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Na apresentação da linha do tempo do ensino de Arte no Brasil, julgue as afirmativas: I)1816 - Durante o governo de dom João chega ao Rio de Janeiro a Missão Artística Francesa e é criada a Academia Imperial de Belas Artes. Seguindo modelos europeus, é instalado oficialmente o ensino de Arte nas escolas e em 1900,até o início do século 20, o ensino do desenho é visto como uma preparação para o trabalho em fábricas e serviços artesanais. São valorizados o traço, a repetição de modelos e o desenho geométrico. II) II)1922 - Apesar da efervescência das manifestações da Semana de Arte Moderna, o ensino segue as tendências da escola tradicional, que defende a necessidade de copiar modelos para treinar habilidades manuais e em 1935,o escritor Mario de Andrade, então diretor do Departamento de Cultura do município de São Paulo, promove um concurso de desenho para crianças com tema livre. O ganhador recebe uma quantia em dinheiro. III)1973 - Criações dos primeiros cursos de licenciatura em Arte, com dois anos de duração e voltados à formação de professores capazes de lecionar música, teatro, artes visuais, desenho, dança e desenho geométrico. IV)1971 - Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Educação Artística (que inclui artes plásticas, educação musical e artes cênicas) passa a fazer parte do currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio e em 1996 A LDB passa a considerar a Arte como disciplina obrigatória da Educação Básica. Assinale o CORRETO:

Dançar é uma arte fundada sobre a ciência do movimento, mas o corpo físico, como ensina a corporeidade, é apenas parte do ser humano. Não é mais possível pensar que os indivíduos são apenas corpos que executam movimentos. A dança, representação da corporeidade, se definirá simplesmente por existir, por ser presente, por relacionar-se com as coisas e com o mundo e descobrir a mágica de que, ao entender o que o corpo tem a dizer, entende-se o que as pessoas têm a dizer. A respeito desse gênero é CORRETO afirmar que:

A Lei Rouanet, como é conhecida a Lei 8.313/91, instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). O nome Rouanet remete a seu criador, o então secretário Nacional de Cultura, o diplomata Sérgio Paulo Rouanet. Para cumprir este objetivo, a lei estabelece as normativas de como o Governo Federal deve disponibilizar recursos para a realização de projetos artístico-culturais. Analise as afirmativas abaixo sobre as novidades na Lei Rouanet:

I- Maior capacidade de controle e fiscalização dos projetos culturais sob o incentivo fiscal.

II- Mais transparência a dados relativos aos projetos culturais incentivados.

III- Maior acesso aos recursos do incentivo fiscal, evitando a concentração por proponente, projeto e beneficiário.

IV- Estímulo à concentração regional dos projetos e de recursos do incentivo fiscal

V- Ampliação do alcance dos produtos culturais gerados pelos projetos incentivados.

VI- Agilidade de análise na admissão de projetos incentivados com redução nos custos e tempo.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Durante muitos anos, o ensino de Arte se resumiu a tarefas pouco criativas e marcadamente repetitivas. Desvalorizadas na grade curricular, as aulas dificilmente tinham continuidade ao longo do ano letivo. "As atividades iam desde ligar pontos até copiar formas geométricas. A criança não era considerada uma produtora e, por isso, cabia ao professor dirigir seu trabalho e demonstrar o que deveria ser feito", afirma Rosa Iavelberg, diretora do Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo, e co-autora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sobre a disciplina. Porém nas últimas duas décadas, essa situação vem mudando nas escolas brasileiras. Em uma abordagem metodológica, os PCNs aborda que as aulas de Arte devem contemplar atividades de quatro linguagens. As quatro grandes linguagens artísticas são:

Assinale o que for CORRETO a respeito da história da Arte no Brasil:

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