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Segundo as Normas de Auditoria Governamental − NAG, aplicáveis ao controle externo, a fase do processo de auditoria governamental na qual as evidências são coletadas e examinadas, de modo a fundamentar os comentários e opiniões, e que envolve o exame de registros e documentos, a avaliação de processos e sistemas orçamentários, financeiros, patrimoniais e operacionais, com vistas a informar sobre a confiabilidade do Sistema de Controles Internos − SCI, a legalidade, legitimidade, impessoalidade, moralidade e publicidade dos atos, regularidade das contas, o desempenho da gestão e os resultados das políticas, programas e projetos públicos, corresponde à etapa de

A fim de possibilitar maior participação da sociedade no controle dos resultados da administração, a Lei de Responsabilidade

Fiscal − LRF estabeleceu vários instrumentos de transparência da gestão fiscal que são utilizados pelo TCM/GO no exercício de

suas atribuições de controle externo. Dentre esses instrumentos, estão o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o

Relatório de Gestão Fiscal. É correto afirmar que o

Um Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás da Área de TI recebeu a tarefa de

identificar testes que sejam capazes de verificar:

− a validade funcional do sistema;

− o comportamento e o desempenho do sistema;

− quais classes de entrada vão constituir bons casos de teste;

− se o sistema é sensível a certos valores de entrada;

− quais taxas e volumes de dados o sistema pode tolerar;

− que efeito combinações específicas de dados terão na operação do sistema.

A indicação correta do Auditor é utilizar

Para encontrar o melhor plano de avaliação de consulta, o otimizador precisa gerar planos alternativos que produzam o mesmo

resultado que a expressão SQL dada, e escolher o melhor. A geração de planos de avaliação de consulta envolve 3 etapas:

1.Gerar expressões que sejam logicamente equivalentes à expressão dada.

2.Anotar as expressões resultantes de maneiras alternativas para gerar planos diferentes.

3.Estimar o custo de cada plano.

De acordo com este contexto, é correto afirmar que

Um Auditor de Controle Externo do TCM/GOrecebeu a tarefa de analisar a situação em que se encontra determinada

organização, assim descrita:

“Controles estão em funcionamento e são adequadamente documentados. A efetividade operacional é avaliada periodicamente

e existe um número médio de problemas. Mas, o processo de avaliação não é documentado. Embora a maioria dos problemas

de controle seja tratada de maneira previsível, algumas fragilidades de controle persistem e os impactos ainda são severos. Os

funcionários estão conscientes de suas responsabilidades relacionadas a controles. Os processos críticos de TI são identificados

com base em direcionadores de valor e riscos. Uma análise detalhada já foi realizada para identificar os requisitos de controles e

as causas das lacunas, bem como para desenvolver oportunidades de aprimoramento. Além das reuniões facilitadas,

ferramentas e entrevistas são executadas para suportar as análises e assegurar que os proprietários de processos de TI

dominem e direcionem o processo de avaliação e o aprimoramento."

Com base na situação descrita, identifica-se que a organização encontra-se no nível de maturidade para controles internos, de

acordo com o CobiT 4.1:

Os portlets podem ser considerados aplicações web agrupáveis em páginas de portais que compõem o núcleo dos serviços

destes portais. Podem ser distribuídos em vários formatos, mas o mais comum é em arquivos WAR, que normalmente contêm

O Auditor de Controle Externo do TCM/GO que atua na área de Tecnologia da Informação está utilizando o Cobit 4.1 como

modelo de controle para governança de TI. Certo dia se deparou com as seguintes questões de gerenciamento:

1.Os novos projetos fornecerão soluções que atendam às necessidades de negócio do TCM/GO?

2.Os novos projetos serão entregues no tempo e orçamento previstos?

3.Os novos sistemas ocorrerão apropriadamente quando implementados?

4.As alterações ocorrerão sem afetar as operações de negócio atuais?

Sabendo que o CobiT define as atividades de TI em um modelo de processos genéricos com domínios que mapeiam as

tradicionais áreas de responsabilidade de TI de planejamento, construção, processamento e monitoramento, o Auditor de

Controle Externo relacionou corretamente estas questões ao domínio

O auditor, quando obtida evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis, deve expressar-se por meio de

Na condução de auditorias, devem ser observados os princípios éticos estruturais do código de Ética do International Organization of Supreme Audit Institutios − INTOSAI, recomendado às Entidades Fiscalizadoras Superiores − EFS, tais como os princípios de integridade, da independência, do conflito de interesse, da objetividade, da imparcialidade, da aparência, da neutralidade política, da confidencialidade e do profissionalismo. O princípio ético que requer que o auditor observe a forma e a finalidade dos padrões de auditoria e de ética, considere os princípios de independência e objetividade, seja absolutamente honesto na realização de seu trabalho e na utilização dos recursos da EFS, mantenha impecáveis padrões de conduta profissional e tome decisões de acordo com o interesse público, é o princípio

No exercício de suas atribuições, o TCM/GO deve apurar as despesas com pessoal dos entes jurisdicionados para o fim de controlar a obediência aos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal − LRF. Deverão ser considerados nesses cálculos, entre outros, os seguintes gastos:

Considere as seguintes afirmações:

I.Nos termos da Constituição Federal, ao controle interno

cabe avaliar os resultados da gestão orçamentária,

financeira e patrimonial dos órgãos e entidades

da Administração Federal, de maneira que

fica excluída a sua avaliação sobre a aplicação de

recursos por entidades de direito privado, em virtude

da natureza dessas pessoas jurídicas.


II.Nos termos da Constituição Federal, a missão atribuída

ao controle interno para exercer o monitoramento

das operações de crédito, avais e garantias,

possibilita a ele estender esse controle até mesmo

sobre os direitos e haveres da União.


III.Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal −

LRF, o Poder Legislativo, diretamente ou com o

auxílio dos Tribunais de Contas, e o sistema de

controle interno de cada Poder e do Ministério Público,

fiscalizarão o cumprimento das normas da

LRF, com ênfase ao atingimento das metas estabelecidas

na Lei de Diretrizes Orçamentárias, o que,

por uma razão de lógica, é determinante para que

tão somente o Tribunal de Contas fiscalize o cumprimento

da LRF no tocante aos limites e condições

para realização de operações de crédito.


IV.Nos termos da Lei Orgânica do Tribunal de Contas

dos Municípios do Estado de Goiás − LOTCM/GO,

os responsáveis pelo controle interno deverão realizar

auditorias nas contas dos responsáveis sob seu

controle, emitindo relatório, certificado de auditoria

e parecer, o que reserva a ele a prerrogativa de,

conforme o caso, alertar formalmente a autoridade

administrativa competente, para que instaure

tomada de contas, sempre que tiver conhecimento

de quaisquer das ocorrências referidas em dispositivo

específico da LOTCM/GO.

Está correto o que se afirma APENAS em

Um Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás da área de TI indicou a seguinte

estratégia convencional para testes de um sistema que está sendo desenvolvido:

I.Para cada componente ou módulo, testar a interface, a estrutura de dados local, os caminhos independentes ao longo da

estrutura de controle e as condições-limite para garantir que a informação flui adequadamente para dentro e para fora do

módulo, que todos os comandos tenham sido executados e que todos os caminhos de manipulação de erros sejam

testados.

II.Aplicar uma abordagem incremental de testes para a construção da arquitetura do sistema, de forma que os módulos

testados sejam integrados a partir do módulo de controle principal e os testes sejam conduzidos à medida que cada

componente é inserido.

O Auditor indicou em I e II, respectivamente, os testes de

Para implementar uma mudança de processo com sucesso, a organização deve

Segundo a ITIL v3 atualizada em 2011, no processo de Gerenciamento de Portfólio de Serviço da Estratégia de Serviço, os

serviços aprovados, liberados e disponíveis para serem contratados ficam no

No Modelo de Referência MPS para software (MR-MPS-SW), o nível de maturidade composto pelos processos dos níveis

anteriores, mas que não possui processos específicos nem que sofreram evolução, é o Nível

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