São considerados sintomas do autismo em crianças EXCETO:
A respeito do Atendimento Educacional Especializado, assinale a alternativa INCORRETA:
A respeito das tendências pedagógicas, marque (1) para tendências pedagógicas liberais e (2) para tendências pedagógicas progressistas.
1) Tendências Pedagógicas Liberais
2) Tendências Pedagógicas Progressista
( ) Tradicional
( ) Tecnicista
( ) Libertadora
( ) Crítico social dos Conteúdos
Assinale a alternativa CORRETA.
Analise as afirmativas abaixo a respeito das salas de recursos multifuncionais:
I) As salas de Recursos Multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos: Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular.
II) As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços da escola onde se realiza o atendimento educacional especializado para os alunos com necessidades educacionais especiais, por meio de desenvolvimento de estratégias de aprendizagem centradas em um novo fazer pedagógico que favoreçam a construção de conhecimentos pelos alunos, subsidiando-os para que desenvolvam o currículo e participem da vida escolar.
III) AS Salas de Recursos Multifuncionais são espaços físicos localizados nas escolas públicas onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Atende os alunos que são público alvo da Educação Especial e que necessitam do AEE no contra turno escolar. A organização e a administração deste espaço são de responsabilidade da gestão escolar e o professor que atua neste serviço educacional deve ter formação para o exercício do magistério de nível básico e conhecimentos específicos de Educação Especial, adquiridos em cursos de aperfeiçoamento e de especialização.
Assinale a alternativa CORRETA.
Os transtornos globais do desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. São considerados TGD EXCETO:
São atribuições do professor do atendimento educacional especializado EXCETO:
Relação entre o grau da surdez e o desenvolvimento infantil Sendo a surdez uma privação sensorial que interfere diretamente na comunicação, alterando a qualidade da relação que o indivíduo estabelece com o meio, ela pode ter sérias implicações para o desenvolvimento de uma criança, conforme o grau da perda auditiva que as mesmas apresentem. Com base nessa informação relacione as colunas abaixo:
1) Surdez leve:
2) Surdez moderada
3) Surdez severa:
4) Surdez profunda:
( ) a criança é capaz de perceber os sons da fala; adquire e desenvolve a linguagem oral espontaneamente; o problema geralmente é tardiamente descoberto; dificilmente se coloca o aparelho de amplificação porque a audição é muito próxima do normal.
( ) a criança terá dificuldades em adquirir a fala e linguagem espontaneamente; poderá adquirir vocabulário do contexto familiar; existe a necessidade do uso de aparelho de amplificação e acompanhamento especializado.
( ) a criança pode demorar um pouco para desenvolver a fala e linguagem; apresenta alterações articulatórias (trocas na fala) por não perceber todos os sons com clareza; tem dificuldade em perceber a fala em ambientes ruidosos; são crianças desatentas e com dificuldade no aprendizado da leitura e escrita.
( ) a criança dificilmente desenvolverá a linguagem oral espontaneamente; só responde auditivamente a sons muito intensos como: bombas, trovão, motor de carro e avião; frequentemente utiliza a leitura orofacial; necessita fazer uso de aparelho de amplificação e/ou implante coclear, bem como de acompanhamento especializado.
Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A respeito da escola comum diante da deficiência mental assinale verdadeiro ou falso:
( ) A deficiência mental desafia a escola comum no seu objetivo de ensinar, de levar o aluno a aprender o conteúdo curricular, construindo o conhecimento. O aluno com essa deficiência tem uma maneira própria de lidar com o saber, que não corresponde ao que a escola preconiza.
( ) O aluno com deficiência mental tem dificuldade de construir conhecimento como os demais e de demonstrar a sua capacidade cognitiva, principalmente nas escolas que mantêm um modelo conservador de ensino e uma gestão autoritária e centralizador.
( ) A avaliação dos alunos com deficiência mental visa ao conhecimento de seus avanços no entendimento dos conteúdos curriculares durante o ano letivo de trabalho, seja ele organizado por série ou ciclos. O mesmo vale para os outros alunos da sua turma, para que não sejam feridos os princípios da inclusão escolar.
Assinale a alternativa CORRETA.
Segundo a Lei nº 9.394/1996 Art. 6º É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos: