A imprensa diária, ao escolher determinados assuntos para suas pautas e preterir outros, consegue determinar interesses, preocupações e destaque em toda a sociedade. Este conceito, defendido inicialmente por Maxwell McCombs e Donald Shaw, é definido como
No jornalismo, o cruzamento de mídias é a articulação entre diferentes meios (TV, rádio, impresso e web) para melhor informar o público numa determinada cobertura. Neste sistema integrado, cada cobertura deve ter um “veículo líder", aquele que será o de maior abrangência de público, catalisando a produção dos demais integrantes desta plataforma informacional. A escolha do “veículo líder" se dá em função
O editorial é um texto, assinado ou não, que representa a
Do ponto de vista ético, os direitos autorais no jornalismo
Ao se comparar o jornalismo televisivo com o jornalismo impresso, nota-se que a cabeça de matéria do primeiro guarda certa semelhança com o segundo no que se refere
Quando um fato que já foi noticiado em edições anteriores ganha desdobramentos em edições seguintes, para que os leitores entendam melhor o fato deve-se fazer uma
O follow up é uma prática cotidiana nas assessorias de comunicação. Entre os cuidados que devem ser tomados na sua elaboração, está o de nunca ser feito
O desenvolvimento da comunicação em nossa sociedade muitas vezes tem convertido o assessor de imprensa em gestor dessa área. Isso também é fruto da nova visão que as empresas têm da comunicação, fazendo com que o assessor de imprensa
Assis Chateaubriand, empresário da comunicação dono dos Diários Associados, fundou em 1950 a primeira emissora de televisão do Brasil, que era a
O Twitter permite informar o público de uma instituição com grande rapidez. As postagens, normalmente são sucintas e, de acordo com o Manual de Orientação para Atuação em Redes Sociais da Secretaria de Comunica- ção Social do Palácio do Planalto, se redigidas com apenas 110 caracteres, em vez de usar o limite de 140, permitem que os seguidores façam “retwitts" sem complicações. Além destas técnicas, também é útil para aprimorar o uso institucional desta rede
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de jornalismo, instituídas em 2013 pelo Ministério da Educação, definem que o “concluinte do curso de Jornalismo deve estar apto para o desempenho profissional de jornalista, com formação acadêmica generalista, humanista, crítica, ética e reflexiva, capacitando-o, dessa forma, a atuar como produtor intelectual e agente da cidadania, capaz de responder, por um lado, à complexidade e ao pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas, e, por outro, possuir os fundamentos teóricos e técnicos especializados, o que lhe proporcionará
clareza e segurança para o exercício de sua função social específica, de identidade profissional singular e diferenciada em relação ao campo maior da comunicação social". Para tanto, é característica desejável ao profissional de jornalismo
É conteúdo obrigatório em portais e páginas da web de órgãos públicos brasileiros, seja na esfera federal, estadual ou municipal:
I. registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público.
II. registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros, bem como das despesas e respostas a perguntas mais frequentes.
III. informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados.
IV. agenda do corpo diretivo e respectivos currículos dos membros da estrutura organizacional, bem como a participação em eventos do ocupante do mais alto posto na instituição.
Está correto o que se afirma APENAS em
Pollyana Ferrari em sua obra Jornalismo digital (São Paulo: Contexto) salienta que “a prioridade do repórter é capturar boas imagens do fato, para que o internauta tenha uma melhor visualização da notícia. A notícia é digitada, na maioria das vezes, no táxi durante o caminho de volta para a redação, ou atualizada do local por telefone para um jornalista que está na redação do G1, dependendo do que o tráfego de cliques demonstrar. Isso mesmo, o jornalista acompanha a audiência da sua matéria em tempo real e dependendo do interesse do leitor, muda a chamada ou destaque". Diante desse quadro, pressupõe-se que, no jornalismo multimídia,
O entretítulo é um sinônimo utilizado para
O media training, dentro da chamada comunicação organizacional, é uma prática que está cada vez mais disseminada entre assessores e assessorados. Não é característica do media training