                                                              Atividade física e saúde. Natal: EDUFRN, 2020. p. 15-27, p. 23)

Exemplifica a contradição mencionada pelo autor:

Dentre as dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física para incluir estudantes com deficiência intelectual em suas aulas, destacam-se as dificuldades atribuídas

I. à formação docente.
II. às estratégias de ensino utilizadas.
III. à gestão escolar.

Está correto o que se afirma em

Leia o excerto abaixo.

A Ginástica Para Todos, nomenclatura atual da antiga Ginástica Geral, se encaixa no campo de atuação da ginástica de demonstração, uma vez que, diferente das modalidades esportivizadas, não possui código de pontuação sendo, essencialmente, não competitiva.
                                                                                                                                        (SANTOS, T. T. S. A Ginástica Para Todos nas aulas de Educação Física: um estudo de caso. Conexões: Educ. Fís., Esporte e Saúde,
                                                                                                                                       Campinas, v. 16, n. 4, p. 450-467, out./dez.2018. p. 455)

Alicerçam a prática da Ginástica Para Todos:

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