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O processo de atualização da Proposta Curricular orienta-se por três fios condutores que se colocam como desafios no campo educacional:

1) perspectiva de formação integral, referenciada numa concepção multidimensional de sujeito;

2) concepção de percurso formativo visando superar o etapismo escolar e a razão fragmentária que ainda predomina na organização curricular e

3) atenção à concepção de diversidade no reconhecimento das diferentes configurações identitárias e das novas modalidades da educação. Foi feita no ano:

Assinale a alternativa CORRETA.

A Secretaria de Educação Fundamental e a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação publicaram o documento Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares (Brasil, 1999), que trata especificamente das estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Com base no texto acima assinale a alternativa INCORRETA:

A incorporação da educação infantil à educação básica constituiu-se em medida de política pública, o que lhe permitiu passar a contar com o financiamento advindo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) desde 2007. Outra medida importante foi o estabelecimento da sua obrigatoriedade em conjunto com o ensino fundamental, o ensino médio (e as modalidades concernentes), fato que ocorreu com a aprovação da Emenda Constitucional nº 59/2009, que estendeu a educação obrigatória para a faixa etária de: Assinale a alternativa CORRETA:

Os conteúdos ensinados em ciências naturais requerem uma aprendizagem por meio da investigação e da pesquisa para a formação de novos conhecimentos. É preciso oferecer um ensino mais dinâmico e interativo, em que as atividades desenvolvidas resultam em explicações científicas. De acordo com os PCN de Ciências Naturais, classifique V para verdadeiras e F para as falsas:

( )Os seres humanos necessitam do conhecimento em ciências naturais para construção de posturas e valores com relação à preservação do meio ambiente.

( )Para o desenvolvimento de importantes valores, é relevante trabalhar com alunos o respeito à cultura e à diversidade.

( )Os conteúdos de ciências abordados em sala estão relacionados ao ambiente, à saúde e as relações que estabelecemos com eles.

( )Devemos reforçar com os alunos a ideia de que o ser humano é “dono do planeta Terra", e que somente nós podemos realizar mudanças.

FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF,1998.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Os profissionais da educação têm por função auxiliar os educandos em sua melhoria intelectual. Contudo, o estado, o Estado também tem o papel de responsabilidade quanto aos investimentos na educação. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:

I – O estado deve investir numa educação de qualidade para que a escola realize sua função, é preparar as crianças para a participação social.

II – As propostas educacionais oferecidas pelo governo devem garantir a formação de cidadãos competentes para resolverem os problemas da sociedade.

III – O docente deve ser o mediador deste movimento, proporcionando que o aluno exerça sua cidadania.

IV – Exercer a cidadania é algo apenas destinado e de responsabilidade dos agentes que representam a vida política do país.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua série de Adaptações Curriculares, Saberes e Práticas da Inclusão (Brasil, 2004), publicada pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, atribui traços como comuns aos:

Assinale a alternativa CORRETA:

Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades que são históricas no País. Portanto, as metas são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência; as desigualdades educacionais em cada território com foco nas especificidades de sua população; a formação para o trabalho, identificando as potencialidades das dinâmicas locais; e o exercício da cidadania. O PNE foi elaborado com esses compromissos, largamente debatidos e apontados como estratégicos pela sociedade na CONAE 2010, os quais foram aprimorados na interação com o Congresso Nacional. A elaboração de um plano de educação não pode: Assinale a alternativa CORRETA:

A psicogênese da noção de espaço passa por níveis próprios da evolução geral da criança na construção do conhecimento: do vivido ao percebido e deste ao concebido. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I-Espaço vivido.

II- Espaço percebido.

III- Espaço concebido.

( )A criança, nos primeiros anos de vida, adquire certa noção espacial. Na idade escolar, nas séries iniciais, quando consegue recordar do caminho da escola para casa, a criança vai ampliando seu processo e apropriação espacial, substituindo a necessidade de experimentação por outras habilidades, como a observação. Além de perceber o aqui, já entende o “acola". Neste momento, para ela, o estudo da geografia se concretiza.

( )Quando o aluno consegue relacionar espaços de uma área sem ter passado por ela, através de um mapa, ele passa a compreender mais o espaço. Estabelece relações espaciais entre elementos apenas através de sua representação, sendo capaz de raciocinar sobre uma área retratada no mapa, sem tê-la visto antes.

( )A alfabetização espacial acontece através da noção de espaço que a criança adquire socialmente no decorrer de sua idade, vivenciando através do movimento e do deslocamento. Brincadeiras, exercícios ritmos e psicomotores, de delimitações espaciais, de exploração do corpo e relações espaciais são importantes para seu aprendizado.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alfabetizar cientificamente significa não só conhecer os conceitos, mas compreender a ciência para utilizá-la de forma correta no cotidiano. Os profissionais precisam desenvolver mecanismo para que o aluno identifique a importância da ciência para a sociedade. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:

I- Para atingir os objetivos no ensino de ciências, são necessários investimentos na formação inicial e continuada dos professores.

II-Mudanças na elaboração de metodologia possibilitam que os educandos se apropriem do conhecimento científico.

III-A relação entre teoria e prática proporciona que o educando esteja envolvido na construção do saber para compreensão dos fenômenos naturais e de suas transformações.

IV-Para que ocorra a alfabetização científica, o conhecimento sobre o senso comum trazido pelos alunos não é um fator importante a ser considerado pelo professor.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

Instrumento da política educacional implementado pelo Ministério da Educação, este documento foi elaborado a partir de 1995, com sua versão preliminar publicada em 1997. Com os PCN, o Ministério da Educação tem por objetivo apontar diretrizes para ações educativas, orientar na elaboração de projetos educativos e propor reflexões sobre todas essas ações. A importância da Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental para os PCN (BRASIL, 1998) classifique V para verdadeiras e F para falsas:

( )Solucionar situações-problemas do nosso cotidiano, nas experiências e necessidades mais simples como contar, comparar e operar quantidades.

( )Contribuir com as aplicações no mundo do trabalho.

( )Participar do desenvolvimento da cidadania pela construção e apropriação de conhecimentos científicos, com o manuseio de diferentes recursos tecnológicos.

( )Usar a matemática de forma instrumental para as diferentes áreas do conhecimento.

A alfabetização nos anos iniciais é importante proporcionar o acesso a diferentes tipos de materiais escritos. Esta diversidade proporciona a oportunidades para a mobilização de esquemas mentais e sensório-motores dos educandos, ampliando as situações de aprendizagem. O manuseio de materiais escritos, impressos ou digitalizados, sua análise e um ambiente propício são fundamentais para apropriação da norma escrita. Assim, o jornal é um meio pelo qual o aluno pode estabelecer relações entre os conteúdos e a realidade. É atualizado e apresenta uma visão do lugar num tempo específico em que a comunidade escolar está inserida. Sobre outras razões que incentivam a utilização do jornal nos anos iniciais, assinale a alternativa CORRETA:

Conforme os PCN, os atuais 1º, 2º e 3º anos correspondem ao primeiro ciclo. As crianças estão entre 6 e 8 anos. Nessa fase, a criança inicia sua leitura de mundo, e as atividades de geografia são fundamentais para apropriação de noção espaciais básicas e elementares, pois nesta fase os alunos já têm desenvolvido, principalmente se fizeram o pré-escolar, o espaço vivido, e estão na fase do desenvolvimento do espaço percebido. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os objetivos que a criança deve dar conta ao concluir o primeiro ciclo:

Assinale a alternativa que contém as palavras que completam corretamente a sentença abaixo:

O estudo da ____________do ponto de vista___________________________e _____________________________ Começa pela descrição do______________________________, a partir do qual se discute os mecanismos fisiológicos envolvidos na produção da______________________.

Os parâmetros Curriculares – PCN – são documentos norteadores, que possibilitam ao professor criar a sua própria metodologia, respeitando a diversidade e o contexto no qual a criança está inserida. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:

A Emenda Constitucional nº 59/2009 (EC nº 59/2009) mudou a condição do Plano Nacional de Educação (PNE), que passou de uma disposição transitória da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) para uma exigência constitucional com periodicidade decenal, o que significa que planos plurianuais devem tomá-lo como referência. O plano também passou a ser: Assinale a alternativa INCORRETA:

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