Segundo a visão do autor do TEXTO 09, a relação entre o autor e o revisor
Assinale o item que aponta, CORRETAMENTE, o elemento retomado pela expressão em
negrito nos trechos que seguem.
Para o trabalho do revisor, as ideias expostas no TEXTO 12 são importantes porque
O TEXTO 13, de Eliezer Pacheco, foi originalmente publicado no portal do MEC e posteriormente editado como capítulo do livro “Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica”, cuja folha de rosto está reproduzida como TEXTO 14 . De acordo com a NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata das normas atuais de publicação, a referência bibliográfica CORRETA para esse livro, cujas informações constam no TEXTO 14, é:
Sobre o processo de normalização de textos técnico-científicos, como o TEXTO 14, assinale a alternativa INCORRETA.
As alternativas abaixo mostram o resultado do verbete “trabalho” em um dicionário etimológico da plataforma wiki (https://pt.wiktionary.org/wiki/trabalho). A única versão que está rigorosamente CORRETA, quanto ao uso dos sinais de pontuação, é:
A utilização de pronomes e advérbios pode contribuir para a coesão textual. Sobre esse assunto,
assinale a alternativa que analisa corretamente o processo coesivo em questão.
Quanto aos aspectos gramaticais ligados à pontuação, analise as proposições que seguem.
I. No trecho “Com a ajuda do professor, as turmas aprendem a analisar se ideias e recursos
utilizados foram eficazes e de que forma o material pode ser melhorado.”(3º parágrafo), o
uso da vírgula não se justifica, pois está separando o sujeito do verbo.
II. O travessão utilizado em “Eles tiveram de reescrevê-lo na perspectiva de um observador –
ou seja, em terceira pessoa.” (4º parágrafo), poderia perfeitamente ser substituído por uma
vírgula.
III. Em “A segunda missão foi ainda mais desafiadora: contar uma história da infância dos
pais.” (4º parágrafo),. O uso dos dois pontos não se justifica.
IV. No trecho “Cada um releu seu conto, realizou outra entrevista com o parente-personagem e
produziu uma segunda versão.” (5º parágrafo), a utilização da vírgula se justifica por
organizar orações coordenadas.
V. Em “Um escritor proficiente, no entanto, não faz a revisão só no fim do trabalho.” (8º
parágrafo), as vírgulas estão corretamente postas, pois separam expressão deslocada de sua
posição original.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições CORRETAS.
Em “O caso comentado é só um entre milhares. Quem é 'terrorista'? Quem é 'bandido' e quem
é 'jovem desajustado'? É uma 'invasão' ou uma 'ocupação'? Foram 'passeatas' ou
'manifestações'? Cogita-se 'regulação da mídia' ou 'censura'? Cada grupo tem que pensar que
é ele que se refere verdadeiramente às coisas." (último parágrafo do TEXTO 12), temos a
exemplificação de que
Sobre o trabalho de revisão textual, com base na leitura do TEXTO 13, é CORRETO afirmar que
As informações que constam no TEXTO 14 sobre o livro publicado indicam alguns elementos fundamentais sobre sua edição. Assinale a alternativa que NÃO interpreta corretamente essas informações.
Sobre a ação em Hanna Arendt, a autora do TEXTO 15 explica: “É o domínio da atividade em que o instrumento é o discurso, a voz e a palavra do homem”. Pensando sobre os conceitos relativos a discurso, voz e palavra, tanto no texto lido quanto no domínio dos estudos linguísticos, é CORRETO afirmar que
O TEXTO 03 é uma peça publicitária que estabelece um interessante diálogo com a obra modernista Abaporu, de Tarcila do Amaral. A principal estratégia argumentativa do texto é
Considerando o gênero no qual foi escrito e o domínio discursivo ao qual pertence, devemos considerar o TEXTO 10 como