Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 29 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A educação física no dia a dia se vê diante de dois conceitos: atividade física e exercício físico que podem ser definidos, respectivamente, como

A ingestão de líquidos antes e durante o exercício minimiza os efeitos deletérios da desidratação sobre a dinâmica cardiovascular, a regulação da temperatura e o desempenho nos exercícios (McArdle, Katch e Katch, 2008). Durante a prática de atividades físicas moderadas, recomenda-se ingerir líquido

O estabelecimento de metas é uma estratégia muito eficaz para garantir, ou mesmo melhorar, o engajamento das pessoas em um programa de atividades físicas. Para essa estratégia ser bem sucedida o profissional de Educação Física deve, junto com o participante, estabelecer metas mensuráveis,

Um grupo de adolescentes, com a média de idade de 16 anos, procura uma academia para treinar musculação. Após os devidos

cuidados de avaliação física e médica, o adolescente é autorizado a participar desse treinamento. A elaboração da ficha de

treino, além das prescrições das avaliações, deve considerar as seguintes recomendações:

I.O nível de carga e os tipos de estímulos devem progredir ao longo dos anos de acordo com o estágio de desenvolvimento

dos praticantes.

II.Evitar exercícios que estimulem contração excêntrica em alto grau, devido à possibilidade de microtraumatismos das

estruturas de tecido conjuntivo existente nos tendões e ligamentos, como mecanismo de proteção à musculatura

mediante o estiramento muscular excessivo.

III.Efetuar apenas trabalhos de resistência muscular localizada.

IV.Evitar exercícios estáticos (isométricos), devido à baixa resistência anaeróbia, priorizando os exercícios dinâmicos

favoráveis à melhora da circulação nas estruturas que sofrem a ação da carga.

V.Trabalhar todos os grupos musculares, especialmente os maiores, evitando-se exercícios unilaterais e demasiadamente

localizados.

VI.Evitar testes de carga máxima ou cargas demasiadamente elevadas para a coluna vertebral.

Está correto o que se afirma em

As modalidades esportivas coletivas como o basquetebol, o handebol e o futebol podem ser compreendidas numa situação em que duas equipes disputam um objeto (bola), utilizando táticas para alcançar o objetivo de cada modalidade, ao mesmo tempo em que devem se proteger das investidas dos adversários. Segundo Bayer (1994), a técnica ultrapassa a execução mecanicamente perfeita de um movimento específico e a tática não se reduz à definição do sistema de jogo. Nessa perspectiva, o Educador Físico deve orientar os participantes para que utilizem, respectivamente, a técnica e a tática como

O Educador Físico forma uma turma com 17 pessoas iniciantes interessadas em aprender, praticar e participar em competições de atletismo. Realizando-se uma avaliação diagnóstica a respeito do desenvolvimento das capacidades físicas apresentadas por essas pessoas constata-se: I.Sete pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de resistência aeróbia. II.Quatro pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de velocidade. III.Seis pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de força muscular. Esse Educador Físico poderá aproveitar o potencial desse grupo de modo a incentivá-lo na prática do atletismo. Dessa maneira, o possível encaminhamento do grupo, dar-se-á nas seguintes modalidades, respectivamente:

A fundamentação teórica da educação física, de forma ampla, estabeleceu-se principalmente a partir de

Em uma aula de ginástica, o participante ao efetuar um rolamento para frente de maneira inadequada queixa-se de forte dor no pescoço e relata sensação de formigamento nos membros superiores. Nessa situação, o Educador Físico deve, de imediato,

Para aumentar a força muscular de um cliente adulto, já fisicamente bem condicionado, é preciso sistematizar a progressão da carga a ser aplicada. Para isso, o profissional de Educação Física deve manipular a intensidade do exercício, o número de repetições

Para ensinar uma habilidade motora, o profissional de Educação Física precisa orientar o aluno sobre o que é para ser

aprendido. Para isso, ele pode fornecer informação ao aluno através de instrução verbal,

No handebol, determinados lançamentos marcam o início ou o reinício da partida, a cobrança de faltas e a cobrança de laterais. São denominados como tiros de saída, lateral, de meta e de 7 metros. O tiro de 7 metros equivale ao lançamento que se caracteriza por um recurso de punição para violação de regras. Ele é

De acordo com Garganta (1998), o ensino de uma modalidade esportiva coletiva requer que o professor compreenda as fases de prática, apresentadas por seus praticantes, com organização crescente de níveis de compreensão do jogo: jogo anárquico, descentração, estruturação e elaboração. Ao se deparar com o início da aprendizagem, o Educador Físico deve compreender que o jogo anárquico pode ser observado na situação em que os praticantes

A diretoria esportiva da instituição na qual um Educador Físico trabalha solicitou a organização de um projeto de gestão para o desenvolvimento do futebol de campo para seus funcionários. O interesse do público é grande e é preciso atender o maior número de participantes com os recursos materiais existentes. No planejamento apresentado à diretoria, adota-se como princípio e finalidade do trabalho aumentar o número de pessoas que busquem a adoção de um estilo de vida ativo. Para tanto, é necessário criar condições que levem os praticantes a prática regular da atividade física. O espaço reservado para o futebol é um campo com as seguintes dimensões: 260 m de comprimento e 55 m de largura. Pensando-se em otimizar a prática desse esporte para o maior número de pessoas, simultaneamente, e com base nas regras permitidas para a modalidade, o Educador Físico deve propor a criação de

O Sistema CONFEF/CREFs desempenha papel essencial na constituição da ação profissional tendo poder, delegado pela União, para normatizar,

A educação física é uma profissão que repercute em vários setores da sociedade pelo fato de estabelecer relações estreitas

com a saúde, a educação e o lazer. Essas relações se estabelecem, principalmente, porque a educação física na saúde

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282