As Línguas Estrangeiras permitem que os estudantes aproximem-se de várias culturas e, consequentemente, os integram num mundo globalizado. Dessa forma, As Línguas Estrangeiras assumem a função de serem veículos de comunicação entre os homens e o meio para se ter acesso ao conhecimento. Jornais, revistas, livros, internet fornecem informações, sobre os mais diversos assuntos, permitindo que seja feita uma análise da realidade, de fatos, e da vida em sociedade. O texto acima aborda a polêmica causada por uma decisão do Presidente Donald Trump. Considerando as afirmações sobre o texto assinale a alternativa correta: ● A caça aos elefantes será permitida somente quando for realizada para arrecadar fundos para programas de conservação da espécie. ● A caça ilegal matou mais de 140 mil elefantes de savana nos últimos sete anos. ● A bióloga Shaye Wolf acredita que a caça aos elefantes é benéfica ao Zimbábue porque o país está meio de um golpe político e não há como evitar que o governo administre a caça ● A Era Obama iniciou o programa de caça aos elefantes em Zimbábue e Zâmbia. ● A administração de Trump derrubou uma proibição da era de Obama sobre a importação de partes do corpo de elefantes.
[...] ao ensinar uma língua estrangeira, é essencial uma compreensão teórica do que é a linguagem, tanto do ponto de vista dos conhecimentos necessários para usá-la quanto em relação ao uso que fazem desses conhecimentos para construir significados no mundo social. (BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Inglesa. Brasília, 1998.) Logo, reconhecer semelhanças de grafia e significado bem como identificar quando as semelhanças se restringem apenas à escrita e não ao sentido das expressões em uso na situação comunicativa é uma das habilidades que o professor de inglês deve desenvolver. Analise as afirmações sobre o texto e assinale a alternativa correta:
O uso da linguagem (tanto verbal quanto visual) é essencialmente determinado pela sua natureza sociointeracional, pois quem a usa considera aquele a quem se dirige ou quem produziu um enunciado. Todo significado é dialógico, isto é, é construído pelos participantes do discurso. Além disso, todo encontro interacional é crucialmente marcado pelo mundo social que o envolve: pela instituição, pela cultura e pela história. (BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Inglesa. Brasília, 1998.) Logo, para que o aluno possa construir significados de natureza sociointeracional é necessária a utilização de três tipos de conhecimento: conhecimento sistêmico, conhecimento de mundo e conhecimento da organização dos textos. Considere as afirmações abaixo sobre os três tipos de conhecimento e sua influência na natureza sociointeracional e assinale a alternativa correta:
O processo de atualização da Proposta Curricular orienta-se por três fios condutores que se colocam como desafios no campo educacional:
1) perspectiva de formação integral, referenciada numa concepção multidimensional de sujeito;
2) concepção de percurso formativo visando superar o etapismo escolar e a razão fragmentária que ainda predomina na organização curricular e
3) atenção à concepção de diversidade no reconhecimento das diferentes configurações identitárias e das novas modalidades da educação. Foi feita no ano:
Assinale a alternativa CORRETA.
A Secretaria de Educação Fundamental e a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação publicaram o documento Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares (Brasil, 1999), que trata especificamente das estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Com base no texto acima assinale a alternativa INCORRETA:
A incorporação da educação infantil à educação básica constituiu-se em medida de política pública, o que lhe permitiu passar a contar com o financiamento advindo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) desde 2007. Outra medida importante foi o estabelecimento da sua obrigatoriedade em conjunto com o ensino fundamental, o ensino médio (e as modalidades concernentes), fato que ocorreu com a aprovação da Emenda Constitucional nº 59/2009, que estendeu a educação obrigatória para a faixa etária de: Assinale a alternativa CORRETA:
Os profissionais da educação têm por função auxiliar os educandos em sua melhoria intelectual. Contudo, o estado, o Estado também tem o papel de responsabilidade quanto aos investimentos na educação. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I – O estado deve investir numa educação de qualidade para que a escola realize sua função, é preparar as crianças para a participação social.
II – As propostas educacionais oferecidas pelo governo devem garantir a formação de cidadãos competentes para resolverem os problemas da sociedade.
III – O docente deve ser o mediador deste movimento, proporcionando que o aluno exerça sua cidadania.
IV – Exercer a cidadania é algo apenas destinado e de responsabilidade dos agentes que representam a vida política do país.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua série de Adaptações Curriculares, Saberes e Práticas da Inclusão (Brasil, 2004), publicada pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, atribui traços como comuns aos:
Assinale a alternativa CORRETA:
Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades que são históricas no País. Portanto, as metas são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência; as desigualdades educacionais em cada território com foco nas especificidades de sua população; a formação para o trabalho, identificando as potencialidades das dinâmicas locais; e o exercício da cidadania. O PNE foi elaborado com esses compromissos, largamente debatidos e apontados como estratégicos pela sociedade na CONAE 2010, os quais foram aprimorados na interação com o Congresso Nacional. A elaboração de um plano de educação não pode: Assinale a alternativa CORRETA:
O verbo decide foi utilizado na forma correspondente ao passado do verbo, porque faz parte de uma locução verbal do Past Perfect. Marque a alternativa que contém apenas verbos que seguem a mesma regra que o verbo decide para formar o passado:
A riqueza do idioma se dá pelo fato de se poder expressar uma mesma ideia de diferentes formas, sem que haja alteração semântica. A relação entre os múltiplos sentidos das palavras e o sentido do texto deve se dar de maneira coesa para que haja êxito na comunicação. Dessa forma, todas as alternativas contêm a expressão correta para substituir o termo em destaque na frase, sem prejuízo semântico, EXCETO:
A avaliação é parte integrante e intrínseca ao processo educacional, indo muito além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno por meio de notas e conceitos. A função da avaliação é alimentar, sustentar e orientar a ação pedagógica e não apenas constatar um certo nível do aluno. (BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Inglesa. Brasília, 1998.) A avaliação contínua deve levar mais em conta as interações sociais desenvolvidas e reguladas do que, por exemplo, uma prova com a finalidade de medir, através da nota, o aprendizado do aluno. A tirinha acima aborda a visão de Calvin sobre a avaliação. Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
Há expressões na Língua inglesa definidas como Phrasal Verbs, que são verbos que têm seu sentido modificado quando combinados com uma preposição ou partícula adverbial. Marque a alternativa que Phrasal Verb give up foi usado com o mesmo significado da tira:
Na fala da esposa foi utilizado o verbo take. Analise as frases abaixo e assinale a alternativa na qual o sentido atribuído ao verbo take está ERRADO:
Os parâmetros Curriculares – PCN – são documentos norteadores, que possibilitam ao professor criar a sua própria metodologia, respeitando a diversidade e o contexto no qual a criança está inserida. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA: