Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio
de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste
princípio, está correto afirmar:
A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros
momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus
alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando
ler em voz alta
O conceito de número é elaborado por meio de um processo longo. Segundo Piaget, desde muito pequena, a criança tem percepções numéricas e os conhecimentos matemáticos não passam de um nível perceptivo a um nível conceitual de forma espontânea e imediata e sim gradativamente, conduzindo-se por sucessivos momentos de avanços e retrocessos. Com base nas investigações de Piaget, está correto afirmar que o conceito de número depende do desenvolvimento dos processos de
Os pressupostos de uma gestão participativa fundamentam-se em valores inquestionáveis subjacentes a todos os desdobramentos
da gestão. É um desses pressupostos:
O Fórum Mineiro de Educação Infantil - FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores,
conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas.
Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns
passos para serem analisados:
Uma professora da 2a série trabalhou com a profissão do pai de um aluno da classe para ensinar as primeiras noções de
unidades de medida. Ela considerou importante trazer situações cotidianas da comunidade para a sala de aula, integrando o
trabalho pedagógico com a vivência cultural dos alunos. Esta professora
Na atualidade, um dos assuntos mais discutidos no mundo da educação são as COMPETÊNCIAS. Para Philippe Perrenoud, sociólogo suíço, especialista em práticas pedagógicas e instituições de ensino, COMPETÊNCIA em educação é