Analise os seguintes casos de concordância verbal:
I. Com a presença do pronome apassivador “se”: Exemplo: Não se confirmou os casos de meningite na região.
II. Com a partícula “se”, na indeterminação do sujeito: Exemplo: No shopping, precisa-se de manobristas com experiência.
III. Com a indicação de porcentagem: Exemplo: Apenas 5% dos alunos não participaram da festa da turma.
IV. Com o pronome de tratamento: Exemplo: Vossa Majestade sabeis da visita da rainha ao Brasil?
Com base nas regras da Língua Portuguesa, pode-se afirmar como correto o exemplo de concordância verbal apresentado:
De acordo com a resolução CFC 560, de 28 de
outubro de 1983, a qual regulamenta a profissão de
contador, constitui atribuição privativa dos contabilistas,
exceto:
A redação oficial preconiza que as comunicações administrativas devem ser sempre formais, com a finalidade de:
I. Emprego correto de pronomes de tratamento para uma autoridade.
II. Exigência da utilização de uma forma burocrática de linguagem.
III. Respeito à civilidade no próprio enfoque do assunto.
IV. Evitar a pobreza de expressões e utilizar linguagem coloquial.
V. Necessidade de uniformidade das comunicações.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Na empresa Y, uma documentação que teve seu processo finalizado na fase corrente, esta documentação poderá ser:
I. Eliminada nesta fase se não houver valor histórico.
II. Recolhida diretamente para o arquivo permanente.
III. Eliminada somente na fase intermediária.
IV. Fase intermediária e eliminada somente no arquivo permanente.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Em relação à diagramação, os expedientes utilizados no padrão ofício que se diferenciam pela finalidade do que pela forma são:
I. Aviso, memorando e declaração.
II. Ofício, aviso e memorando.
III. Declaração, aviso e circular.
IV. Ofício, memorando e relatório.
V. Memorando, aviso e declaração.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta.
Sobre a sintaxe de regência, analise o emprego do verbo “preferir”:
I. Para o cardápio do jantar, prefiro salada a pizza.
II. Para o cardápio do jantar, prefiro salada à pizza.
III. Para o cardápio do jantar, prefiro a salada à pizza.
IV. Para o cardápio do jantar, prefiro mais a salada que a pizza.
De acordo com a norma culta, pode-se afirmar:
De acordo com a Resolução CFC nº 1.309 de 09 de Dezembro de 2010, que dispõe sobre os processos administrativos de fiscalização, inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e do interessado ou autuado que dele participem devem ser praticados, salvo motivo de força maior ou comprovada justificação, no prazo máximo de:
O ciclo de vida dos documentos tem a finalidade de classificar os estágios pelos quais passam os documentos dentro de uma organização. Sobre essas etapas, analise as afirmativas abaixo e identifique as respostas falsas (F) e verdadeiras (V).
( ) O arquivo de segunda idade compreende os documentos que não são frequentemente consultados, mas podem ser ainda solicitados, sendo conservados nos locais onde foram produzidos.
( ) O ciclo de vida chamado de arquivo de primeira idade é constituído de documentos consultados frequentemente e conservados em locais de fácil acesso.
( ) O ciclo de vida dos documentos é tratado pelo teoria das três idades, sendo denominada de idade corrente, intervalar e permanente.
( ) O arquivo de terceira idade é constituído por documentos que apresentam valor histórico, arquivados definitivamente no arquivo central.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência com a resposta correta.
Analise atentamente a grafia das palavras seguintes:
I. Contracheque / malpassado / subemprego / hiperacidez.
II. Superpopulação / autoescola / extraforte / antessala.
III. Paraquedas / autoestima / semiárido / malgovernado.
IV. Autorretrato / antissocial / autopeça / ultramoderno.
Seguem as regras do acordo ortográfico vigente as palavras apresentadas em:
De acordo com a resolução CFC n. 1554, de 06 de dezembro de 2018, a qual dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores , assinale a alternativa incorreta:
Um documento classificado quanto ao gênero em documento iconográfico, apresenta o registro de informações em forma de:
I. Mapas e plantas.
II. Relatórios e contratos.
III. Desenhos e fotografias.
IV. Discos de vinil e CDs musicais.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
De acordo com a resolução CFC n. 1523, de 07 de abril de 2017, a qual Institui o Código de Conduta para os conselheiros, colaboradores e funcionários dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, assinale a alternativa incorreta:
A redação oficial tem a finalidade de comunicar com objetividade e clareza, seguindo determinados parâmetros, considerado o uso da linguagem:
I. De maneira diversa daquele da literatura.
II. De forma semelhante a linguagem coloquial.
III. De forma análoga do texto jornalístico.
IV. Diferente da correspondência particular.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
A Produção de Documentos integra uma das fases da gestão de documentos, caracterizada por:
I. Organização, classificação, distribuição e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.
II. Geração de documentos, visando evitar a criação ou reprodução de documentos desnecessários.
III. Avaliação de documentos acumulados nos arquivos de forma a estabelecer seus prazos de guarda ou eliminação.
IV. Elaboração de documentos em decorrência das atividades da organização.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
O setor de protocolo é responsável pela recepção, registro e distribuição das correspondências e demais documentos de uma organização. Conhecendo as atividades realizadas no setor de protocolo, analise as afirmativas abaixo.
I. O setor de protocolo realiza o registro de correspondência, mas não realiza a separação de correspondência particular da correspondência oficial.
II. As atividades do protocolo são características da fase corrente, pois os documentos nesta fase tramitam frequentemente.
III. O setor de protocolo realiza o controle dos documentos em tramitação na organização, assegurando sua imediata localização.
IV. Além do registro da data e hora de recebimento de uma correspondência ou documento, o protocolo elabora um resumo do assunto para registro.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas