O clima organizacional refere-se à atmosfera psicossocial existente em cada empresa, que influencia o estado de ânimo e grau de satisfação de funcionários em um dado momento. A cultura organizacional influencia as percepções, os valores e os sentimentos, tornando os comportamentos das pessoas mais semelhantes entre si. A relação entre clima e cultura é de
A gestão do conhecimento é uma estratégia que possibilita gerenciar o desempenho de uma organização. Neste sentido, a identificação do processo de aprendizagem organizacional possibilita captar o conhecimento organizacional, disseminando-o a partir
A falta de comprometimento da alta cúpula na implementação do processo de consultoria interna de recursos humanos, tende a dificultar sua qualidade e sucesso e pode gerar também ausência de comprometimento dos envolvidos (consultor, cliente interno e demais funcionários da organização) nos próximos trabalhos. As ações a serem adotadas para reverter esta situação são:
As decisões tomadas em Tribunais colegiados são formalizadas na forma de acórdão. Não haverá acórdão nas decisões proferidas em
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5, a característica central do transtorno disruptivo da desregulação do humor é a
Conjunto de sinais e sintomas que ocorrem horas ou dias após o indivíduo cessar ou reduzir a ingestão da substância que vinha sendo consumida geralmente de forma pesada e contínua (APA, 2002). Trata-se da
Foi solicitado a um psicólogo que emitisse um relatório psicológico sobre um adulto que estava sendo avaliado. O psicólogo resolveu consultar o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo divulgado pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP, por meio da Resolução n° 007/2003 e percebeu que precisava reformular o que havia escrito, por se apresentar como um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado era indicativo ou conclusivo e, com isso, atendia aos critérios de um
A partir de entrevistas que realizou com pacientes moribundos, Elizabeth Kübler-Ross apontou atitudes em relação à morte e ao morrer, que correspondem a 5 estágios, sendo o primeiro o da
Na psicoterapia do adolescente do ponto de vista psicanalítico, é importante considerar as subfases da adolescência, já que cada uma exige uma abordagem diferenciada. A fase em que há um incremento dos impulsos sexuais e agressivos e cujo objetivo consiste em buscar relações extrafamiliares, substituindo as identificações familiares por outras (amigos, idealizações) e na qual ainda permanece uma forte tendência bissexual e a escolha do objeto tem características narcísicas bem acentuadas corresponde à fase da adolescência
O advento da Gestão de Pessoas na década de 1990, no Brasil tem causado grandes transformações nas relações organizacionais entre funcionários e suas lideranças. Diferentemente dos métodos impositivos da época das “relações industriais” e posteriormente, nos “recursos humanos”, onde o funcionário passou a ser o recurso mais importante nas empresas, atualmente o funcionário tem o papel de parceiro da organização, onde entrega o que lhe é contratado, mas em contrapartida, recebe da empresa os recursos necessários para a consolidação dos seus anseios profissionais e pessoais. Na Gestão de Pessoas, o líder
A abordagem sistêmica de treinamento assegura que os
investimentos em treinamentos causem impacto máximo no
desempenho organizacional. As fases dessa abordagem são:
A consultoria interna em Gestão de Pessoas requer do Psicólogo a atuação efetiva no contexto organizacional, objetivando
Numa determinada sessão estão pautados os seguintes processos:
I. Um caso em que um Magistrado tenha comparecido apenas para participar dos julgamentos a que estão vinculados.
II. Um caso com inscrição para sustentação oral.
III. Um caso cujos interessados estão presentes à sessão.
Desses casos, terão preferência para julgamento o que consta em
Consta na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 que os Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares originam-se de anormalidades do processo cognitivo e são transtornos nos quais os padrões normais de aquisição de habilidades
Estudiosas do psicodiagnóstico como María Luiza Siquier de Ocampo e María Esther García Arzeno caracterizam a entrevista inicial do psicodiagnóstico como entrevista