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Ao modelar um sistema utilizando o Diagrama de Fluxo de Dados − DFD e considerando o modelo de Contexto, um Técnico
observou que, por conta do escopo, muitas funções fora do contexto se relacionavam com funções internas a ele por meio de
fluxos de dados. Por exemplo, um Cliente alimenta o sistema com seus dados por meio do fluxo e esses dados, após validados,
são cadastrados ou rejeitados dentro do contexto; todavia, as funções executadas pelo Cliente estão fora do contexto e não são
modeladas no DFD. Em termos de elementos básicos de um DFD,

Seu objetivo principal é capturar o comportamento necessário do sistema da perspectiva do usuário final para alcançar um ou
mais objetivos desejados. São um artefato central nesta metodologia e, como tal, são usados por muitas pessoas para diferentes
finalidades, incluindo:
− Clientes: para descrever ou aprovar a descrição do comportamento do sistema.
− Usuários em potencial: para entender o comportamento do sistema.
− Arquitetos de Software: para identificar funcionalidades significativas para a arquitetura do sistema.
− Testadores: para identificar um subconjunto dos casos de teste necessários.
− Gerentes: para planejar e avaliar o trabalho para cada iteração.
− Responsáveis pela documentação: para entender o comportamento do sistema a partir da perspectiva da sequência de uso
que deve ser descrita na documentação (como o guia do usuário do sistema).

Com base na descrição acima, é correto afirmar que o texto se refere

Em relação às interrupções no sistema operacional Linux e no Windows 10, é correto afirmar:

Considere que a tabela Processo possui os atributos numProcesso (varchar, primary key) e anoIniProcesso (int). Para alterar
o processo de número '000012540.1981.403.6100' acrescentando 10 anos ao conteúdo do campo anoIniProcesso utilizase
a instrução

Com relação ao planejamento para alcançar os objetivos de segurança da informação, segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC
27001:2013, a organização deve determinar

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 6.

1.            Fernando Pessoa é não apenas um dos maiores poetas modernos, mas um dos maiores poetas da modernidade, ou seja,
um dos poetas que mais longe levaram a experiência tanto das possibilidades quanto do desencanto do mundo moderno. Não que ele
esteja próximo das veleidades contemporâneas. A modernidade a que me refiro não se confunde com a mera contemporaneidade.
Deixemos de lado nosso provincianismo temporal. A modernidade consiste em primeiro lugar na época da desprovincianização do
mundo: aquela que, do ponto de vista temporal, abre-se com o humanismo que, voltando os olhos para o mundo clássico, relativiza o
mundo contemporâneo; e que, do ponto de vista espacial, abre-se com as descobertas geográficas, celebradas pelo próprio Pessoa,
quando diz, por exemplo, no altíssimo poema “O infante”, inspirado em d. Henrique, o Navegador:


         Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
  Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
          Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,


          E a orla branca foi de ilha em continente,
       Clareou, correndo, até o fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.


  Quem te sagrou criou-te português.
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
            Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!


2.             O processo de cosmopolitização que produziu o mundo moderno não se restringiu às descobertas dos humanistas e dos
navegadores, pois também incluiu explorações científicas, artísticas etc. Ora, a abertura de novos horizontes tornou possível a
compreensão do caráter limitado dos antigos horizontes. As ideias e as crenças tradicionais puderam ser postas em questão.
3.             A filosofia moderna se formou a partir do ceticismo mais radical que se pode imaginar: a dúvida hiperbólica de Descartes,
segundo a qual é possível que tudo o que pensamos saber não tenha consistência maior que a de sonhos, alucinações, ataques de
loucura etc. Com razão, Alexandre Koyré afirmou que essa dúvida foi “a mais tremenda máquina de guerra contra a autoridade e a
tradição que o homem jamais possuiu”.
4.            Pode-se dizer então que o homem moderno é aquele que viu desabarem, ao sopro da razão, os castelos de cartas das
crenças tradicionais: o homem que caiu em si. Em última análise, é isso que o obriga a instaurar, por exemplo, os procedimentos
jurídicos modernos como processos abertos à razão crítica, públicos, e cujos resultados estão sempre, em princípio, sujeitos a ser
revistos ou refutados.
                                                                          (Adaptado de: CÍCERO, Antonio. A poesia e a crítica: Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, edição digital)

A filosofia moderna se formou a partir do ceticismo mais radical que se pode imaginar (3o parágrafo).

Na frase acima, como recurso expressivo, o autor faz uso de

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 7 a 10.


1.             Todos os jovens vivem a angústia da escolha de uma profissão. É provável que muitos já tenham intuído um campo profissional.
São estudantes que desde o Fundamental gostam de disciplinas de ciências humanas, biológicas, exatas; ou artes e literatura.
Não são áreas de conhecimento isoladas; de algum modo, comunicam-se entre si. Além disso, a imaginação é uma capacidade
inerente a qualquer pessoa, com ou sem formação profissional.
2.            Não são poucos os cientistas, médicos e engenheiros que se tornaram ficcionistas, poetas, ensaístas. Cito apenas dois
exemplos: o engenheiro e poeta Joaquim Cardozo e o médico e escritor Pedro Nava. Ambos exerceram sua profissão ao longo da
vida, mas o engenheiro e o médico encontraram na poesia e na prosa linguagens para expressar um modo particular de ver o
mundo.
3.            No Brasil, quando um estudante universitário deseja mudar de curso ou de área de conhecimento, é necessário prestar mais
um vestibular. Isso pode ocorrer logo no primeiro ou no segundo ano da faculdade ou mesmo depois, em pleno exercício da
profissão.
4.           Mas a pior coisa para um jovem indeciso é a pressão dos pais para que siga essa ou aquela profissão. Lembro que, ao
terminar uma palestra numa escola particular, uma estudante quis conversar sobre a escolha do curso universitário. O pai a pressionava
a estudar medicina, e ela queria ser atriz. Então mencionei o caso de uma conhecida, que se formou em medicina, concluiu
um doutorado em cardiologia, e poucos anos depois percebeu que sua paixão era a arte da cerâmica. Hoje ela é uma exímia
ceramista.
5.            Diante de filhos indecisos quanto à escolha profissional, os pais não devem pensar apenas na vantagem financeira ou no
suposto prestígio de uma profissão. Quando um jovem reflete sobre o significado da vida, o que está em jogo é a própria variedade da
vida, com suas ambiguidades e dúvidas.
6.             No romance Pais e Filhos, de Ivan Turguêniev, dois amigos – Arkádi e Bazárov – conversam sobre a infância, a passagem do
tempo, a natureza, o amor, a família, os princípios morais... Em certo momento, Arkádi diz ao amigo:
7.            “É preciso construir nossa vida de modo que cada momento seja significativo”.
8.            “Perfeito!”, diz Bazárov. “Mas também é possível resignar-se ao que não tem significado... porém as brigas por mesquinharias...
isto sim é uma desgraça.”
9.             A orientação dos pais é importante, mas cabe ao jovem descobrir o que lhe será mais significativo na vida.
                                                                                                                                                                                                    (Adaptado de: HATOUM, Milton. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br)

No texto, o autor

José observou que a média aritmética das idades de seus 6 primos, em anos, era 25, a mediana era 24,5 e a moda era 24 anos.
Ao se incluir no grupo, a média passou a ser 26. A idade de José e a nova mediana são, respectivamente,

Um órgão da Administração Estadual, após regular licitação, nos termos da Lei no 14.133/2021, celebrou contrato de fornecimento
contínuo de refeições preparadas, para atendimento ao refeitório dos servidores. O contrato possui vigência de quinze
meses e não há mão de obra envolvida na prestação contratual. Seis meses após a data-base contratual, vinculada à data do
orçamento estimado, a empresa contratada solicitou à Administração que providenciasse o reajustamento em sentido estrito do
preço, tendo em vista cláusula contratual que estabelecia: o preço será reajustado com base no IGP-M, observada a periodicidade
mínima de 6 (seis) meses.

A Administração, diante de tal solicitação, deverá

Duas das características do Processo Unificado de Software são:

Em projetos de implementação de BPM (conhecidos também por projetos de automação de processos), tradicionalmente, o ciclo
de vida segue as fases típicas que são:

I. Implementação.
II. Análise.
III. Redesenho.

As fases I, II e III correspondem, correta e respectivamente, a

O COBIT® 2019

Observe o seguinte script Linux bash que não apresenta erros.

Ao se executar o script em condições ideais, para que tudo seja removido sem solicitar confirmação, os comandos I e II
devem ser correta e respectivamente preenchidos com

Para remover uma constraint de checagem chamada CHK_Processo da tabela Processo de um banco de dados MySQL aberto,
e em condições ideais, utiliza-se a instrução

Considere o método AddFunc, abaixo, criado em uma aplicação C# em condições ideais.

O comando correto que deve ser colocado na lacuna I para adicionar o nome do funcionário (atributo Nome da classe Func)
como parâmetro @FuncNome na instrução SQL INSERT, é:

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