Considere o fragmento a seguir:
“Quatro séculos atrás, o astrônomo dinamarquês Tycho Brahe desafiou colegas ao relatar o surgimento daquilo que se achava ser uma nova estrela no céu, em 1572, que sumiu após brilhar por um ano. (...) Na época, o fenômeno ajudou Brahe...”
O trecho em destaque, evidencia um processo de referenciação nominal classificado como:
As Bibliotecas foram criadas para facilitar o gerenciamento de arquivos e pastas. São um local virtual que agregam conteúdo de múltiplos locais em um só e estão divididas incialmente em categorias:
Assinale a alternativa INCORRETA:
O Plano de Ensino do professor, ferramenta pedagógica que induz o processo de ação e reflexão e refazimento das intenções curriculares do professor, deverá conter, como estrutura básica os seguintes elementos, EXCETO:
De acordo com o art. 26 da Lei 9.394/96, os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
Para elaboração do Currículo nas Instituições de Ensino, deve ser considerando, entre outras, que:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Sobre a Teoria Sintética de Evolução, assinale V (verdadeiro) e F (falso) as afirmações abaixo, em seguida assinale a alternativa com SEQUÊNCIA CORRETA:
( ) Há dois fatores principais na variabilidade genética: mutações e recombinações genéticas.
( ) Mutação não é a única maneira de surgirem novos genes em uma população.
( )Alterações provocadas pelo ambiente nas características físicas de um indivíduo adulto são transmitidas a sua prole.
( ) A Teoria Sintética de Evolução conseguiu explicar o rearranjo dos genes que chegam aos gametas, permitindo variabilidade genética a partir de fenômenos como a Reprodução Sexuada e Crossing-Over.
( ) A mutação mistura novos genes e a recombinação cria os genes já existentes.
O som é produzido quando uma força faz com que um objeto ou substância vibre – a energia é transferida através da substância em uma onda. Normalmente, a energia no som é muito menor do que outras formas de energia. As ondas sonoras são compressões e rarefações do meio material por meio do qual se propagam.
Nesse sentido é CORRETO afirmar:
O biólogo Marcelo Motokane, professor doutor do Departamento de Biologia da USP e especialista em educação para a biodiversidade, explica que, ao contrário do que prega o senso comum e do que diz o presidente francês Emmanuel Macron em seu Twitter sobre os incêndios na floresta, a Amazônia não é o pulmão do mundo.
Fonte:http://br.rfi.fr/brasil/20190823-ao-contrario-do-que-diz-osenso-comum-amazonia-nao-e-o-pulmao-do-mundo
Sobre a afirmação do especialista, assinale a alternativa CORRETA:
Analise os textos a seguir:
As vírgulas presentes no primeiro quadrinho do texto 01 e na linha 02 do texto 02, justificam-se por:
Marque a opção em que o uso da crase é facultativo:
Permite a interligação física e lógica entre processador, memória RAM, placa de vídeo, HD (SSD também), drives ópticos e etc. Ele(a) tem tanto controladores que são responsáveis pela comunicação de diversos dispositivos quanto slot’s onde encaixar fisicamente cada dispositivo.
O conceito está relacionado a(o):
Sobre Planejamento do Professor, assinale a alternativa INCORRETA:
A respeito do art. 13 da Lei 9.394/96, que trata das incumbências do Professor, assinale os itens abaixo:
Assinale a alternativa CORRETA:
Sasseron e Carvalho (2011) discorreram sobre o conceito de alfabetização científica. Eles enfatizaram que a alfabetização deve desenvolver em uma pessoa a capacidade de organizar seu pensamento de maneira lógica, além de auxiliar na construção de uma consciência mais crítica em relação ao mundo que a cerca. Ainda explicaram que a alfabetização científica
tem como objetivo a formação de cidadãos críticos com vistas à atuação na sociedade, devendo organizar as habilidades implicadas nesse processo.
Assinale V (verdade) e F (falso) para as afirmativas que compreendem os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica, e posteriormente assinale a alternativa com a SEQUÊNCIA CORRETA:
( ) Compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais.
( ) Organização do espaço escolar para aulas de ciências com materiais lúdicos.
( ) Compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática.
( ) Entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente.
( ) Divulgação da produção científica realizada pelos alunos no âmbito escolar e/ou fora da escola.
Magnetohirpertemia é uma metodologia terapêutico baseada na elevação da temperatura de uma região específica do corpo e que esteja sendo afetada por um tumor. Dessa forma, as nanopartículas magnéticas são fagocitadas pelas células cancerígenas, criando um campo magnético externo que promove a agitação nas nanopartículas, e ao mesmo tempo promove o aquecimento da célula.
A elevação da temperatura descrita ocorre em virtude de:
Assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S):
Mulher perde útero depois de DIU migrar para estômago e fígado. Tanai Smith, americana de 25 anos, precisou remover os ovários, o útero e os dedos dos pés depois que seu Dispositivo Intra-uterino (DIU) forçou passagem até o estômago e migrou para o fígado. De acordo com o Fox News, o dispositivo foi oferecido a Tanai Smith como alternativa para controle de natalidade apenas seis semanas após o nascimento de sua filha, em 2014. Segundo ela, em outubro de 2017, durante um check-up anual, seu ginecologista não conseguiu encontrar o DIU no útero durante o exame de ultrassom, realizado duas vezes para confirmar o desaparecimento. DIU significa Dispositivo Intrauterino e se refere ao método contraceptivo em que
uma pequena haste em forma de Y é colocada dentro do útero. Esta pequena haste fica por um tempo dentro do útero e libera substâncias que tornam o útero um local hostil para o espermatozoide, impedindo que ele fecunde o óvulo.
Fonte: https://veja.abril.com.br/saude/mulher-perde-utero-depoisde-diu-migrar-para-estomago-e-figado/
Como um aparelho contraceptivo, há vantagens e desvantagem à sua implantação e uso. Na tabela abaixo aponte qual correlação está equivocada sobre o uso desse dispositivo contraceptivo e marque a alternativa CORRESPONDENTE.
Tabela. Correlação entre vantagens e desvantagens ao uso do Contraceptivo DIU