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Pesquisas sobre o processo de ensino aprendizagem mostram que o fato de o professor avaliar os alunos frequentemente e por meio de estratégias variadas favorece o aprendizado. Ressaltam o valor de se aplicar instrumentos de avaliação com regularidade, inclusive em forma de tarefas, brincadeiras, pois eles têm o potencial de estimular o aprendizado dos alunos na medida em que exige deles um esforço. Há também evidências de que quando o professor fornece feedbacks frequentes e específicos relacionados aos objetivos de aprendizagem, indicando aos alunos o que devem fazer para melhorar, influencia positivamente no desempenho dos estudantes.

Logo, a função básica da avaliação é

Quando se cria uma sala de aula no Google Sala de Aula, no Google Drive aparecerá uma pasta chamada Classroom e dentro dela uma pasta com o nome da turma criada. Ao selecionar essa pasta, ficará disponível na tela uma opção para compartilhá-la. Ao clicar nessa opção, aparecerá uma janela onde será possível indicar com quem se deseja compartilhar, se o compartilhamento será feito somente para leitura, se será permitido alteração na pasta etc. Com relação ao tipo de compartilhamento do link que será gerado, estarão disponíveis a partir dessa janela as opções:

O Novo Ensino Médio Capixaba é norteado por oito princípios fundamentais e essenciais, que visam garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando os desafios do novo século. Dentre eles, encontra-se o princípio do “desenvolvimento de competências”, que

Em uma situação hipotética, a professora Luciana entrou, nervosa, na sala dos professores. Havia discutido com a coordenadora pedagógica, que pediu seus diários de classe para verificar a frequência de um estudante e lhe chamou a atenção, pois não havia nenhuma anotação das últimas três semanas, nem da frequência e nem dos conteúdos, atividades e avaliações realizadas. Após conversar com alguns colegas, Luciana refletiu e foi falar com a coordenadora, reconhecendo que havia cometido um erro e, então, tomando por base, exclusivamente, o Estatuto do Magistério do Espírito Santo, dentre os deveres do docente, para reparar essas falhas, Luciana deverá

A matriz de saberes do currículo do ensino fundamental do Espírito Santo revela-se por meio do desenvolvimento, junto aos estudantes, dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser, que, respectivamente, dizem respeito, dentre outros aspectos,

As anotações abaixo foram extraídas do “diário” de uma turma do 4o do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Vitória(ES). No final de cada aula, um aluno levava o diário para casa com a tarefa de produzir uma narrativa relacionada com as experiências vivenciadas e, posteriormente, passava-o para outro colega.

Eu adorei a aula de sexta-feira porque na aula de terça a professora pediu para nós criarmos uma brincadeira, misturando duas das quatro brincadeiras que nós fizemos. As brincadeiras eram: Malha, Boliche, Peteca e Pula-Corda. A minha se chamava ‘Malha Boliche’ mas a do grupo da Ana Clara eu não ouvi por causa do barulho, mas a maioria da sala gostou mais da minha brincadeira. As regras do 'Malha Boliche' eram: jogar uma bolinha de meia nas latinhas que vão estar a pouco menos de três metros do jogador, se o jogador derrubar a lata, ele ganha cinco pontos e assim por diante, mas se ele não derrubar nenhuma, o jogador perde a vez e cinco pontos (ALUNA D).

Ontem a aula foi muito boa, teve muitas brincadeiras diferentes como: futebol misturado, elefante colorido, menina pega menino e fugi-fugi. A aula foi muito divertida. Eu gostei da sua aula, eu gostei de você (ALUNO P). Eu gostei do dia de quarta-feira porque nós fizemos regras para a aula de educação física, para a gente parar de fazer bagunça e ter uma aula melhor (ALUNO E).

A ida da Sara [mãe de uma aluna da turma] à escola foi muito legal, aprendemos um jogo diferente, ela é muito boa. Cheguei em casa e ensinei esse jogo para a minha avó, ela adorou e nós jogamos por um bom tempo. Essa foi uma das melhores aulas (ALUNA M).
                                                                                                  (SANTOS, W. et al. Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional. Educação em Revista,Belo Horizonte, v.30, n.04, p.153-179, Out.-Dez. 2014. p. 174)

Com base na análise dos registros feitos pelas crianças, é correto afirmar que o diário amplia o diálogo

Fabiano Pries Devide, em Estudos de gênero na Educação Física brasileira: entre ameaças e avanços, na direção de uma pedagogia queer (2020), afirma que As práticas sociais dxs alunxs devem escapar ao binarismo, sendo interpretadas como mais uma forma de expressão de um corpo sexuado, que ocupa espaços diversos, que não devem ser rotulados como masculinos ou femininos e não possuem relação direta com sua sexualidade.

Nas aulas de Educação Física, isso acontece quando

Dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos, busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento a fundamentação para a Educação Física. É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação à faixa etária e, em função dessas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes à estruturação de um programa para a Educação Física na escola. Defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade do seu objeto. Sua função não é desenvolver capacidades que auxiliem a alfabetização e o pensamento lógico-matemático, embora tal possa ocorrer como um subproduto da prática motora. Em suma, uma aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, conquanto possam estar ocorrendo outras aprendizagens, de ordem afetivo-social e cognitiva, em decorrência da prática das habilidades motoras.
                                                                                                                                                  (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação
                                                                                                                                                  Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 24 com adaptações)

A descrição acima corresponde à concepção

Dentre as diversas classificações das lutas, é possível elaborá-las em função dos seus objetivos durante o confronto, do tipo de contato entre os adversários e do emprego de recursos. Sob esse critério, há lutas com agarre, golpes e implementos. O objetivo do agarre é derrubar o adversário e imobilizá-lo.

Apresentam exclusivamente lutas com agarre:

O verbo em negrito deve sua flexão ao termo sublinhado em:

O cérebro e a aprendizagem estão intimamente relacionados, de modo que é necessário ao professor entender que

A professora organiza o espaço da sala de aula conforme sua ação e intenção pedagógica. Durante as aulas acompanhadas percebemos a preferência pela disposição das mesas em forma de U, privilegiando, por um lado, o trabalho coletivo em grande grupo, mas também possibilitando a realização de intervenções individuais. Também houve o agrupamento dos alunos em duplas, trios ou quartetos, para motivar a interação e o auxílio mútuo entre eles [...]. Outra forma recorrente de organização do espaço, na prática pedagógica examinada, são as rodas para conversa ou para leitura.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                     (Extraído do estudo de Piccoli, 2009)

 

Esse relato retrata diferentes formas de organização do espaço da classe e das interações que podem favorecer:

I. O controle da indisciplina evitando conversas paralelas que não estejam relacionadas à aula e a má conduta.
II. O desenvolvimento de habilidades para atuar em equipe (colaboração, conversação, diálogo, autonomia, corresponsabilidade etc.).
III. O atendimento aos alunos e grupos que mais necessitam de apoio tendo em vista garantir aprendizagens equitativas.

Está correto o que se afirma APENAS em

Uma prática pedagógica que cria oportunidades para o desenvolvimento do protagonismo juvenil em sala de aula é

A Resolução CNE no 01/2021, que institui as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, estabelece como uma de suas diretrizes a Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, que

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