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Folha de respostas:

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Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio

de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste

princípio, está correto afirmar:

A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros

momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus

alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando

ler em voz alta

O conceito de número é elaborado por meio de um processo longo. Segundo Piaget, desde muito pequena, a criança tem percepções numéricas e os conhecimentos matemáticos não passam de um nível perceptivo a um nível conceitual de forma espontânea e imediata e sim gradativamente, conduzindo-se por sucessivos momentos de avanços e retrocessos. Com base nas investigações de Piaget, está correto afirmar que o conceito de número depende do desenvolvimento dos processos de

Os pressupostos de uma gestão participativa fundamentam-se em valores inquestionáveis subjacentes a todos os desdobramentos

da gestão. É um desses pressupostos:

O Fórum Mineiro de Educação Infantil - FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores, conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas.
Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns passos para serem analisados:

Uma professora da 2a série trabalhou com a profissão do pai de um aluno da classe para ensinar as primeiras noções de

unidades de medida. Ela considerou importante trazer situações cotidianas da comunidade para a sala de aula, integrando o

trabalho pedagógico com a vivência cultural dos alunos. Esta professora

Na atualidade, um dos assuntos mais discutidos no mundo da educação são as COMPETÊNCIAS. Para Philippe Perrenoud, sociólogo suíço, especialista em práticas pedagógicas e instituições de ensino, COMPETÊNCIA em educação é

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